Cerca de 100 quilômetros de distância de Praga, se encontra uma cidade chamada Pilsen. Nela está localizada a cervejaria Pilsner Urquell, que produz a cerveja de mesmo nome. Foi lá que surgiu a cerveja pils ou pilsen, um dos tipos de cerveja mais consumidos no mundo e o mais consumido no Brasil.
A população de Pilsen já consumia cerveja desde 1295, mas a qualidade da cerveja variava muito. Já no século 19, a combinação do lúpulo, da água de Pilsen e de um malte mais claro, deu origem a lendária cerveja pilsen. Em 05 de outubro de 1842, foi produzido o primeiro lote de cerveja na cervejaria Pilsner Urquell. Os famosos arcos da entrada da cervejaria foram construídos em 1892, para comemorar o aniversário de 50 anos da cervejaria.
Atualmente, são produzidas na fábrica cerca de 120 mil garrafas de cerveja pilsen por hora. Metade da quantidade de cerveja consumida na República Tcheca, é da Pilsner Urquell. É possível visitar a cervejaria, e já adianto que vale a pena, é surpreendente.
Vai se hospedar em Pilsen? Encontre aqui os melhores hotéis
Encontre os melhores hotéis em Praga
Visita à cervejaria Pilsner Urquell
A visita está disponível em diversas línguas, entre elas o inglês. Como essa atração é bastante procurada, aconselho comprar os ingressos do tour antecipadamente. Se deixar para comprar no local, pode ser que não tenha mais vaga no horário e língua que deseja.
No horário marcado, a visita começou. Ela começa com um pouco da história da cervejaria. Depois com um ônibus interno, fomos até a parte de engarrafamento das cervejas. Andando por lá podemos perceber o tamanho da fábrica, o local é enorme.
Uma parte interessante da visita é uma sensorial. Podemos tocar e provar o malte e o lúpulo. Também passamos por uma parte onde era produzida a cerveja antigamente, antes de toda a produção ser modernizada.
O ponto alto da visita fica para o final, um tour pelos tuneis e caves de armazenamento das cervejas. A área dos tuneis subterrâneos é enorme, como podemos ver nesse mapa:
Nessa área estão muitos barris que armazenam as cervejas. Eles são utilizados até hoje. E é esse o momento de provar a famosa pilsen. Ela é servida por uma torneira e sai direto do barril.
Essa cerveja que provamos direto do barril não é filtrada, e é uma delícia. Um pouco mais encorpada, mas ainda leve.
É incrível conhecer um local que é usado para armazenar cerveja por mais de 200 anos e funciona praticamente da mesma forma, apenas com algumas modernizações.
Uma coisa muito interessante que descobrimos durante a visita é que o local dos tuneis é tão grande que as pessoas poderiam se perder lá embaixo. Então, foi construído uma espécie de GPS, para sair da parte subterrânea era necessário apenas seguir o sentido que a água fluía, nessa valeta que está no chão a direta da foto.
Informações sobre a cervejaria Pilsner Urquell
As visitas acontecem todos os dias, e além dessa visita que fizemos existem outras, como a visita ao museu da cervejaria.
O tour que fizemos, se chama Pilsner Urquell, dura 100 minutos e custa 200 coroas tchecas. Esse tour ainda dá direito a uma degustação.
Você pode comprar os ingressos antecipados pelo site oficial.
Do outro lado a entrada da visita, fica a loja e o restaurante.
Na loja encontra-se produtos relacionados a cervejaria, como copos e canecas.
O restaurante é bem interessante e vale um almoço por lá. Peca uma Pilsner e um prato típico tcheco, como o goulash!
No Comments