O sul da Alemanha tem muitos encantos, cidades grandes, cidades pequenas e charmosas, muito verde, floresta, castelos, lagos, entre outros encantos. Dessa vez, separamos 10 cidades para conhecer no sul da Alemanha no estado de Baden-Württemberg. Em algumas regiões como a Floresta Negra e o Bodensee, foi impossível escolher apenas uma cidade, portanto, se prepare, pois, essa lista é grande.
Além das cidades que citamos aqui, existem muitas outras. Quando planejar sua viagem, coloque essa região na sua lista. Vale a pena pensar em fazer base em uma cidade com diversas opções de hospedagem e conhecer outras cidades próximas com passeios de 1 dia. E se você mora na região, aproveite o período para explorar mais as belezas de Baden-Württemberg.
Faça uma cotação do seu seguro-viagem agora, aproveite os melhores valores e tenha uma viagem tranquila.
10 cidades para conhecer no sul da Alemanha
Baden-Baden
A cidade é conhecida como uma das mais antigas da Alemanha e também pelas suas termas e propriedades terapêuticas de suas águas.
Baden-Baden é um charme e foi lá que comi um dos melhores bolos floresta negra na Alemanha.
Essa pode ser uma cidade para fazer base, tem uma boa oferta de hotéis e é próxima de outros lugares e cidades interessantes.
Encontre os melhores hotéis em Baden-Baden
Floresta Negra
A floresta negra é uma das regiões mais pitorescas da Alemanha. Nem preciso dizer que foi nessa região que surgiu o Bolo Floresta Negra. É lá também que ficam diversas cidades interessantes. Além disso, dirigir pelas estradas da Floresta Negra traz experiências incríveis.
Freiburg
Freiburg é uma das principais cidades da Floresta Negra e a quarta maior cidade do estado. Um roteiro a pé pelo centro histórico da cidade é a principal atração para se fazer. O edifício da catedral é lindíssimo.
Encontre os melhores hotéis em Freiburg
Triberg
A cidade é conhecida por ser o berço do relógio-cuco. Lá se encontra o maior e o menor relógio-cuco. Você encontrará essa preciosidade alemã em diversas lojas.
Além disso, é em Triberg que fica um complexo lindo de cachoeiras. O Deutschlands höchste Wasserfälle, fica dentro de um parque que possui diversas trilhas. Uma ótima opção para quem ama o contato com a natureza.
Heidelberg
Heidelberg é uma cidade especial. Mesmo não fazendo parte da Rota Romântica Alemã, tem um charme único que torna a cidade procurada pelos apaixonados. A cidade também é famosa pela Faculdade de Medicina e pela sua Universidade, fundada em 1386.
O centro histórico merece um passeio a pé e quando chegar à ponte Alte Brücke, a antiga ponte da cidade, poderá avistar a principal atração, o Castelo de Heidelberg.
O Castelo de Heidelberg, apesar de estar em ruínas, pode ser visitado. De lá se tem uma vista linda do centro antigo e do rio Neckar, que corta a cidade. No castelo também é possível visitar o Museu Alemão da Farmácia.
Encontre os melhores hotéis em Heidelberg
Maulbronn
A cidade cresceu em torno de um mosteiro que foi fundado em 1147, no vale do rio Salzach. O Mosteiro de Maulbronn é a principal atração para se visitar e desde 1993, integra a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Ludwigsburg
A principal atração é o Palácio de Ludwigsburg, que fica bem no centro da cidade. O enorme complexo foi construído entre 1704 e 1733.
O palácio é o maior palácio barroco da Europa, e além dele, existe um lindo jardim com diversas atrações para crianças, como o jardim dos Contos de Fadas, com figuras e representações de fábulas alemãs.
Acontecem várias festas ao longo do ano no Palácio de Ludwigsburg. Vale a pena ficar de olho no calendário de eventos.
Nós visitamos o Castelo de Ludwigsburg
Além do Palácio de Ludwigsburg, bem perto existe o Favorite Schloss, outro palácio que antigamente, era usado como casa de caça. Também pode ser visitado.
Stuttgart
Stuttgart é a capital do estado. Apesar de poucas pessoas conhecerem e colocarem essa cidade no roteiro, ela tem diversas atrações, como parques, vinhedos, museus e palácios.
Encontre os melhores hotéis em Stuttgart
Entre os museus da cidade, destaco o Museu da Mercedes-Benz, o meu museu preferido, e o Museu da Porsche. Stuttgart é o berço dessas duas empresas automobilísticas, portanto, é um ótimo lugar para descobrir curiosidades sobre elas.
Já entre os parques, o meu preferido é o Killesbergpark, que além de muito verde e flores, tem um mini zoológico, parque para crianças, lagos, bons caminhos para caminhar ou correr, além de muitos gramados onde se pode relaxar ou até fazer um piquenique.
Nesse parque também fica a Killesberturm, uma torre onde é possível subir e ter uma linda vista da região norte da cidade.
Não deixe também de conhecer a Torre de TV de Stuttgart, que foi a primeira torre de TV construída no mundo. Tem uma plataforma de observação e um café no topo.
Conheça 10 pontos turísticos imperdíveis em Stuttgart
Tübingen
Uma cidade universitária, que ao lado de Heidelberg e Freiburg, abriga uma das 3 Universidades mais famosas do sul da Alemanha. Parte da Universidade fica no Schloss Hohentübingen, o castelo de Tübingen. A prefeitura em estilo renascentista e com seu relógio astronômico de 1511, é um destaque do centro antigo da cidade.
Caminhe até o rio Neckar e encontre as famosas casas coloridas de Tübingen.
Ulm
A cidade encontra-se na margem direito do rio Danúbio, que divide 2 estados alemães: Baden-Württemberg e Baviera. Foi em Ulm que em 1879, nasceu Albert Einstein.
Uma das principais atrações da cidade é a Ulmer Münster, a catedral de Ulm. Construída em estilo gótico, possui a maior torre de igreja do mundo, com 161,53 metros de altura. É possível subir na torre, desde que se esteja disposto a encarar muitos e muitos degraus.
Quando estiver programando seu passeio para Ulm, coloque no roteiro o Blautopf, um lago, que na verdade é uma nascente e é conhecido pela sua cor azul. É possível chegar ao Blautopf de carro ou de trem. Para ir de trem, deve-se ir até a cidade de Blaubeuren, o lago está a uma curta caminhada da estação de trem. De Blaubeuren também saem trens para Ulm.
Bodensee
Bodensee ou Lago de Constança é um lago localizado no sul da Alemanha. Este lago faz fronteira entre 3 países: Alemanha, Suíça e Áustria. Muitas cidades ficam localizadas às margens do Bodensee e por lá você encontrará diversos tipos de atrações para conhecer, cidades históricas, museus, lugares para aproveitar o verão, entre outras coisas. É um lugar muito procurado pelos alemães para aproveitar as férias de verão.
Constança
A cidade de Constança é a maior do Bodensee e faz fronteira com a Suíça. Famosa pela sua Universidade, é uma boa opção para conhecer no verão e também durante o mês de dezembro, pois o seu mercado de Natal é muito charmoso.
Encontre os melhores hotéis em Constança
A partir de Constança, você poderá conhecer a Ilha de Mainau, também conhecida como Ilha das Flores.
Veja nosso post sobre a Ilha de Mainau.
Meersburg
Meersburg é uma pequena e charmosa cidade do Bodensee. Cheia de casas enxaimel, ainda possui construção da época medieval e um castelo em estilho barroco, construído em 1710. Conhecemos Meersburg e vimos o entardecer às margens do Bodensee.
Friedrichshafen
Nossa parada em Friedrichshafen foi exclusivamente para conhecer o Museu Zeppelin, mas encontramos uma cidade animada e acabamos ficando mais tempo por lá.
O Museu Zeppelin conta a história desse dirigível que foi inventado na Alemanha, e leva esse nome em homenagem ao conde alemão Ferdinand von Zeppelin, que foi um pioneiro no desenvolvimento de dirigíveis no início do século XX. Veja como foi nossa visita ao Museu Zeppelin.
Em Friedrichshafen também fizemos um passeio de barco pelo Bodensee, que fica ainda mais bonito com paisagens lindas.
Rota Romântica
A Rota Romântica é um passeio muito procurado pelos turistas brasileiros, e não era para menos. As 29 cidades que compõem essa rota são lindas, cheias de casas enxaimel, muralhas medievais, lugares românticos, castelos e muito mais. Uma das mais famosas é Rothenburg ob der Tauber, mas essa cidade fica no estado da Baviera, portanto, não falaremos sobre ela nesse post. O castelo de Neuschwanstein também fica na Baviera e como o foco desse post é te mostrar lugares lindos no estado de Baden-Württemberg, também não falaremos sobre ele.
Mas conhecemos cidades lindas da Rota Romântica em Baden-Württemberg, olha só quais foram.
Weikersheim
A primeira menção à Weikersheim aconteceu em 837. Por volta de 1314, ganhou direitos de cidade e foi construída uma muralha que protegia toda a cidade. Algumas partes dessa muralha ainda estão conservadas. A principal atração é o Schloss Weikersheim, que fica bem no centro da cidade.
Veja como foi nossa visita a Weikersheim e o que fazer por lá.
Tauberbischofsheim
Outra cidade pequena e charmosa, daquelas que é possível andar e conhecer em poucas horas. Cheia de casas enxaimel, construções antigas, uma praça principal ampla e bonita e seu Kurmainzisches Schloss, um imponente prédio construído entre o século 15 e 16.
Veja como foi nosso passeio por Tauberbischofsheim.
Bad Mergentheim
Essa cidade ainda não conhecemos, mas ela tem um centro histórico antigo, com casas enxaimel. Além disso, tem o Residenzschloss, com seus estilos barroco, rococó e classicismo, possui uma das maiores exposições sobre os Cavaleiros Teutônicos.
Essa foi nossa seleção de 10 cidades para conhecer no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, com algumas cidades menores de bônus. Se você mora na região, aproveite para conhecer essas pequenas cidades. E se você está planejando viajar pelo estado de Baden-Württemberg, coloque essas cidades no seu roteiro e se encante ainda mais pela Alemanha.
6 Comments
Arianne
8 de junho de 2020 at 08:48Legal hein! Vou anotar para quando eu for prai 😉
Aline Dota Naganawa
8 de junho de 2020 at 12:27Já sei as cidades que você vai gostar mais!! 🙂
Evian Rose Santos
8 de junho de 2020 at 12:39Aline, eu adorei essa dica.
Quero conhecer mais cidades alemãs, além das que já conheço.
Weikeshein eu passei por ela quando fiz a rota romântica.
Foi passagem mesmo. Visitei apenas o patio do castelo.
Não me lembro se no dia que passei pir lá ele estava fechado. Ou não daria tempo de visitá-lo para não atrasar as visitas seguintes.
Quando fiz a rota foi em dezembro.
Mas tenho vontade de refazer essa rota.
Essa cidades que você menciona na lista. Já tinha ouvido falar e lido alguma coisa sobre elas.
Alemanha pra mim e meu marido, é sempre um bom roteiro
Beijos
Inês Dota
8 de junho de 2020 at 23:23Lugares lindos
Denise Cahnfeld
16 de fevereiro de 2024 at 18:16Aline ,
tenho 10 dias para visitar o sul da Alemanha
Li seu post todinho mas nâo sei o que escolher.
Tanta cidade linda !!!
O que me aconselha fazer
Voltarei para São Paulo por Franfurt
Aline
24 de maio de 2024 at 17:17Oi Denise, 10 dias no sul da Alemanha dá para aproveitar bastante.
É difícil te orientar sem saber seus gostos e preferencias. Se você ainda não viajou, faça uma consultoria com a gente e poderemos te ajudar melhor!
Um beijo