Durante nosso roteiro pelo norte da Inglaterra e Escócia, uma das paradas obrigatórias era York. Como já disse, essa nossa viagem foi inspirada na série “The last kingdom”. Onde escolhemos alguns lugares para conhecer pessoalmente, como o Castelo de Bamburgh e a antiga muralha do Imperador Adriano.
Voltando a falar de York, essa cidade do condado de Yorkshire ainda mantem conservada parte do muro que servia como defesa, a maior parte desse muro é da época romana. Foi fundada pelos romanos, por volta do ano 71 e recebeu o nome de Eboraco. No século VII, o nome tornou-se anglicano e mudou para Eoforwic. Por volta do ano 866, quando os vikings conquistaram a cidade, a renomearam como Jórvík. É partir desse nome que teve origem o nome atual da cidade, York. A grafia York como nome da cidade foi registrada pela primeira vez no século XIII.
O centro antigo de York tem seu charme, com as suas construções antigas e suas ruas medievais. Passeamos por ali com calma, descobrindo cada cantinho e descobrindo o que fazer em York.
O que fazer em York, na Inglaterra
Começamos nosso passeio andando por uma parte ainda conservada do muro que cercava a cidade. Iniciamos no Bootham Bar, um dos portões principais da antiga York. Estima-se que esse portão é do ano 300 d.C.
Andando pelo muro, temos uma vista da parte de York que é para fora dos limites do muro e também uma linda vista da York Minster, a catedral da cidade.
Descemos no portão Monk Bar, onde fica o museu Richard III Experience.
York Minster
A catedral de York é uma linda construção gótica. Já existia uma igreja no local desde o ano 630, que passou por diversas destruições e reconstruções. A catedral como é hoje começou a ser construída no ano 1220. A construção levou diversos anos e em 1472, foi declarada completa e consagrada.
Além da construção gótica, os vitrais são os destaques da catedral.
The Shambles Market
É um mercado histórico da cidade. Nele encontramos produtos diversos, alimentos frescos, flores, artigos antigos, roupas, entre outras coisas.
Lá também fica uma praça de alimentação, onde pode-se provar comida popular.
The Shambles
Conhecida oficialmente como Shambles, é uma antiga rua de York. Nela podemos encontrar diversos prédios antigos, alguns deles datados do século 14. Antigamente era conhecida como The Great Flesh Shambles, e provavelmente fazia referência aos locais que matavam animais e vendiam as carnes. Um dos significados aceitos diz que Shambles deriva do anglo-saxão Fleshammels, que era o nome usado para as prateleiras utilizadas para venda de carnes.
Uma das características dos prédios é um tipo de vitrine na frente, onde as carnes eram expostas. A rua é bem estreita e acredita-se que o motivo era para evitar a entrada do sol e que ele assim não batesse nas vitrines, conservando as carnes por mais tempo, já que lá pelo século 14 e 15 ainda não existia geladeira.
Em 1872, existiam 25 açougues nessa rua, mas hoje não existe mais nenhum. Além da característica da rua em si, outro atrativo dela é uma loja de nome: “A loja que não se deve nomear”, que vende artigos do bruxo Harry Potter. Algumas pessoas dizem que essa rua inspirou J. K. Rowling a criar o Beco diagonal das histórias de Harry Potter, mas eu acredito que a inspiração veio mais da Victoria Street em Edimburgo, na Escócia.
Clifford’s Tower
A torre Clifford também é conhecida como Castelo de York. Essa torre fazia parte de uma fortificação que teve várias funções ao longo dos séculos, entre elas serviu como prisão, tribunais e como residência dos reis da região. O castelo foi construído a mando de Guilherme, o Conquistador, por volta do ano 1068.
É possível visitar a torre por dentro. Lá encontra-se algumas (poucas) informações sobre o prédio e o mais interessante é a vista da cidade que se tem de lá.
A entrada para a torre custa 4,20 libras.
Ye Olde Starre Inne
Esse é o estabelecimento mais antigos de York, a licença data de 1644. Antigamente era um posto dos correios, mas hoje funciona um pub no prédio.
Passamos por lá, tomamos uma boa cerveja inglesa e aproveitamos para comer um lanche.
National Railway Museum York
O National Railway Museum é o museu ferroviário nacional da Inglaterra. Visitamos esse museu durante nossa visita a York e adoramos. Foi uma grata surpresa e o museu tem entrada gratuita!
Veja nosso post sobre o National Railway Museum.
Estação de trem de York
Fomos a pé do centro de York para o National Railway Museum e no caminho passamos pela estação de trem de York.
A estação de trem foi inaugurada em 25 de junho de 1877 e é linda, vale a pena conhecer.
Além dessas atrações que visitamos, existem muitas outras coisas para fazer em York, como um passeio de barco, um tour a pé pela cidade ou até um passeio de 1 dia para conhecer as belezas da região. Veja as sugestões que separamos para vocês:
Durante nossa estadia em York, aproveitamos para conhecer o Scarborough Castle, um castelo que fica numa região linda da Inglaterra e também Robin Hood’s Bay, uma antiga vila de pescadores.
Nosso roteiro pela Inglaterra e Escócia foi incrível, conhecemos lugares lindos e nos apaixonamos por esse pedacinho do mundo.
No Comments