Riga é a capital e maior cidade da Letônia. Foi uma grata surpresa para nós, por isso separamos 15 Pontos turísticos em Riga para você conhecer e aproveitar a cidade. A Letônia, junto com Estônia e Lituânia formam os Países Bálticos. Conhecemos a cidade durante nosso roteiro pelos Países Bálticos. Viajamos entre os países bálticos de ônibus e foi uma viagem segura, tranquila e sobretudo, econômica.
Considerada uma cidade desde 1201, Riga possui atualmente, cerca de 639.600 habitantes (dados oficiais de 2016). A língua oficial de Riga e de toda a Letônia, é o letão, mas não tivemos nenhum problema em nos comunicar em inglês por lá. Desde janeiro de 2014, a moeda oficial do país é o euro. O centro histórico de Riga foi declarado Patrimônio da UNESCO desde 1997, e a cidade se destaca pela sua arquitetura Art Nouveau. Ficamos apenas 1 dia na cidade, mas listamos 15 pontos turísticos em Riga para conhecer, principalmente quando se vai pela primeira vez à cidade.
Encontre as melhores hospedagens em Riga com os melhores preços
15 Pontos turísticos em Riga
Catedral de Riga
A catedral se encontra na praça principal. Começou a ser construída em 25 de julho de 1211. A última grande restauração, quando a catedral adquiriu a forma que tem hoje, aconteceu no final do século 19. Ela é considerada a maior igreja medieval da Letônia e dos países bálticos. Atualmente, a catedral é um dos principais locais para concertos em Riga.
Igreja de São Pedro
A Igreja de São Pedro é a igreja mais alta de Riga e um excelente representante do estilo gótico do século 13. Começou a ser construída em 1209, e na época sua torre era de madeira. Em junho de 1941, durante a 2ª Guerra Mundial, a torre e o telhado da igreja pegaram fogo, e a igreja ficou completamente destruída.
Sua restauração se iniciou em 1954, com a reconstrução do telhado. Em 1967, a sua torre começou a ser reconstruída. A restauração da torre foi totalmente concluída em 1973, e agora tem 123 metros de altura. Pode-se subir no topo da torre e essa é a grande atração da Igreja de São Pedro.
E tenho uma coisa muito interessante para contar, para subir na torre é possível utilizar um elevador. Isso facilita muito! Alguns pedaços da subida são necessários fazer de escada, mas é muito tranquilo. E se quiser, pode fazer todo o trajeto de escada.
Atrás da Igreja de São Pedro fica uma estátua dos Músicos de Bremen, um conto dos alemães Irmãos Grimm.
Biblioteca Nacional da Letônia
Inaugurada em agosto de 2014, a biblioteca tem como objetivo acumular e preservar obras literárias nacionais e internacionais, e garantir que o público em geral tenha acesso. Atualmente, cerca de 4 milhões de obras se encontram na biblioteca, a maioria delas publicações letãs e sobre a Letônia.
A grande atração é o prédio por fora, que tem uma arquitetura moderna. Se você não tiver a intenção de visitar a biblioteca por dentro, o melhor lugar para vê-la é de cima da torre da Igreja de São Pedro.
Câmara Municipal
A Câmara Municipal da cidade, que fica numa praça, foi totalmente destruída durante a 2ª Guerra Mundial, e reconstruída posteriormente. A praça da Câmara é o lugar onde, há 500 anos, a árvore de Natal da cidade foi acessa. E nessa praça é montada a árvore de Natal todos os anos.
A Casa dos Cabeças Negras
Esse edifício é um dos cartões postais de Riga, e fica localizado próximo a Câmara Municipal. Foi construído em 1334, e renovado diversas vezes, tendo sua última grande renovação em 1999. Originalmente, tinha a função de promover as atividades empresariais da cidade, era o local que reuniu os comerciantes, por muitos séculos. Esses comerciantes, normalmente jovens e solteiros, se tornaram conhecidos pelo seu entusiasmo em promover eventos, festas e celebrações. Logo o edifício se transformou em um dos principais espaços culturais da cidade.
Hoje, a House of Blackheads é aberta ao público, de terça-feira a domingo das 11 às 18 horas. Os visitantes podem entrar até as 17 horas e durante a visita descobrirão mais sobre a história desse edifício histórico.
Três irmãos
Essas 3 casas vizinhas, são as 3 habitações mais antigas de Riga. O nome “Três Irmãos” foi dado há muito tempo, pois acredita-se que elas tenham sido construídas por pessoas da mesma família.
A casa número 17 era habitada por artesãos e usada para produção e comércio. Construída por volta de 1490, sem muitos embelezamentos, mantem sua aparência histórica até hoje. A casa do meio é a mais bonita e foi construída em 1646. A casa número 21 também foi construída no século 16.
Casa do gato
A Cat House foi construída em 1909, e na época foi um escândalo na cidade, justamente por causa do gato no telhado. O prédio pertencia a um rico comerciante letão, que não foi admitido na Grande Gilda, uma espécie de associação de comerciantes da cidade. Com ressentimento por não ter sido aceito, colocou no telhado um gato com a bunda virada para o prédio da Grande Gilda. Atualmente, um restaurante funciona no andar térreo e nos outros andares, ficam escritórios.
Perto da Cat House fica a praça Līvu, uma praça cheia de comércio e restaurantes.
Ópera e Ballet Nacional da Letônia
O imponente prédio branco onde fica o teatro da cidade foi aberto em 1923. Nele, uma média de 6 novas produções são apresentadas por ano, sempre mantendo um equilíbrio entre peças de ópera e ballet.
Parque Kronvalda
Esse parque fica bem em frente a Ópera Nacional, tem 11,92 hectares e possui um canal que corta ele ao meio. Visitamos Riga no mês de maio, quando as temperaturas estavam agradáveis e o dia bem longo. Aproveitamos para passear por lá, ver os jardins floridos e curtir o clima da cidade.
Monumento da Liberdade
Esse monumento foi inaugurado em 18 de novembro de 1935 e foi financiado por doações da população. A obra de 42,7 metros de altura é o símbolo da nação letã pela liberdade e independência.
Catedral da Natividade de Cristo de Riga
Essa é a maior igreja ortodoxa da cidade, começou a ser construída em julho de 1876 e foi inaugurada oficialmente em outubro de 1884. No início dos anos 60, durante a era soviética, a catedral foi convertida em planetário e passou a se chamar Casa da República do Conhecimento.
Uma restauração para voltar a ser uma igreja começou no final dos anos 90, e ela foi consagrada novamente em maio de 2000.
Para chegar à catedral, basta seguir a avenida que fica atrás do Monumento da Liberdade. A catedral tem uma arquitetura incrível.
Castelo de Riga
O castelo de Riga começou a ser construído em 1330, mas devido a várias batalhas, foi por diversas vezes, destruído e reconstruído. Em 1922, tornou-se residência oficial do presidente da Letônia. Durante a era soviética, o castelo abrigou a organização dos jovens pioneiros, e ficou conhecido como Castelo dos Pioneiros. Em 1995, voltou a ser residência oficial do presidente da Letônia.
O castelo fica às margens do rio e é todo cercado. A melhor vista que se tem dele, é do outro lado do rio.
Museu Nacional de arte da Letônia
Esse é o mais importante museu de artes do país. O museu que conta com 2 andares, foi reaberto em 2016, após uma modernização do prédio, deixando-o ainda mais bonito. A nova exposição permanente do museu conta com obras que representam a arte letã nos séculos 19 e 20.
Mercado Central de Riga
O Mercado Central de Riga começou a ser construído em 1924. A grande inauguração e a comemoração da abertura do maior e mais moderno mercado do país, aconteceu em 1930. Durante a 2ª Guerra Mundial, 2 pavilhões do mercado foram usados pelos alemães como oficina para conserto de automóveis, e lá eles também armazenavam lenha. Após a guerra, o local voltou a ser um mercado para comércio de alimentos. Em 1997, ele foi listado juntamente com o centro histórico da cidade como Patrimônio da UNESCO. Lá é um local que você encontrará produtos de produtores locais e produtos bastante consumidos na Letônia.
Entre os produtos, tente provar o peixe defumado e os queijos frescos. Mas os cheiros e cores de todos os produtos são muito convidativos. Por lá, encontrará muitos locais fazendo suas compras. O mercado fica ao lado da estação rodoviária, e como foi lá que chegamos em Riga, já aproveitamos para ir ao mercado almoçar.
Comemos num lugar simples, e provamos peixe defumado e um caldo de peixe que estava delicioso.
Torre e Muro antigos
Caminhando pelas ruas de Riga, ainda encontramos a torre e um pedaço do muro que cercava e servia de proteção para a cidade na época medieval. A dica é, além de visitar os pontos turísticos citados, caminhar sem pressa pelas ruas de Riga, conhecendo e descobrindo cada cantinho da cidade.
Acabamos o dia de passeio em Riga com um maravilhoso pôr do sol às margens do rio.
Agora que já temos os 15 Pontos turísticos em Riga para conhecer, ficou mais fácil de montar seu roteiro pela cidade. Aproveite o melhor de Riga!!
2 Comments
Rui Tiago
24 de junho de 2019 at 05:57Olá Aline.
Que empresa de transporte usou para se deslocar entre os países bálticos?
obrigado!
Aline Dota Naganawa
27 de junho de 2019 at 06:22Olá Rui, nesse post https://www.contandodestinos.com/2018/06/quanto-custa-viajar-pelos-paises-balticos.html conto como foi nosso deslocamento entre os países Bálticos 😉