Um dos lugares que visitamos quando estivemos em Lisboa foi o Museu Nacional do Azulejo. Eu adoro o azulejo português, principalmente aquele branco e azul, que acho bem tradicional, e logo inclui o museu no roteiro. Esse museu é um dos mais importantes de Portugal, possui uma coleção única que é patrimônio cultural português, e ainda está instalado num prédio de 1509, onde funcionava o antigo Mosteiro da Madre de Deus.
A entrada para o Museu Nacional do Azulejo custa 5 euros, mas com o Lisboa Card ela sai de graça. Já fiz um post completo sobre o Lisboa Card aqui no blog, nós usamos e contamos nossa experiência. A visita começa com os azulejos mais antigos. Na segunda metade do século XV, começaram a serem usados os azulejos em Portugal. A partir do século XVI, o uso se difundiu pelo país.
Os azulejos portugueses receberam influencias espanholas e islâmicas, mas com o passar dos anos, foi ganhando uma identidade própria.


Os azulejos que eu gosto, esses brancos e azuis, começam a ser encontrados a partir do século 17.




São muitos painéis expostos, alguns com desenhos religiosos, outros com paisagens. São mais de 600 anos de história em azulejos.

A igreja do antigo mosteiro também está aberta para visitação. Os azulejos que decoram o prédio também fazem parte da exposição.




O destaque do museu é um painel que retrata Lisboa antigamente.


Na saída do museu existe uma lojinha com produtos lindos e peças delicadas de azulejos e cerâmica.

Existe também um lindo café, todo decorado com azulejos e com um jardim delicioso para tomar um cafezinho.
Informações sobre o Museu Nacional do Azulejo
Para chegar ao Museu Nacional do Azulejo facilmente utilizando transporte público, pegue uma dessas linhas de ônibus: 210, 718, 742, 759 ou 794. Desça na parada Igreja Madre de Deus e você estará em frente ao museu.
O valor do ingresso é 5 euros por pessoa, e grátis com o Lisboa Card.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo das 10 às 18 horas. A última entrada é feita às 17:30.
Tempo de visita: de 1 hora e 30 minutos a 2 horas.
Site oficial do Museu Nacional do Azulejo
Planejando sua viagem para Lisboa? Tenho certeza de que esses posts irão te ajudar:
– Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro
– Onde se hospedar em Lisboa – dicas das melhores localizações
– Como visitar o Mosteiro dos Jerónimos e evitar fila
– 10 pratos para provar em Portugal
1 Comment
Sara S.
29 de novembro de 2017 at 19:34Olá! Foi pena não ter visitado o Museu com visita guiada. E maravilhoso. Quando visitei com visita, o tempo passa voando… fica-se com uma imagem e informação imperdível do azulejo e da história. 🙂 recomendo visita com tour incluído!! !!