O Memorial de Caen é, na nossa opinião, um dos melhores museus sobre a 2ª Guerra Mundial que já visitamos. Ele fica na cidade de mesmo nome, Caen, na região da Normandia, na França. Apesar de ser mais afastado do centro da cidade, é aquele programa que não pode faltar no seu roteiro em Caen.
O museu foi inaugurado em 06 de junho de 1988, no 44º aniversário do desembarque do dia D, que aconteceu na Normandia. O lugar onde fica o Memorial de Caen também é histórico, o museu foi construído em cima de um antigo bunker (abrigo subterrâneo) alemão. Em 1943, o general Richter que comandava a 716º Divisão de Infantaria Alemã e estava na Normandia, decidiu construir um posto de comando subterrâneo e usou uma antiga pedreira que estava localizada a noroeste de Caen. Foi nesse mesmo bunker que em 7 de junho de 1944, o general Marcks e outros comandantes se reuniram para tentar um contra-ataque e expulsar os aliados de volta para o mar, mas não tiveram sucesso, e o Desembarque do dia D ocorreu com a vitória dos aliados. Portanto, esse é um local muito importante para a região da Normandia.
Veja como foi todo o nosso roteiro pela Normandia
Visitar o Memorial de Caen
Uma das coisas que mais nos chamou atenção nesse museu foram as explicações de alguns fatos que não são muito falados em outros, como por exemplo a participação dos japoneses na 2ª Guerra Mundial ao lado dos alemães.
A exposição começa com o término da 1ª Guerra Mundial, e algumas consequências que acabaram levando Hitler ao poder e resultou na 2ª Guerra Mundial.
Passa pelo período de ocupação da França, que é chamado de França nos anos negros.
Também tem uma parte dedicada ao desembarque do Dia D, quando tropas aliadas desembarcaram de surpresa no litoral da Normandia. Esse evento foi fundamental para o término da 2ª Guerra Mundial.
A exposição conta também um pouco sobre a Guerra Fria, que começou depois do final da 2ª Guerra Mundial.
Conta também sobre a construção do Muro de Berlim, que foi um acontecimento mundial muito importante.
Uma parte do antigo abrigo subterrâneo está aberto para visitação, e incluído na entrada para o memorial.
Ficamos 3 horas visitando o museu, mas no final, tivemos que pular algumas coisas. Aconselho reservar no mínimo 4 horas para visitar o Memorial de Caen.
Informações importantes para visitar o Memorial de Caen
O Memorial de Caen fica fora do centro histórico da cidade, mas é possível chegar utilizando o transporte público, o ônibus número 2 sai do centro de Caen e vai para o memorial. Se decidir ir de carro, existe um estacionamento gratuito no local.
A entrada para o memorial custa 19,80 euros por pessoa. O museu possui muita informação escrita em inglês, mas se preferir, pode alugar um áudio-guia, que está disponível em inglês, francês, alemão, espanhol, holandês, chinês e italiano, e custa 4,50 euros. Você pode garantir seu ingresso com antecedência.
O museu abre geralmente entre 9 e 9:30, e o horário de encerramento depende da época. Para consultar e planejar melhor sua visita ao memorial, consulte o site oficial.
No memorial também existem armários e banheiros disponíveis. Existe uma cafeteria e um restaurante também.
A loja do Memorial de Caen é grande e com muitos livros que tem como tema a 2ª Guerra Mundial, alguns livros estão disponíveis em inglês.
No Comments