Para começar, é preciso falar que Porto é uma cidade imperdível para quem visita Portugal. Tem um clima especial, o rio Douro embeleza a cidade, a incrível e enorme ponte D. Luís, o vinho do Porto e todas as suas variações, além de uma culinária deliciosamente rica. E ainda tem a Livraria Lello.
Se está planejando sua viagem para Porto a Livraria Lello é um lugar imperdível e vou te dar 5 motivos para você visitar a livraria mais bonita de Portugal. Incluir a livraria no seu roteiro por Porto, vai deixá-lo ainda mais bonito e agradável. Você também pode ver como foi nosso roteiro de 1 dia em Porto e tudo que fizemos por lá. Também tivemos um jantar maravilhoso no restaurante DOP e já contamos tudo por aqui.
5 motivos para visitar a Livraria Lello
História
A história da livraria é antiga e remonta ao ano de 1881. José Lello se mudou para Porto e abriu a sua primeira livraria e editora com o seu cunhado. Após a morte do cunhado, José Lello constituiu sociedade com seu irmão, Antônio Lello, e surgiu a José Pinto de Sousa Lello & Irmão.
O amor que os irmãos Lello tinham pelos livros e pela cultura deu origem a edições especiais, com números reduzidos de exemplares, produzidos na editora. Então, a editora e livraria foi se tornando cada vez mais importante para a cidade.
Em 1906, foi inaugurado o espaço da livraria onde ela ainda se encontra hoje, e qual podemos visitar. Em 1919, passou a se chamar Livraria Lello & Irmão.
Arquitetura
A Livraria Lello também se destaca pela arquitetura do seu prédio. O responsável por essa arquitetura, foi Francisco Xavier Esteves, que estudou na Academia Politécnica do Porto.
Na fachada, de estilo neogótico, destacam-se duas figuras, que simboliza a Arte e a Ciência. Olhando para a frente do prédio, podemos ver do lado direto uma figura segurando um dos símbolos da antropologia, que representa a ciência. Já do lado esquerdo, podemos ver uma figura segurando uma escultura, que representa a arte.
Aproveite para ver nosso roteiro do que fazer em Porto, Portugal
Parte interna da Livraria
O ambiente interno da livraria é incrivelmente lindo e muito detalhado. Logo que se entra é possível ver espalhados pela sala, bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como: Eça de Queiros, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, entre outros.
Mas o que mais chama a atenção de todos que entram na livraria é a escadaria.
Subindo as escadas, é impossível não notar o teto detalhado. Parece detalhes feitos em madeira, mas na verdade, é gesso pintado.
O vitral que mede 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, também se destaca no teto do segundo andar da Livraria Lello. Entrelaçado com o símbolo dos irmãos Lello está a escrita “Decus in labore”, que significa dignidade no trabalho.
Harry Potter
Mas o que a famosa história do bruxo Harry Potter tem a ver com a livraria? Bem, a história é a seguinte: no início dos anos 90, enquanto escrevia o primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, a escritora J. K. Rowling morou na cidade de Porto. Ela escrevia durante o dia e dava aulas de inglês a noite. Ela frequentava a Livraria Lello e dizem que se inspirou na escadaria da livraria para descrever a escadaria de Hogwarts, a escola de bruxaria.
Há pouco tempo a escritora falou que não foi da Livraria Lello que ela teve a inspiração da escadaria. Mas de qualquer forma, continua valendo a pena a visita.
Uma das livrarias mais bonitas do mundo
Não é à toa que a Livraria Lello é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo. E vocês podem comprovar isso por tudo que descrevi acima e pelas lindas fotos. Pessoalmente, a livraria é ainda mais linda que pelas fotos. Sem dúvida, é um dos pontos turísticos imperdíveis em Porto.
Como visitar a Livraria Lello
Devido a grande quantidade de turistas que visitam a livraria diariamente, foi implantada uma taxa de entrada. Mas pensando também em estimular a cultura, o valor dessa taxa pode ser abatido na compra de um livro.
Visitar a livraria é realmente incrível, mas tenha em mente que muitos turistas também querem fazer essa visita, portanto, ela está sempre muito cheia. Tente ir logo no horário de abertura, para, se possível, tirar fotos na escadaria sem muitas pessoas.
Para ajudar, você pode comprar a sua entrada da livraria com antecedência, pelo site. O valor da entrada é de 5 euros e ele poderá ser usado como desconto na compra de um livro. É aceito apenas um voucher por livro. Mas comprar o voucher online não dá direito a entrada prioritária. Você ainda precisará pegar a fila para entrar na livraria.
Se preferir comprar a entrada no momento da visita, não tem problema. Apenas é necessário ir à loja que fica ao lado da livraria para comprar sua entrada. O valor é o mesmo. Nesse local, é possível também guardar mochilas em armários, pois eles pedem para não entrar com mochilas grandes na livraria.
Após comprar o ingresso, também é necessário pegar a fila para entrar na livraria. Eles controlar a quantidade de pessoas dentro da livraria, pois ela não é muito grande.
Quando fomos, tinha uma fila razoável, mas esperamos e valeu muito a pena. Gostei muito de visitar a Livraria Lello e conhecer esse local tão especial.
Informações importantes para visitar a Livraria Lello
Endereço: Rua das Carmelitas, 144 – Porto
A livraria abre diariamente das 9:30 às 19:30.
A entrada custa 5 euros por pessoa.
E você, já conhece a Livraria Lello em Porto?
Planejando sua viagem para Porto? Tenho certeza de que esses posts irão te ajudar:
7 Comments
Cláudio Gomes
20 de julho de 2019 at 14:11Gosto muito da cultura ocidental, especialmente das suas construções medievais. Espero um dia poder conhecer de perto, começando por Portugal.
Aline Dota Naganawa
21 de julho de 2019 at 06:47Portugal é um país incrível! 🙂
Elianete C A Pinto
2 de setembro de 2019 at 15:15Sim, já conheço essa maravilhosa livraria. Meus pais tinham a coleção Lelo Universal e nela eu fazia minhas pesquisas para trabalho escolar. Incrivelmente a única pessoa que conheçi que também tinha a mesma coleção foi meu sogro. Nossa edição era bem antiga com escrita ainda com ph no lugar do f. A do meu sogro era mais moderna. Descobrimos a livraria por acaso, andando pela cidade do Porto. Foi mto emocionante e a livraria é belíssima
Aline Dota Naganawa
3 de setembro de 2019 at 09:42Nossa, que legal Elianete! Essa livraria é um lugar imperdível em Porto! 🙂
Roberto S. Ávila
28 de maio de 2020 at 13:54Ñão somente visitei…como também adquiri..livros e dicionários…é um monumento mui lindo como em todo Portugal e tudo muito bem conservado. Parabéns aos prprietários e aos irmãos portugueses
Cristiane
20 de novembro de 2019 at 17:33Meu sonho de consumo conhecer Portugal, e esta livraria lindamente perfeita, amei a história dela. Se tivesse uma oprtunidade de como ir para Portugal….aceito humildemente orietação. Grata. ❣
Alberto
24 de novembro de 2019 at 22:04Conheci há poucos dias. Realmente faz jus ao título de mais bela livraria do mundo.