O Fotografiska é o museu de fotografia de Estocolmo, capital da Suécia. Ele foi inaugurado em 20 de maio de 2010, e desde essa data expõe fotografias de profissionais renomados e também dos que ainda são desconhecidos. O museu fica num prédio antigo de estilo industrial que data de 1906. Esse prédio foi utilizado no passado para controle aduaneiro de mercadorias. A fachada de tijolo é original do prédio, mas o interior foi reformado para abrigar o museu.
O Museu de Fotografia fica um pouco distante do centro histórico de Estocolmo e dos outros pontos turísticos, mas vale a pena ir até lá. Existe transporte público para te levar até o museu, que explicarei mais para frente. O Fotografiska também tem um amplo horário de funcionamento, com isso é mais fácil encaixa-lo no seu roteiro.
Encontre os melhores hotéis em Estocolmo com os melhores preços
Fotografiska – O Museu de Fotografia
As fotografias do museu estão expostas em 2 andares. Começamos a visita vendo algumas fotos de artistas, cantores, modelos famosas. E também outras fotos com modelos não tão conhecidos.
No segundo andar estavam 2 exposições interessantes. Uma delas eram fotos que se pareciam com pinturas antigas, e algumas delas realmente pareciam pinturas, mesmo vendo de perto.
Uma outra exposição mostrava lugares com fotos de cima. Algumas fotos foram feitas de tão longe que o local também parecia uma pintura. Como essa foto de uma plantação:
Li em alguns lugares que o restaurante que existe dentro do Fotografiska era imperdível, portanto, fomos conferir. Não tínhamos reserva, mas antes de começar a visita ao museu, fomos até o restaurante e conseguimos reservar uma mesa para o jantar.
A proposta do restaurante é ótima, alimentos frescos, orgânicos e naturais, e quase todos os pratos do cardápio podem ser vegetarianos. Mas não achei o restaurante tão imperdível assim, a experiencia foi interessante, mas os sabores não são muito especiais. E se resolverem testar, preparem o bolso, ele é bem caro. Os pratos são pequenos e eles orientam pedir 4 pratos por pessoa. Cada prato no jantar custa cerca de 135 coroas suecas, o que daria um total de 540 coroas suecas, com bebidas a parte. O restaurante tem uma linda vista de Estocolmo, isso se você conseguir uma mesa na janela, porque senão, isso não fará diferença no seu jantar.
O Museu de Fotografia também um café no ultimo andar do prédio, e que também possui a mesma vista de Estocolmo que o restaurante.
Leia nosso post com informações importantes para planejar sua viagem para Estocolmo.
Informações sobre o Museu de Fotografia
Como já citei, o horário de funcionamento do museu é amplo. Ele está aberto de domingo a quarta-feira das 09 às 23 horas e de quinta-feira a sábado das 09 à 01 hora.
O restaurante funciona de segunda-feira a sábado das 17 as 23 horas e o café de segunda-feira a domingo das 09 às 21 horas.
Quando estiver planejando sua viagem, confirme no site oficial os horários de funcionamento.
O museu é acessível para deficientes, e possui um elevador que vai até o último andar. É proibida a entrada de cachorros. No subsolo, existem armários disponíveis gratuitamente.
O valor da entrada para o Fotografiska é de 145 coroas suecas. Você pode comprar na hora ou antecipadamente pelo site oficial do museu.
A entrada ao Museu de Fotografia é gratuita com o Stockholm Pass.
Levamos cerca de 1 hora e 30 minutos para visitar o museu todo, sem contar o tempo de jantar.
Como chegar ao Fotografiska
Endereço: Stadsgårdshamnen 22
Você poderá ir de carro ou de bicicleta, o Fotografiska possui estacionamento e locais para parar bicicletas.
Para chegar ao museu utilizando o transporte público, a estação mais próxima é a Slussen. Lá passam as linhas de metrô 13 e 14 – vermelha e as linhas 17, 18 e 19 – verde, elas saem de Gamla Stan, que é o centro histórico de Estocolmo. Descendo na estação Slussen, caminha-se cerca de 15 minutos a pé até o museu.
Uma outra boa opção é aproveitar o passeio no barco Hop On Hop Off e visitar o museu. O barco tem uma parada bem em frente ao museu, onde você poderá descer, visitar o museu e pegar o próximo barco.
Visitar o Fotografiska , o Museu de Fotografia de Estocolmo é uma atração que merece ser incluída no seu roteiro.
Veja outros passeios para fazer em Estocolmo
2 Comments
Marília Breite
31 de maio de 2018 at 04:18Obrigada pela dica Aline, eu vou adorar visitar esse museu quanndo for para a Suécia!
Aline Dota Naganawa
4 de junho de 2018 at 12:55Obrigada pela visita! 🙂