Durante nosso roteiro de 1 dia em Sintra, visitamos a Quinta da Regaleira, e consideramos um dos lugares imperdíveis em Sintra. Se eu tivesse que escolher apenas um local para visitar em Sintra, seria esse, sem dúvida. Próximo ao centro histórico da cidade, é fácil chegar até a Quinta da Regaleira, mesmo a pé. O terreno da Quinta da Regaleira conta com 4 hectares, e neles encontramos um palácio, jardins lindos e enormes, lagos, grutas. Tudo por lá parece meio místico e existem pessoas que dizem que a Quinta está repleta de símbolos maçônicos.
A história do lugar começa em 1893, quando Antônio Augusto de Carvalho Monteiro adquiriu a propriedade. A construção da Quinta começou em 1904 e foi finalizada em 1910. Também em 1904, o rei Dom Carlos I nomeou Antônio Augusto como barão de Almeida.
Em 1997, a Câmara Municipal de Sintra, adquiriu a propriedade. E em 27 de junho de 1998, a Quinta da Regaleira foi aberta ao público.
Como foi a visita a Quinta da Regaleira
Enfrentamos uma fila grande para comprar os ingressos, então, minha dica é chegar bem cedo. Assim, evita-se filas. Não esqueça de pegar um mapa do local. A Quinta da Regaleira é bem grande, e um mapa é essencial para localizar os pontos de interesse.
Fomos direto para o Poço Iniciático. Um lugar interessante e místico. O Poço Iniciático tem a forma de uma torre invertida, e atinge 27 metros dentro da terra. São 2 acessos ao poço, um por cima dele, outro que começa já quase no meio, através de um curto túnel que fica no Portal dos Guardiães. Por esses 2 acessos é possível ir até o fundo dele. Mas a única saída lá embaixo, é através de um túnel que sai no Lago da Cascata. Dizem que o poço era um local onde se fazia rituais de iniciação maçônica, e dai surgiu o nome Poço Iniciático.
Passeamos pelos caminhos e pelos jardins, descobrindo grutas, torres, cantinhos escondidos, até chegar na capela.
A capela tem como destaque as cenas da Anunciação e Coroação de Maria. De estilo neomanuelino, o simbolismo da capela alude ainda à Ordem de Cristo, herdeira da missão Templária. A cripta da capela tem um túnel que a liga ao palácio.
Bem próximo a capela fica o Palácio da Quinta da Regaleira, que era a residência de veraneio da família Carvalho Monteiro. Durante a visita, podemos perceber que a decoração do palácio, também de estilo neomanuelino, era muito detalhada e rica.
Com a visita ao palácio, encerramos nosso passeio pela Quinta da Regaleira, pois ainda tínhamos muitos pontos turísticos de Sintra para conhecer. Mas esse é um lugar onde pode-se passar, facilmente, o dia todo, passeando e descobrindo cada cantinho especial. A Quinta da Regaleira também tem uma cafeteria, onde são servidas refeições.
Informações sobre a Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira fica aberta de 01 de abril a 30 de setembro das 09:30 às 20 horas, sendo a última entrada às 19 horas. De 01 de outubro a 31 de março, fica aberta das 09:30 às 18 horas, sendo a última entrada às 17 horas. O Palácio e a Capela fecham meia hora antes da Quinta.
Atenção, a Quinta fecha dia 24 e 25 de dezembro.
O valor da entrada é de 12 euros. Quem possui o Lisboa Card tem desconto de 20% no valor da entrada.
Site oficial da Quinta da Regaleira
No Comments