Quem já pesquisou um pouco sobre os jardins de Monet em Giverny, na França, sabe que seu auge é durante a primavera, quando tudo está florido e colorido. Entretanto, durante nosso roteiro pela Normandia, surgiu a oportunidade de visitar os Jardins de Monet no outono. E aí, será que vale a pena?
Já adianto que: SIM, vale muito a pena visitar os jardins de Monet no outono. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, algumas flores estão no seu auge no outono, como as dálias. Nos jardins de Monet em Giverny, existem muitos tipos de plantas e flores. Portanto, ele estará sim florido e lindo desde a primavera até o outono. É importante ressaltar que os jardins permanecem fechados durante o inverno europeu apenas.
Como começou a história dos Jardins de Monet, França
Claude Monet se estabeleceu na pequena Giverny em 1883. Foi ali que ele desenvolveu grande paixão por jardinagem. Monet foi criando seus jardins, cheio de flores e plantas, assim como seu famoso lago com a ponte japonesa. Seus jardins se tornaram sua fonte de inspiração, e foi pintando as paisagens que tinha em casa, que Monet perpetuou diversas obras.
Giverny foi a grande paixão de Monet, tanto seus jardins como sua casa, foram feitos detalhadamente para acomodar sua grande família e os muitos amigos que iam visitar o pintor. Monet viveu na casa em Giverny até sua morte, em 5 de dezembro de 1926.
Como visitar os Jardins de Monet
Mesmo fazendo a visita no outono, fora da alta temporada, os jardins estavam cheios. Portanto, logo que entramos fomos direto ao lago, para tentar garantir algumas fotos sem muitos turistas. O lago fica do outro lado da estrada, mas para chegar até ele, existe um túnel que liga as duas partes do jardim.
Claro que fizemos algumas paradas no caminho, pois é impossível ir direito nos caminhos do jardim, sem parar para apreciar alguma flor.
Esse arco de flores e a casa de Monet ao fundo. Essa vista não só é linda, como também foi parar em uma tela de Monet.
Chegamos bem perto do horário de abertura, às 09:30, a luz estava incrível e consequentemente, deixou o jardim ainda mais belo.
Conseguimos garantir algumas fotos e passar alguns minutos apreciando essa arte da natureza, que lugar lindo! Não é à toa que esse cenário pintado por Monet é um dos seus quadros mais famosos. Mas Monet também pintou vários pedaços dessa parte do jardim.
Infelizmente, no outono não conseguimos ver as famosas Water Lilies, as flores d`água que foram tão pintadas por Monet. Ele fez uma série chamada Nymphéas, onde as flores aparecem em cerca de 250 pinturas.
Mas em compensação as dálias chamam a atenção. Após sair do lago, andamos pelo jardim, sem seguir uma direção específica, apenas olhando suas belezas. As dálias estavam por toda a parte e de todos os tipos.
Após passear pelo jardim, chegou a hora de visitar a linda casa rosa de Monet. Já tinha visto essa casa em diversas fotos e matérias. Para mim, foi um sonho poder vê-la ali na minha frente, ao vivo e a cores, mais precisamente, em tons de rosa e verdes.
A casa de Monet em Giverny
A casa rosa é a casa que Monet morou com seus 8 filhos e sua segunda esposa e algumas coisas foram mantidas como eram na época. A visita começa na pequena sala azul, que era usada para leitura.
Depois passamos por uma sala que era onde se deixavam os casacos e armazenavam alguns mantimentos. Essa sala nos leva ao primeiro estúdio de Monet.
Ele trabalhou nesse estúdio até 1899, depois disso, transferiu o estúdio para um prédio separado e essa sala se transformou numa sala de estar. Nela permaneciam pinturas de Monet, penduradas nas paredes e fotografias de família.
Hoje podemos ver o estúdio como ele era quando Monet ainda trabalhava nele, mas isso porque a sala foi restaurada e montada como era, com base em fotografias. Atualmente, as pinturas que estão nas paredes, são todas reproduções.
No primeiro andar ficam os quartos. O primeiro a ser visitado é o de Monet, com sua escrivaninha e diversas pinturas nas paredes, entre elas, encontra-se Renoir.
Segue-se para o banheiro e depois para o quarto de Alice, companheira de Monet. Também passamos por uma pequena sala que ela usava para costura.
No andar térreo novamente, encontramos a sala de jantar amarela, que foi reconstruída nos mínimos detalhes. Nas paredes não se encontra nenhuma obra de Monet, e sim diversas obras japonesas.
Por último, conhecemos a cozinha, onde eram preparadas as refeições da grande família. Toda azul, a cozinha é linda e cheia de utensílios de cobre brilhando. A cozinha também está da forma como era quando o pintor era vivo.
Continuando a visita aos jardins de Monet
Depois de conhecer a casa onde morou Monet, você sairá novamente no jardim. Portanto, aproveite para apreciar mais um pouco a beleza do lugar, todos os detalhes da casa por fora também, ela é linda e bem fotogênica, com a sua varanda verde cheia de trepadeira.
Antes de ir embora, passe na loja que fica dentro dos jardins de Monet. Tem uma variedade grande de produtos e com certeza, você encontrará algo para levar de lembrança para casa. Eles vendem desde imãs, livros, até sementes das flores, tem muita coisa mesmo!
O que esperar dos Jardins de Monet no outono
Se você só conseguir planejar sua viagem para os Jardins de Monet em Giverny no outono, não se desespere, nem desista de fazê-lo.
No site oficial, eles possuem uma explicação das flores e o período de floração de cada uma. Você pode consultar e ter certeza que estará belíssimo.
Durante nossa visita, as dálias que estavam abundantes no outono, por exemplo, foram retratadas por Monet no quadro “Alice Hoschedé au Jardin”. Tinha uma mais incrível que a outra.
Vá visitar os jardins de Monet no outono, certamente ele estará belo. Outro ponto positivo, é que é bem mais vazio que durante a primavera e verão. Como os caminho do jardim são estreitos, certamente, fora da alta temporada, a qualidade da sua visita será muito melhor.
E você, já conhece esse lugar maravilhoso?
Vale a pena reservar com antecedência:
2 Comments
MARCOS OLIVEIR
7 de fevereiro de 2020 at 12:29Oi, adorei a dica! Quero muito conhecer quando estarei em Paris (entre o dia 30/09 e 05/01). A minha dúvida é: você acha que é possível fazer Giverny e Palacio de Versalhes no mesmo dia? Eu iria de transporte público para os dois lugares. Bjs e obrigado!
Aline Dota Naganawa
10 de fevereiro de 2020 at 11:18Olá Marcos, infelizmente não é possível, você precisará de mais tempo. Separe no mínimo 1 dia para cada um desses passeios que você quer fazer.
Boa viagem! 🙂