Portugal possui muitas belezas e encantos, principalmente belezas naturais. Fizemos um roteiro pelo centro de Portugal que durou 5 dias, e pudemos conhecer um pouco mais desse pedaço do país. Nosso roteiro foi de carro, pois é a melhor forma de se locomover e chegar até as pequenas aldeias e vilas.
As estradas de Portugal são boas e seguras. As autoestradas possuem pedágio. Já as pequenas estradas, não possuem pedágio, mas também são de boa qualidade. As estradas da serra são, por vezes, estreitas e cheias de curva. É preciso ter atenção para dirigir.
Conhecer Portugal além de Lisboa e Porto é uma grata surpresa. No nosso roteiro de carro por Portugal, passamos por cidades históricas e medievais, aldeias, monumentos que são Patrimônio da UNESCO, pela Serra da Estrela e foi surpreendente. Mas ainda tem muita coisa interessante para conhecer no centro de Portugal.
Roteiro de 5 dias pelo centro de Portugal
Nossos roteiros costumam ser bem cheios, cheios de cidades, de coisas para fazer, de atrações. Chegamos muito tarde em Portugal, e escolhemos uma hospedagem já no caminho, entre o aeroporto e a primeira cidade que visitaríamos.
Quintal do Freixo
A hospedagem foi no Quintal do Freixo, onde a proprietária, Ana Paula, nos atendeu com um sorriso no rosto, apesar do avançado da hora. Na porta do nosso quarto tinham as bandeiras do Brasil, da Alemanha e de Portugal, e nós ficamos felizes com o cuidado e o carinho nos detalhes.
O quarto duplo com banheiro privativo é novo e completamente renovado. Confortável, com aquecimento, que é importante, pois a região é muito fria no inverno. Possui acesso independente.
Banheiro também renovado, e lindo, pensado e decorado em detalhes.
No quarto estava disponível, como cortesia, garrafas de água e uma garrafa de ginjinha, um licor de ginja, uma fruta semelhante a cereja. A Ana Paula nos contou que eles que produzem a ginjinha, com os frutos colhidos no quintal. Além de ser caseira, a ginjinha é deliciosa.
No quarto também tem um frigobar cheio de bebidas e alguns petiscos, que podem ser consumidos e o hóspede paga o quanto acha que vale.
No café da manhã, nos deliciamos com pães, queijos, geleia, suco de laranja natural, pastéis de nata e nozes, que quebramos na hora e comemos.
A Ana Paula nos levou para conhecer o outro quarto, que é quadruplo, possui uma minicozinha, sala de jantar e acesso direto à uma área fechada com churrasqueira e ao jardim. Uma ótima opção para famílias.
Uma das vantagens do Quintal do Freixo é que, você pode se hospedar nele e realizar passeios bate-volta para diversas cidades de Portugal, como Óbidos, Fátima, Batalha, Tomar, Évora, Alcobaça, Nazaré, entre outras. Fica também a aproximadamente 30 minutos de carro de Lisboa.
Se interessou por essa hospedagem, reserve agora o Quintal do Freixo pelo Booking.com.
1º Dia – Óbidos, Batalha e Leiria
No 1º dia, conhecemos 3 cidades, Óbidos, Batalha e Leiria.
Em Óbidos andamos pela muralha, pelas ruas medievais estreitas, parando em cada cantinho lindo para tirar foto. A cidade é muito fotogênica.
Veja nosso post completo sobre Óbidos
Em Batalha nosso objetivo era conhecer o Mosteiro da Batalha. Um monumento histórico e imponente construído no século 14 e que desd3e 1983, é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Veja nosso post sobre o Mosteiro da Batalha
Em Leiria, fizemos um roteiro pela cidade, conhecemos o castelo de Leiria, que apesar de estar, a maior parte, em ruínas. Conhecemos lugares relacionados a obra O crime do padre Amaro, do escritor Eça de Queiros, que morou na cidade e escreveu o livro durante esse período.
Nos hospedamos no charmoso Porta 20 Leiria, uma hospedagem confortável e perto do centro histórico da cidade.
Veja como foi nossa hospedagem no Porta 20 Leiria
2º Dia – Aldeias do Xisto e Piódão
O 2º dia foi cheio de surpresas, de estradas sinuosas, serra e lugares charmosos. Começamos conhecendo as aldeias Casal Novo e Talasnal. Essas duas aldeias fazem parte das aldeias do Xisto, que atualmente contam com 27 aldeias. A característica principal dessas aldeias é que as casas são feitas de pedras chamadas xistos. As poucas casas das aldeias são todas de pedra, e isso dá um charme todo especial.
Piódão também é uma aldeia, mas ela faz parte das Aldeias Históricas de Portugal, que são 12. Um dos lugares mais lindos que conhecemos durante essa viagem. Chegando, já avistamos a pequena aldeia, que parece ter sido pintada na montanha.
Gostamos muito dessa aldeia, apesar de estar chovendo bastante durante nossa visita. Ficamos numa pousada muito interessante, a Casa da Padaria. Passeamos pelas ruas de pedra, e ao entardecer, com as luzes amarelas que iluminam os caminhos de Piódão, nos encantamos ainda mais, aproveitando o cenário para tirar muitas fotos.
Veja nosso post completo sobre Piódão
3º Dia – Serra da Estrela
Nesse dia separamos para conhecer diversos lugares da Serra da Estrela. Infelizmente, ou felizmente, pegamos neve na serra, em pleno mês de abril. Felizmente, pois lá é o ponto onde neva em Portugal, onde tem uma estação de esqui e onde todos vão para ver a neve. Infelizmente, pois com a neve, algumas estradas fecham, pois não tem máquinas nem pessoal para limpar as estradas e manter a segurança.
Não conseguimos, por exemplo, chegar até a Torre da Estrela, que é o ponto mais alto da serra e um dos pontos turísticos. Em compensação, vimos outros lugares que ficam lindos com neve, como o Covão d´Ametade.
Pegamos neve, chuva e sol no mesmo dia na Serra da Estrela, mas uma coisa é inegável, os lugares lindos e as paisagens incríveis que vimos por lá.
Veja 8 lugares imperdíveis na Serra da Estrela
4º Dia – Belmonte e Museu do Queijo
Em Belmonte, começamos nossa visita pelo Museu dos Descobrimentos. Um museu que conta um pouco sobre a expedição que saiu em Portugal e acabou descobrindo o Brasil e também um pouco sobre o Brasil. O museu não se aprofunda muito nos assuntos brasileiros, é apenas a visão portuguesa sobre como era o Brasil na época do descobrimento e como eles veem hoje.
Depois passeamos um pouco pela vila, que assim como Piódão, faz parte das 12 aldeias históricas de Portugal.
Conhecemos o Castelo de Belmonte, que a maior parte está em ruínas, mas ainda possui uma sala com exposição relacionada à família Cabral. Foi nesse castelo que Nasceu e morou Pedro Alvares Cabral. A entrada do castelo custa apenas 2 euros e vale a pena vê-lo por dentro, mesmo que não tenha muitas salas conservadas. É possível subir na torre, de onde se tem uma vista de 360° lindíssima de Belmonte.
Veja nosso roteiro por Belmonte
Seguimos para o Museu do Queijo, que apesar de bem pequeno, nos deu uma boa visão sobre a produção do famoso queijo da Serra da Estrela. Descobrimos coisas interessantes sobre a produção, conservação e até sobre os tipos de queijo.
5º Dia – Tomar
Nossa última parada no centro de Portugal foi em Tomar. Uma cidade linda, charmosa, que nos conquistou à primeira vista.
Passeamos às margens do rio que corta a cidade, pelas suas estreitas, que com o entardecer, ganham mais charme.
Em Tomar fica o Convento de Cristo, um dos monumentos mais importantes de Portugal. Nos hospedamos no Thomar Boutique Hotel, um hotel lindo, confortável e no centro da cidade. Esse hotel tem um terraço com vista para o Convento de Cristo.
Leia nossa resenha sobre o Thomar Boutique Hotel
Nosso roteiro pelo centro de Portugal se encerrou em Tomar, mas ainda ficamos 2 dias e meio em Lisboa e foi sensacional. Visitamos restaurantes que estavam na nossa lista há tempos, acordamos cedo para tirar fotos da cidade vazia, comemos pastéis de nata e pasteis de bacalhau.
Conhecemos a Fundação Saramago, e gostei muito de saber um pouco mais sobre esse talentoso escritor português.
Para finalizar nosso roteiro pelo centro de Portugal, assistimos ao fado, acompanhados dos amigos Priscila e Rafael do Cultuga, site que sempre usamos como base das nossas pesquisas para montar nosso roteiro por Portugal.
Essa viagem por Portugal foi inesquecível, descobrimos lugares maravilhosos, uma natureza exuberante, paisagens incríveis e tudo isso nos deixou com um gostinho de quero mais. Esse foi nosso roteiro pelo centro de Portugal, mas ainda há muitas belezas para se descobrir no país.
Planejando sua viagem para Portugal? Tenho certeza de que esses posts irão te ajudar:
– Onde se hospedar em Lisboa – dicas das melhores localizações
– Onde ficar no Porto – dicas das melhores localizações
– Como aproveitar Portugal sem filas – dicas
– 10 pratos para provar em Portugal
– Bebidas para provar em Portugal
– Roteiro de 15 dias entre Lisboa e Porto
– Roteiro de 5 dias pelo centro de Portugal
13 Comments
Destino Munique
18 de abril de 2019 at 09:09Menina, vc é rápida 🙂
Viagem fresquinha na nossa memória das fotos do Insta e já temos post lolol
Adorei as dicas, ainda nao fomos na Serra da Estrela, só ficamos com o gostinho do queijo hehehe
Bjos Camilian
Aline Dota Naganawa
18 de abril de 2019 at 11:17Ah Camilian, é a ansiedade de colocar essa viagem linda no ar!! hahahahahaha
A Serra é maravilhosa, já queremos voltar para conhecer o que não deu tempo e a parte que estava fechada 🙂
Bjos
José A.Dota
18 de abril de 2019 at 14:36Muito bom , como sempre viajo nas
suas descrições com se estivesse presente
( sei lá acho que estou ) adoro viajar com vocês .
Estou sempre a espera de novas viagens
Amo vocês.
Aline Dota Naganawa
18 de abril de 2019 at 15:58Nós que estamos a espera, para levar vocês para viajar!!
Amo vocês também!!
Bjos
Inês
27 de abril de 2019 at 20:34Muito lindo os lugares, na foto que tem a torre de uma igreja em Belmonte, lembra bem Minas Gerais, quero conhecer em breve
Aline Dota Naganawa
28 de abril de 2019 at 13:19Sim, os portugueses construíram as cidades de Minas Gerais muito parecidas com as que existiam em Portugal!!:)
Sandra Barone
30 de abril de 2019 at 11:45Nossa, quanta coisa legal você conseguiu fazer em tão pouco tempo. Adorei este roteiro! Fiquei 9 dias em portugal e não conheci um monte de coisas. Que país maravilhoso e surpreendente né? ótimas dicas!
Cynara Vianna
2 de maio de 2019 at 10:55Portugal é um país onde pretendo voltar e fazer uma road trip, quando fomos nos concentramos em Lisboa a arredores (Sintra, Cascais e Óbidos). Um roteiro de carro é a melhor forma de conhecer tantas cidades lindas. Adorei sua proposta.
MICHELE
2 de maio de 2019 at 15:24Eu amoo fazer viagens de carro e 5 dias por Portugal que sonhooo. Eu amei seu texto, suas fotos e o roteiroo ficou maravilhoso. Já salvei aqui, pois quero muito conhecer Portugal de carro.
Marcela Marques
2 de maio de 2019 at 15:55Que sonho de viagem! Só conheço Porto e Lisboa, sinto que preciso copiar esse seu roteiro imediatamente! Adorei as dicas.
Angela C S Anna
18 de maio de 2019 at 06:27que legal, portugal precisa ser explorado, eh um pais incrivel! infelizmente so tive 4 dias e fiquei mais na regiao da lisboa. gostei da ideia de conhecer mais!
Francisca
28 de setembro de 2019 at 08:51Achei este conteúdo interessante e compartilhei em meu facebook.
Saude cap
Aline Dota Naganawa
28 de setembro de 2019 at 18:35Olá, que bom que gostou e obrigada por compartilhar! 🙂