Bratislava é a capital da Eslováquia, situada a sudoeste do país, também é a principal cidade, onde estão grandes empresas e instituições financeiras importantes. A cidade é cortada pelo Rio Danúbio e faz fronteira com a Áustria e a Hungria. Também é a sede da presidência e do parlamento eslovaco, e não fica para trás em relação a outras cidades quando se fala em universidade, museus, teatros e toda infraestrutura cultural.
Com uma população simpática, lindas construções, muita história, boa comida e cerveja barata, é uma cidade que merece ser conhecida e colocada na lista dos turistas que visitam o leste europeu. A língua oficial do país é o eslovaco, mas uma coisa que nos chamou atenção durante a nossa visita, é que em pontos turísticos, hotéis, restaurantes e bares, os atendentes falam inglês perfeitamente, não tivemos nenhum problema de comunicação.
Apesar de parecer uma cidade pequena, Bratislava é cheia de atrações. Vamos listar nesse post os principais pontos turísticos de Bratislava, e assim te ajudar a montar seu roteiro pela cidade.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Bratislava
10 principais pontos turísticos de Bratislava
Castelo de Bratislava
O castelo chama atenção assim que chegamos a cidade. No alto de uma montanha, foi originalmente a residência real e hoje abriga o Slovak National Museum, o museu de história eslovaca. De lá se tem uma linda vista da cidade e do rio Danúbio.
St. Martin’s Cathedral
A igreja atual, consagrada em 1452, foi construída no local onde já existia outra, desde o início do século 13. Entre os anos de 1563 e 1860, a igreja foi local de coroação dos reis húngaros. Uma coroa real húngara pode ser vista no topo de sua torre neogótica de 85 metros de altura.
Centro Histórico
O centro histórico ainda guarda traços da cidade medieval do século 13. O prédio da antiga prefeitura, data de 1868, e hoje abriga o Museu da cidade de Bratislava, o museu mais antigo da cidade. É possível subir na sua torre, de 45 metros de altura, de onde se tem uma bonita vista do centro da cidade.
Michael’s Gate
Esse portão fazia parte da fortificação que existia na cidade no século XIV, e foi o único que restou. O telhado da torre era originalmente, gótico, mas foi modificado entre 1753 e 1758, ganhando o estilo barroco atual. A sua torre de 51 metros de altura, oferece uma linda vista do centro de Bratislava e do Castelo. Na torre também funciona o Museu de Armas. Embaixo da torre fica o “zero quilometro”, que mostra a distância entre Bratislava e outras capitais mundiais.
Leia também ⇒ Onde comer em Bratislava – dica de comida e bebida eslovaca
Primate´s Palace
Um dos mais bonitos prédios classicistas da Eslováquia, foi construído no século 18 e foi nele que foi assinado, entre os imperadores franceses e austríacos, o tratado de paz de Pressburg, após a vitória de Napoleão na Batalha de Austerlitz.
Hoje o palácio abriga uma galeria onde está uma coleção importante de tapeçaria inglesa do século 17. O palácio também é sede do prefeito de Bratislava.
Blue Church (Igreja Azul)
A Igreja de Santa Elizabeth é mais conhecida como a Igreja Azul de Bratislava. Construída no início do século XX em estilo Art Nouveau, chama atenção pela sua cor azul e pelos detalhes com mosaicos em sua fachada. É uma igreja utilizada pela população para casamentos e batismos.
UFO Observation Deck
Esse deck de observação fica na ponte SNP, ponte nova ou ainda ponte UFO. Tem 95 metros de altura e oferece uma vista deslumbrante de Bratislava.
De lá é possível ver o castelo, o rio Danúbio e o centro histórico, além de ver a fronteira com a Áustria, que fica a menos de 10 quilômetros de distância. É um dos pontos mais bonitos para assistir ao pôr do sol na cidade.
Lá também funciona um restaurante, que experimentamos e contamos nossa experiencia gastronômica nesse post: UFO Bar & Restaurant.
Estátuas de Bratislava
As estátuas de Bratislava são muito procuradas pelos turistas, que querem levar uma foto com elas de recordação.
Schöne Náci – Um excêntrico morador de Bratislava, que extremamente simpático, cumprimenta todos que passam.
Rubberneck (Čumil) – Um homem espiando por um bueiro, é a estátua mais fotografada da cidade.
Napoleonic soldier (Napoleónec) – A estátua de um soldado do exército de Napoleão, comemora o cerco de Bratislava em 1805 e 1809.
Menos procurado, mas não menos importante, em Bratislava também fica a estátua de Hans Andersen, cercado pelos personagens de seus livros.
Slavín
Um pouco longe do centro histórico, é um memorial em homenagem aos soldados russos que libertaram Bratislava durante a 2ª Guerra Mundial. Também é um cemitério, onde 6845 soldados russos que morreram durante as batalhas da cidade e região que aconteceram nas últimas semanas da guerra, estão enterrados. Em torno da base estão nomes de cidades eslovacas libertadas pelo Exército Vermelho durante o seu avanço para o oeste em 1944 e 1945.
O local do memorial proporciona uma linda vista da cidade, além da região ao seu entorno ser agradável para uma caminhada.
Castelo Devín
Se ainda tiver um tempo na cidade, vale a pena conhecer o Castelo Devín. Distante aproximadamente 10 quilômetros do centro de Bratislava, o castelo fica no alto de uma montanha, e de lá se tem lindas paisagens naturais. Já no século 9, existia no local um forte real. Em 1809, o castelo foi destruído pelas tropas de Napoleão, e permaneceu em ruinas. Em 1961, foi declarado marco histórico nacional.
Esses foram os 10 principais pontos turísticos de Bratislava. Apesar de pequena, tem coisas muito interessantes para fazer na cidade. O ideal é passar um dia inteiro por lá e por que não pernoitar? A cidade é linda a noite!
9 Comments
Cristina
11 de agosto de 2017 at 10:28Eu adoro a Brati! Muitas vezes passada despercebida entre as famosas Budapeste e Viena, a Bratislava é um charme de destino. Adorei o post, você mostrou muito bem as atrações. Não conheci o Castelo Devín, mas anotei a dica. Quem sabe em uma próxima oportunidade!
Flávia Donohoe
11 de agosto de 2017 at 12:49Visitei a cidade num inverno tão rigoroso que não consegui conhecer quase nada, é uma das cidades que quero voltar! As fotos estão demais!
Viviane Carneiro
11 de agosto de 2017 at 21:24Adorei o post, com ótimas dicas e fotos lindas! Bratislava é um lugar lindo e as atrações são muito legais. Amei! Bjs
ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO
13 de agosto de 2017 at 11:56Que linda cidade. Adorei as estátuas! Estive de passagem aí em 95, mas eu tava indo pra Praga e nem saí da estação.
Fiquei com vontade de conhecer
Klecia
13 de agosto de 2017 at 23:03Lindas construções, muita história, boa comida e cerveja barata é definitivamente a descrição de um lugar que me atrairia! Achei o castelo lindo, e fiquei curiosa com todas as estatuas para visitar e fotografar pela cidade! O centro histórico também parece muito interessante! Espero conhecer a Bratislava em breve!
elisabetta
9 de setembro de 2019 at 00:01estes pontos turisticos se ve utilizando o Hop on Hop off ? como ir até eles ? um hotel bem localizado?
Aline Dota Naganawa
9 de setembro de 2019 at 13:29Olá, alcançamos todos os pontos citados a pé. Apenas os 2 últimos são fora do centro histórico, como citei no post.
Busque um hotel no centro histórico 😉
mauricio r. b campos
21 de outubro de 2020 at 15:21passei 10 dias inesquecivel , conhecendo pontos referenciado e mais alguns , ruinas da civilização romana e mais .
Nota 🙁 amigo e morador ) levou a conhecer inumeras tabernas e outros .
Ponto marcante ponte > não deixar de visitar UFO OBSERVATION DECKINESQUECUVEL !!!
e claro comprar copos e pçs em cristal local
Aline Dota Naganawa
22 de outubro de 2020 at 09:40Que legal!! Deve ser sido uma viagem e tanto!
Sim, vimos o pôr do sol do UFO Observation Deck e foi inesquecível!! 🙂