As Dolomitas é uma região de alpes que fica no norte da Itália. No nosso roteiro pelas Dolomitas, tentamos fazer as coisas que mais gostamos, trilha, conhecer lago e algumas cidades e aproveitar as curvas das serras da região.
Nesse post, vou detalhar todo nosso roteiro, contando o que fazer nas Dolomitas, os lugares que mais gostamos e todas as dicas. Começo dizendo que foi uma das viagens mais lindas que já fizemos!
No caminho, aproveitamos para conhecer o Lago di Rèsia, que fica na Itália. Esse é um lago artificial que ficou famoso pois no centro, tem a torre de uma igreja submersa, do século XIV.
Roteiro pelas Dolomitas
Hospedagem
Dividimos nossa viagem em 2 partes, com uma hospedagem mais a oeste das Dolomitas e outra mais no centro.
Residence Mirage
Esse hotel fica perto de Bormio. Escolhemos um apartamento com cozinha.
Era amplo e comportou bem 4 pessoas. O único detalhe é que o quarto é em um único ambiente, é todo aberto, sem quartos separados.
Nossa diária incluía café da manhã.
No andar térreo do hotel fica um restaurante, onde jantamos uma noite.
Se interessou por essa hospedagem? Clica aqui e veja mais sobre o Residence Mirage.
Apparthotel Sella Ronda
Esse aparthotel fica no Passo di Campolongo e achamos a localização ótima para quem está de carro. O hotel é bem tranquilo e a paisagem no entorno é linda.
Acordar e olhar os alpes é uma sensação maravilhosa.
Pegamos a hospedagem com 1 quarto e com o sofá cama na sala, acomodou bem 4 pessoas.
A cozinha era completa, com utensílios, micro-ondas e cafeteira.
Como levamos a Amélie (nossa cachorrinha) esse hotel aceita cachorros, aliás, estava cheio de cachorros hospedados lá.
Se interessou por essa hospedagem? Clica aqui e veja mais sobre o Aparthotel Sella Ronda
Estradas nas Dolomitas
Como tem sido nas nossas últimas viagens, não podem faltar estradas sinuosas para aproveitarmos as curvas, e nas Dolomitas não foi diferente. Alguns dos Passos mais legais que fizemos foi no nosso roteiro pela Suíça, em 2020. Mas na Itália também tiveram ótimas curvas.
Começamos nossa viagem, ainda a oeste das Dolomitas, fazendo o Passo dello Stelvio, um dos mais famosos da região. No topo, atingimos 2.757 metros acima do nível do mar.
Ainda nessa região, fizemos o Passo di Gavia, que no seu ponto mais alto, atingimos 2.621 metros acima do nível do mar.
Também fizemos o Gardena, que no seu ponto mais alto, atingimos 2.136 metros acima do nível do mar.
Outro famoso da região é o Passo Pordoi, que no seu ponto mais alto, atingimos 2.239 metros acima do nível do mar.
E por último o Passo di Giau, que atingimos 2.236 metros acima do nível do mar.
Também ficamos hospedados num Passo, então sempre para sair para os passeios e para chegar, passávamos pelas curvas. Ficamos no Passo di Campolongo, que era o mais baixo de todos, com 1.875 metros acima do nível do mar, no seu ponto mais alto.
Entre esses, o Passo Gardena foi um dos preferidos. A paisagem no topo é maravilhosa e de lá saem várias trilhas que devem ser incríveis de fazer. Essa será uma coisa que queremos fazer, se voltarmos para essa região.
Cidades para conhecer nas Dolomitas
Cortina d’Ampezzo
Entre as cidades que conhecemos está Cortina d’Ampezzo, que também é uma boa base para o seu roteiro pelas Dolomitas. Lá andamos pela cidade e conhecemos os principais pontos turísticos.
Alleghe
Essa pequena cidade, é pequena mesmo, chamou a atenção pelo seu lago e pela paisagem que ele forma junto com a cidade.
Lembra um pouco Hallstatt, não?!
Bressanone
Bressanone, em italiano ou Brixen, em alemão, é uma cidade da província de Bolzano que conhecemos quando estávamos no caminho de volta para casa.
É considerada uma das cidades mais antigas do Sul do Tirol (Südtirol) e é realmente linda. Ficamos com vontade de voltar e poder aproveitar mais os encantos da cidade.
Veja o artigo completo sobre Bressanone
Trilha
Chiesetta di San Giovanni in Ranui
Antes de irmos para a nossa trilha, paramos na Chiesetta di San Giovanni in Ranui, uma das igrejas mais fotografadas das Dolomitas.
Contei nesse post como é para chegar e visitar a Igreja de San Giovanni in Ranui.
Depois seguimos para o Parcheggio Malga Zannes, o estacionamento de onde partimos para a nossa trilha.
Rifugio delle Odle
Do estacionamento, andamos cerca de 5 quilômetros até o Rifugio delle Odle. Foi uma trilha cheia de subidas, passamos por pastos e pedras. Mas também foi uma das trilhas mais lindas que já fizemos.
A paisagem do Rifugio é maravilhosa e valeu cada passo para chegar até lá.
Um guia completo para visitar o Rifugio delle Odle
Lagos das Dolomitas
Lago di Cancano
O primeiro lago que conhecemos foi o Lago di Cancano. Ele fica perto da cidade de Bormio e na verdade é um reservatório. Mas o que nos chamou bastante a atenção foi a cor da água!
Vimos muitas famílias fazendo trilhas por lá. Existem vários estacionamentos, onde você poderá deixar o carro gratuitamente, conhecer o lago e quem sabe, fazer alguma trilha.
Lago di Dobbiaco
Esse foi o lago que curtimos um sol, umas cervejinhas e aproveitamos para almoçar.
Lago di Braies
Esse foi sem dúvida o lago mais lindo que conhecemos nas Dolomitas.
Fomos já no final da tarde, e apesar de estar cheio, o lago é lindo.
Tudo que você precisa saber para visitar o Lago di Braies
Sassolungo
Escolhemos subir essa montanha de teleférico. Foram 3 teleféricos para chegar até o topo, que fica a 2685 metros acima do nível do mar.
Existe um outro modo de pegar apenas esse último teleférico, mas garanto que fazendo o trajeto que fizemos, você verá paisagens incríveis que valerá a pena.
Essa viagem foi incrível. Durante nosso roteiro pelas Dolomitas, estava com previsão de chuva para todos os dias, mas tivemos dias lindos de sol e conseguimos aproveitar bastante a região das Dolomitas.
A paisagem das Dolomitas é indescritível, os alpes, os campos, as estradas, já deixaram saudade e queremos voltar para aproveitar ainda mais a região.
No Comments