Weikersheim é uma pequena cidade que fica no Estado de Baden-Württenberg e se destaca por fazer parte da Rota Romântica na Alemanha. Portanto, Weikersheim é uma das 29 cidades que compõe essa rota. Já conhecemos outras cidades da rota romântica alemã, como: Rothenburg ob der Tauber, Würzburg, Tauberbischofsheim, Röttingen, Dinkelsbühl, Nördlingen, Schwangau e o Castelo de Neuschwanstein e Füssen.
A primeira menção à Weikersheim aconteceu em 837. Por volta de 1314, ganhou direitos de cidade e foi construída uma muralha que protegia toda a cidade. Essa cidade medieval também possui muitas coisas preservadas, e vamos mostrar aqui todos os principais pontos turísticos para você conhecer.
É possível conhecer a cidade toda em meio período, mas claro que passar uma noite por lá pode ser muito agradável, principalmente nas estações quentes, onde é possível aproveitar o clima em uma dos diversos bares e restaurantes que ficam na praça principal.
O que fazer em Weikersheim
As principais atrações de Weikersheim ficam localizadas no Markt (praça principal). Além dessas atrações, vale a pena andar pelas estreitas ruas da cidade e descobrir as casas cheias de charme, flores e aproveitar o clima de cidade pequena.
Comece a visita pelo antigo portão de entrada da cidade, ele fica a poucos metros de distância da praça principal.
Gänsturm
A Gänsturm, a torre gótica que fazia parte do portão de entrada da cidade, foi destruída nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial e reconstruída apenas em 2003. Hoje abriga o Stadtmuseum, o museu da cidade, onde os visitantes têm uma visão da história de Weikersheim.
Evangelische Stadtkirche St. George
Indo em direção a praça principal, o próximo ponto turístico de Weikersheim é a Evangelische Stadtkirche St. George (Igreja Protestante de São Jorge). Essa igreja em estilo gótico, foi construída entre 1419 e 1425. Ela está localizada já na praça e se destaca juntamente com as outras construções antigas da praça. Ao passar do tempo, ela foi ampliada até a forma que possui hoje.
Praça Principal
No lado sul da praça encontra-se a Rathaus, prefeitura da cidade, que foi construída entre 1709 e 1711. Além disso, bem no centro, uma fonte que foi construída em 1768, em estilo rococó, chama a atenção.
Tauberländer Dorfmuseum
No lado oposto ao da prefeitura, encontra-se o Tauberländer Dorfmuseum, um museu que conta como era, no passado, a vida rural na região. Esse museu fica no antigo prédio de armazenamento de grãos, que data do século 16.
O Tauberländer Dorfmuseum abre de 01 de abril à 31 de outubro, todos os sábados, domingos e feriados. Funciona das 13:30 às 17 horas e a entrada custa 3 euros por pessoa.
Schloss Weikersheim
Uma das principais atrações de Weikersheim é o palácio. O Schloss Weikersheim, foi construído no século 16. Essa construção renascentista era a residência dos condes Von Hohenlohe. É possível visitar o interior do palácio, que possui quartos bem decorados e preservados. Um ponto alto do castelo são os jardins, construídos em estilo barroco, dizem que foram inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes, na França.
Curiosidade: no jardim encontram-se diversas estátuas. Mas algumas delas foram feitas em homenagem aos trabalhadores do palácio, como o cozinheiro e a governanta.
No palácio também tinha uma exposição sobre alquimia, já que o conde Wolfgang II Von Hohenlohe, que morou no palácio, possuía um laboratório lá. A exposição é bem interessante.
Existem 2 tipos de ingressos para o Schloss Weikersheim, o mais completo engloba o interior do palácio e os jardins, e é realizado através de um tour guiado. Ele custa 6,50 euros por pessoa.
Com o outro ingresso, pode-se visitar apenas os jardins e o pátio interno do palácio. Ele também dá direito à exposição de alquimia. O ingresso apenas para os jardins custa 2,50 euros no período de 01 de novembro à 31 de março e 3,50 euros no período de 01 de abril à 31 de outubro.
O horário de funcionamento do palácio é de 01 de novembro à 31 de março das 10 às 17 horas e de 01 de abril à 31 de outubro das 09 às 18 horas. O palácio abre diariamente.
Dicas extras para planejar sua viagem
Encontramos bem perto da praça principal de Weikersheim, uma estação para carregar as bicicletas elétricas. Uma das formas de fazer a Rota Romântica na Alemanha é de bicicleta, e para quem escolhe a bicicleta elétrica, Weikersheim pode ser um ponto de parada estratégico.
Se estiver fazendo a rota romântica de carro, tem um estacionamento bem perto da praça principal. O legal de estacionar ali, é que a entrada pra cidade é feita através de uma das entradas antigas e é possível ver um pedaço do antigo muro da muralha.
Se estiver planejando sua viagem pela Rota Romântica na Alemanha, coloque Weikersheim no seu roteiro. Além de charmosa e linda, possui pontos turísticos interessantes e tem ótimos vinhos! Não deixe de provar o vinho branco Riesling!
No Comments