Já vou começar esse texto dizendo que 2 dias em Praga é pouco. Se puder, fique mais e não irá se arrepender. Tem muitas coisas legais para fazer por lá, muitas atrações, lugares para ver a cidade de cima, bares e restaurantes interessantes, além de também ter alguns lugares perto para fazer um passeio bate-volta, como Cesky Krumlov, que muitos optam por conhecer em 1 dia, fazendo o trajeto de trem.
Mas se você, assim como nós, tiver pouco tempo na cidade, também conseguirá conhecer bem Praga em 2 dias, visitar as principais atrações e aproveitar o melhor da cidade. Anote as atrações em Praga que mais lhe interessam e faça o roteiro no seu ritmo. O importante é se divertir, curtir o clima da cidade, conhecer as peculiares ruas de Praga e suas construções. A capital da República Tcheca é um encanto.
Veja o post completo com as melhores localizações para se hospedar em Praga
Roteiro de 2 dias em Praga
Dia 01
Igreja Nossa Senhora de Týn
Comece seu roteiro no centro histórico de Praga. A Igreja Nossa Senhora de Týn é um dos edifícios góticos mais importantes de Praga. Foi construída no final do século 14, e fica cercada por construções. Não se consegue ver a entrada dessa igreja. Para entrar, é preciso atravessar esses arcos da frente, como se fosse entrar em alguma loja, e encontra-se a entrada da igreja.
Orloj – Relógio Astronômico
Um dos monumentos mais importantes de Praga, foi construído em 1410, e colocado na torre da antiga Câmara Municipal da cidade. De hora em hora, os 12 apóstolos saem por uma janela e desfilam para os turistas. O espetáculo inclui ainda 4 estátuas que representam a morte, um homem turco, a avareza e a vaidade.
Atualmente, o relógio está sendo restaurado, portanto, não está funcionando. Mas vale a pena passar na frente e ver esse ponto turístico de Praga.
Cemitério Judeu
Depois de conhecer um pouco o centro histórico, siga para o antigo bairro judeu, o Josefov. Lá fica o cemitério judeu, que provavelmente, foi estabelecido nesse local no século 15. Por um período, os judeus da cidade só podiam ser enterrados nesse cemitério. Com o passar do tempo, o espaço acabou e a solução que encontraram foi colocar uma camada de terra por cima das lápides existentes, e enterrar mais pessoas em cima. Isso aconteceu diversas vezes. O cemitério foi desativado no século 19. Hoje é possível ver lápides por cima do muro.
Sinagoga Espanhola
Existem outras sinagogas, mas essa chama a atenção pelo seu estilo mourisco e foi construída em 1868. Existe um ingresso que dá direito a visitar as sinagogas e o cemitério judeu.
Estátua Franz Kafka
Bem ao lado da Sinagoga Espanhola fica uma estátua em homenagem ao escritor Franz Kafka, que nasceu em Praga em 1883. Vale passar por lá e garantir um a foto.
Torre da Pólvora
Essa torre é uma das portas que marcavam a entrada para a cidade antiga de Praga, a Torre da Pólvora. Essa torre em estilo gótico foi construída em 1475 e antigamente, serviu para armazenar pólvora, e é daí que veio o seu nome. É possível subir na torre, a entrada custa 100 coroas tchecas e de lá se tem uma vista do centro histórico de Praga.
Estate Theatre
Aproveite que perto da Torre Pólvora fica o Estate Theatre, um teatro em estilo clássico construído em 1783, onde Wolfgang Amadeus Mozart estreou sua ópera Don Giovanni. Hoje, acontecem apresentações de teatro, ópera e balé.
Praça Wenceslau
Perto do Teatro fica a Praça Wenceslau, um dos pontos mais importantes de Praga. Essa praça já presenciou muitas manifestações do povo. Uma estátua de São Wenceslau fica no meio da praça, em frente ao magnífico prédio do Museu Nacional.
No caminho para a próxima atração fica outra homenagem para o escritor Franz Kafka. Uma estátua que tem 42 faixas de ferro, forma o rosto do escritor.
Se estiver com fome, perto dessa parte do trajeto tem uma boa dica. O Café Louvre é um dos cafés mais importantes de Praga e foi inaugurado em 1902. Tem um ambiente agradável e é frequentado por turistas e por locais. Você pode fazer uma parada nesse café para fazer um lanche ou uma refeição completa. Fiz um post completo sobre o Café Louvre de Praga, o local que foi frequentado por Franz Kafka e Albert Einstein.
Teatro Nacional
Chegando perto do rio Moldava, encontramos o Teatro Nacional. O teatro mais importante da República Tcheca foi inaugurado em 1881. Com um interior ricamente decorado, ainda são apresentadas óperas, peças de teatro e balé. Assistir um espetáculo nesse teatro deve ser incrível.
Caminhe pelas margens do rio Moldava e siga até o Prédio Dançante.
Prédio Dançante
A arquitetura desse prédio difere dos demais prédios que o cercam, mesmo assim não deixa de ser interessante. No local que ele se encontra, caiu uma bomba durante a 2ª Guerra Mundial, destruindo o prédio que existia. O local ficou vazio, até que entre 1994 e 1996, foi construído o Prédio Dançante.
Os arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry fizeram uma espécie de homenagem ao casal de dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers, e se você observar, o prédio tem o formato de 2 corpos dançando.
É possível subir no topo do prédio, lá existe um bar e restaurante, onde você pode fazer uma refeição com uma vista linda de Praga. Mas se não quiser ir no restaurante, o lugar mais legal do topo do prédio é o terraço. Para acessar o terraço paga-se uma pequena taxa ou você tem a opção de comprar uma bebida e poder acessa-lo. A bebida pode ser um drink, uma cerveja, um chá ou um café. Fizemos isso, pegamos um café e fomos para o terraço. A vista de cima é linda e se estiver perto do horário do pôr do sol, não perca essa oportunidade. Praga fica ainda mais bonita.
No Prédio Dançante existe também um hotel, o Dancing House Hotel.
Veja no mapa abaixo o resumo do 1º dia em Praga, parece muita coisa, mas com pausas para descanso, você conseguirá fazer todos esses pontos turísticos tranquilamente.
No 1º dia já conseguimos abranger muitos pontos turísticos importantes da cidade. Aproveite a noite bebendo uma boa cerveja tcheca em um dos muitos bares de Praga. No próximo post, contaremos as atrações do 2º dia do roteiro de 2 dias em Praga.
Veja aqui o roteiro do 2º dia em Praga
1 Comment
Leonardo
23 de setembro de 2019 at 08:27Nao consegui navegar até o post do 2o dia. Estou usando o celular. Amanhã tratarei o do primero dia. Obg pelas dicas.