Quando visitamos Glasgow, uma das coisas que mais queríamos ver, eram os grafites de Glasgow ou Streetart. Essa arte de rua está espalhada por toda a cidade. Como tínhamos apenas 1 dia em Glasgow, focamos em alguns pontos turísticos e em alguns grafites. Intercalamos os pontos turísticos com os grafites e tivemos um agradável passeio. Começamos o passeio pela cidade pela Catedral de Glasgow e logo ali perto, já encontramos o primeiro grafite.
O turismo de Glasgow desenvolveu um mapa com todos os pontos onde estão os grafites, são cerca de 25 street art espalhadas pela cidade. Clique aqui para ver o mapa. Com ele poderá montar seu próprio roteiro e curtir os grafites de Glasgow que mais gostar.
Veja nosso post com 7 pontos turísticos para conhecer em Glasgow
Conhecendo os grafites de Glasgow
St. Mungo e St. Enoch
O primeiro grafite do nosso roteiro foi o St. Mungo, em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade. Foi feito em fevereiro de 2016 e fica na High Street. Saindo da catedral e seguindo pela High Street, logo encontrará.
Outro grafite fantástico é o de St. Enoch e a criança. Ele fica na esquina da High Street com a George Street. É uma interpretação contemporânea da história de St. Mungo e sua mãe St. Enoch.
Esses 2 grafites são do artista de rua Smug, que é conhecido por seu trabalho de realismo fotográfico. Ele também tem outros trabalhos incríveis pela cidade.
Sabia que o seguro-viagem é obrigatório em muitos países da Europa? O blog Contando Destinos tem parceria com a Seguros-Promo, que sempre oferece os melhores planos com os melhores preços. Para leitores do blog, oferecemos algumas vantagens!! Utilizando o cupom CONTANDODESTINOS você recebe um desconto de 5% na escolha de qualquer plano. Quer mais desconto? Opte pelo pagamento em boleto e receba MAIS 5% de desconto. Faça agora a sua cotação na Seguros-Promo.
Universidade de Strathclyde Wonderwall
Seguindo a George Street, encontrará o grafite da universidade.
Companheiros residentes de Glasgow
Depois do grafite da universidade, vire à esquerda na rua Albion Street, no final da rua encontrará um paredão maravilhoso que fica num estacionamento. Esse grafite mostra todos os tipos de animais encontrados nos parques e espaços verdes de Glasgow. Essa é mais uma obra do artista Smug.
Panda de Glasgow
O Panda de Glasgow é uma obra do artista Klingatron e fica numa travessa da Mitchell Lane, que por sua vez é uma travessa da Buchanan Street, a principal rua de compras de Glasgow. Ele fica bem perto do The Lighthouse, um dos pontos turísticos da cidade.
Wind Power
Esse grafite celebra a diversidade da produção de energia sustentável, tanto em Glasgow como em toda a Escócia. Ele fica na Mitchell Street.
Querida…eu encolhi as crianças e O táxi mais econômico do mundo
Seguindo na Mitchell Street, encontrará ainda 2 grafites de Glasgow. O primeiro deles é mais uma criação de Smug, Querida…encolhi as crianças. Essa arte impressionante, dependendo de onde olhamos, parece que a mulher está pegando algo da rua.
Mais para frente está O táxi mais econômico do mundo. Um mural do artista Rogue-One que representou um táxi flutuante bem fotogênico.
Dr Connolly I Presume
Esse foi o último grafite de Glasgow do nosso roteiro. Dr Connolly I Presume é um dos 3 murais criados para comemorar o 75º aniversário de Billy Connolly, um comediante de Glasgow. Esse grafite fica na Dixon Street.
Como tínhamos apenas 1 dia, esses foram os grafites de Glasgow que conhecemos. Eles são realmente espetaculares e se tornaram uma atração da cidade.
Tour para conhecer os Grafites de Glasgow
Você também pode agendar uma excursão guiada em Glasgow. Durante essa excursão a pé e em inglês, o guia te levará por cerca de 2 horas, para descobrir alguns grafites da cidade e as histórias por trás deles. Reserve seu passeio com antecedência:
1 Comment
cristiano munhoz
21 de abril de 2022 at 09:02Obrigado pelas dicas!