Uma das atrações turísticas de Bruxelas é o Museu Real das Forças Armadas. Ele fica no lindo Parque do Cinquentenário, que também vale muito a pena conhecer. Esse museu conta a história militar da Bélgica, e tem muito material exposto. Portanto, se está planejando visitar esse museu, separe meio período do seu dia, ele é grande mesmo.
Quando chegamos a atendente nos disse que a visita dura cerca de 2 horas. Ficamos 3 horas e confesso que algumas coisas não vimos detalhadamente. Então, se você gosta de visitar museus e ver todos os detalhes, se prepare!
Veja nosso post com dicas dos melhores lugares para se hospedar em Bruxelas
Um pouco sobre o Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas
O museu começou em 1910, quando o oficial Louis Leconte reuniu cerca de 900 objetos que ilustravam o passado militar da Bélgica, para serem exibidos numa feira mundial que aconteceu em Bruxelas. A exposição foi um sucesso e as autoridades decidem manter a coleção e alojá-la nos antigos prédios da Academia Militar.
Logo após a 1ª Guerra Mundial, a coleção cresceu através de doações inclusive de governos estrangeiros. Durante a 2ª Guerra Mundial, os alemães ocuparam o museu e ele só reabriu após o fim da guerra.
Hoje, o Museu Real das Forças Armadas fica num prédio ao lado do arco do Parque do Cinquentenário e ocupa cerca de 40.000 m². A exposição do museu possui desde armaduras medievais até aviões mais atuais, veículos blindados, armas de fogo de várias épocas, uniformes militares, entre outros objetos.
Conheça também o Bastogne War Museum
Como foi nossa visita ao Museu Real das Forças Armadas
A visita começa com a exposição de objetos mais antigos, usados antes da 1ª Guerra Mundial. A exposição segue em ordem cronológica, passando pela 1ª e 2ª Guerra Mundial.
Para nós, a parte mais interessante foi um galpão enorme com diversos aviões militares.
Uma outra parte, expõe tanques de guerra:
Dica: Se você visitar o museu em dias frios, não guarde seu casaco no armário. Ele tem partes abertas, e partes sem aquecimento.
Nessa parte dos aviões, fica uma cafeteria que serve cafés, cervejas e lanches. É uma boa ideia fazer uma pausa por lá, pois o museu é muito grande.
A entrada nos dava direito a subir no arco, e de lá se tem uma linda vista da cidade.
Antes de subir, passamos por uma exposição de armaduras.
Durante nossa visita à Bruxelas, fizemos um tour de degustação de cerveja belga.
Informações sobre o Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas
Endereço: Parque Cinquentenário – Rua des Ménapiens 18
O museu disponibiliza estacionamento grátis.
Para chegar utilizando o transporte público, são várias opções. Se optar pelo metrô, pega as linhas 1 ou 5 e desça na estação Merode ou Schuman. Se optar pelo ônibus, as linhas 22, 27 e 80 passam por lá, desça no ponto Merode. As linhas 12, 21, 36, 60 e 79 também passam, desça no ponto Schuman. Ainda tem a opção de ir de elétrico, pegue o 61 ou o 81 e desça no ponto Merode. Em qualquer desses pontos, ainda é preciso fazer uma caminhada de 10 minutos até o museu.
O museu abre de terça-feira a domingo das 9 às 17 horas e fica fechado todas as segundas-feiras.
O museu possui armários, para utilizar basta colocar uma moeda de 1 euro, que será devolvida quando você abrir o museu novamente.
O ingresso custa 5 euros por pessoa.
Nós gostamos bastante de visitar o museu e achamos a exposição muito interessante. Como falamos anteriormente, separe bastante tempo para visitar o Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas, vai valer a pena!
No Comments