Guararema está localizada a poucos quilômetros da cidade de São Paulo. Cheia de muito verde, ilhas naturais repletas de peixes, animais silvestres, banhado pelo rio Paraíba do Sul, a cidade tem muitos atrativos. Ela é conhecida por muitos pelo Natal Iluminado, quando a cidade toda é enfeitada com material reciclado que é arrecadado durante todo ano. Mas nesse post vou te dar motivos para visitar Guararema mesmo fora do período natalino.
A história de Guararema começou em 1875, quando Dona Laurinda de Souza Leite, presenteou uma ex-escrava, Maria Florência, com um quinhão de terra que ficava situado às margens do rio Paraíba. Maria Florência decidiu construir uma capela para o santo de sua devoção, São Benedito. Com o auxílio de outras pessoas, a capela foi terminada e outros moradores foram se estabelecendo ao redor da capela, e assim se formou o vilarejo que recebeu o nome de “Guararema”, que significa em tupi guarani, Pau D’Alho, devido a abundancia dessa árvore na região.
Apesar de pequena, a cidade tem construções históricas, como igrejas construídas em meados do século XVII, que foram tombadas pelo Patrimônio Histórico, a Estação Ferroviária construída no final do século XIX e uma ponte de ferro inglesa da mesma época da estação. Além disso, o artesanato é um dos produtos locais e vale levar uma lembrancinha de lá. Então, vamos descobrir o que fazer em Guararema.
O que fazer em Guararema
Começamos nosso passeio andando pela margem do rio Paraíba e encontramos uma capivara se refrescando nas águas do rio.
Mais para frente tinha um ponto de observação, onde podemos observar um pouco natureza. Nessa parte encontramos uma ilha de Guararema, é só atravessar a ponte e aproveitar o verde.
Igreja Matriz de Guararema
Continuando o passeio, chegamos na catedral de Guararema. A igreja de São Benedito, construída pela Maria Florência, foi ampliada em 1890. Em 1954, ela foi demolida para a construção da nova igreja Matriz de Guararema. Ao redor da igreja foi construída uma praça, a Praça 9 de Julho.
Pátio Zé da Bala e Travessia Dona Victoria
Nesse local são encontrados painéis que reconstroem parte da história da cidade. Esse lindo pátio homenageia o farmacêutico José Ferreira de Andrade, que ficou conhecido por sempre ter balas nos bolsos para distribuir para as crianças, por isso Zé da Bala. A Travessia Dona Victória é uma homenagem à esposa do Zé da Bala, que foi sua companheira pela vida toda.
Centro artesanal Dona Nenê
Passando pelo pátio Zé da Bala e pela Travessia Dona Victória, chega-se ao Centro Artesanal Dona Nenê. O centro artesanal foi construído pela prefeitura da cidade para proporcionar aos artesãos de Guararema a oportunidade de comercializar seus produtos. São 21 artesãos que dividem o espaço e lá podemos encontrar diversos produtos artesanais. Em uma das lojas, provei diversos tipos de paçoca e foram as melhores que já comi. Também aproveitei para comprar presentinhos artesanais, lá estão expostas pecas lindas.
Ilha grande
Não chegamos a ir, mas uma das atrações de Guararema é a Ilha Grande. É uma ilha do rio Paraíba do Sul e fica localizada no centro da cidade. O espaço, que totaliza 400 metros, possui trilhas que percorrem toda a ilha, playground, área para prática de exercícios físicos e muito verde.
Passeio no Trem de Guararema
Guararema ainda guarda esse lindo passeio. O passeio no Trem de Guararema é lindo e imperdível. Ele sai da estação de trem de Guararema e vai até a Vila Luís Carlos, numa locomotiva de 1927 que hoje, é a maior locomotiva a vapor em funcionamento no Brasil. Escrevi um post completo sobre nosso passeio, e tudo que você precisa saber para fazer o passeio no Trem de Guararema.
Igreja Nossa Senhora da Escada
Se ainda sobrar um tempinho em Guararema, vale a pena esticar até um bairro chamado Freguesia da Escada. Ele fica a 3,5 quilômetros do centro da cidade, e conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Escada. Em 1732, os jesuítas construíram uma capela onde hoje se encontra a atual igreja. Resistindo às ações do tempo, a igreja sobreviveu. Passou por reformas e ampliações, até que em 24 de janeiro de 1941, foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Essa charmosa igreja, em estilo barroco e com cara de construção da época do Brasil colonial, é a única igreja do Brasil que possui a imagem de São longuinho em altar, o santo conhecido popularmente como Santo dos objetos perdidos.
Guararema guarda lindas surpresas para seus visitantes, passar um dia por lá, com certeza, será muito agradável.
2 Comments
Inês
24 de março de 2019 at 18:59Acho Guararema uma cidadezinha encantadora cheia de atrativos mesmo indo várias vezes, sempre que posso vou pra lá.
Aline Dota Naganawa
25 de março de 2019 at 06:06Uma delícia passear por lá! 🙂