Bratislava é a capital da Eslováquia, e como muitas cidades pelo mundo, possui uma culinária típica. Quando viajamos, gostamos de provar as comidas e bebidas locais, para fazer parte, pelo menos por alguns momentos, da cultura local. Em Bratislava tivemos oportunidade de provar comidas típicas eslovacas, gastronomia contemporânea, cervejas eslovacas, e alguns petiscos. Foi uma ótima experiência.
Apesar de ficar apenas 1 dia e 1 noite na cidade, conseguimos conhecer um pouco da culinária local. Tivemos também dicas da guia do Free Walking Tour que fizemos em Bratislava, sobre restaurante, comidas e bebidas. Um dos restaurantes que conhecemos é o UFO Bar & Restaurant, e nossa experiência foi incrível. Escrevi um post contando tudo sobre nossa noite gastronômica. Apesar de ser um ótimo restaurante, lá não são servidos pratos típicos eslovacos. No final desse post, indico 2 lugares onde vocês poderão provar as comidas e bebidas típicas, um deles nós almoçamos e super recomendo.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Bratislava
Bebidas eslovacas
A primeira coisa que pensamos quando falamos sobre bebidas é cerveja. Claro, não poderia faltar uma cerveja local na nossa lista. Zlatý Bažant é uma das cervejas eslovacas para você provar quando estiver em Bratislava. Fora essa, alguns lugares possuem cervejas próprias. No restaurante Slovak Pub provamos a cerveja da casa, e também provamos a Urpiner. Todas tipo pilsen, leves e refrescantes para o dia quente que estava fazendo em Bratislava.
Se você gosta de algo mais forte, prove o Tratatea, que é um licor de ervas à base de chá. Essa é considerada uma bebida nacional, já era tomada há muitos anos na região das montanhas, para aquecer o frio. O original tem 52% de teor alcoólico, mas pode-se encontrar variações de 17 a 72% de teor alcoólico, variando conforme o sabor.
Mas se a opção for uma bebida sem álcool, você poderá ainda provar algo típico. Existe a Kofola, um tipo de Coca-Cola que surgiu na época que a Eslováquia possui um regime comunista, imposto pela antiga União Soviética. Provei a Kofola, e é um pouco parecida com a Coca-Cola, e ainda achei que tinha um gostinho de limão. Não é maravilhosa, mas vale a pena provar.
Comida eslovaca
Achei as comidas interessantes, e tudo que provei eu gostei. Um dos pratos que foi indicado é o Cesnaková Polievka, que é uma sopa de alho cremosa, coberta com queijo e servida dentro de um pão. Fomos para Bratislava em junho e estava bem quente, mas mesmo assim quis provar essa sopa. Ela veio numa temperatura agradável, e foi uma delícia comer, não morri de calor.
O Arthur optou por outro prato típico, o Bryndzové Halušky, que é um tipo de nhoque com molho de queijo de cabra e bacon. Ele não gostou muito, disse que o queijo é forte. Eu gostei, e não achei o queijo tão forte, mas eu gosto muito de queijo.
Durante o free walking tour, a guia nos mostrou outras comidas típicas, entre eles está o Kukuričné Chrumky, um salgadinho de milho e amendoim inventado em 1973. Achei esse salgadinho para comprar no aeroporto de Bratislava. Tem bastante gosto de amendoim, não achei nenhuma maravilha, mas adorei provar e comer esse salgadinho que vem num pacote que parece ser ainda de 1973.
Outro produto que a guia indicou foi o Pikao. Esse nome estranho é uma pasta de chocolate que vem numa embalagem parecida com a de uma pasta de dente. Procurei o Pikao no supermercado, mas não encontrei, queria muito ter provado.
Essa foto são os produtos eslovacos que a guia nos indicou.
Onde comer em Bratislava
Slovak Pub
Se a opção for provar a comida típica, indico o Slovak Pub. Esse é um Pub muito interessante, próximo ao centro histórico da cidade. Com vários ambientes eu contam um pouco da história do país, lá é servida a culinária eslovaca. Foi lá que provamos a sopa de alho no pão, o Halušky, que o Arthur optou por uma variação que acompanhava algumas linguiças e a Kofola.
Para acompanhar o almoço, pedimos uma cerveja da casa. Indico provar essa cerveja, tipo pilsen, é uma delícia e refrescante para os dias quentes de Bratislava. Além da boa comida e cerveja, um dos pontos fortes desse restaurante é o preço.
A sopa de alho custou 3,90 euros, o Halušky (o nhoque) custou 5,90 euros, cada cerveja de 0,5l custou 2,10 euros (pedimos 3) e um copo de Kofola de 0,3l custou 1 euro. Nossa conta total foi de 17,10 euros, por um almoço que saímos satisfeitos.
Endereço: Obchodná 613/62 – Bratislava
Horário de funcionamento: Segunda-feira das 10 às 23 horas
Terça e quinta-feira das 10 às 00 horas
Sexta-feira e sábado das 10 às 02 horas
Domingo das 12 às 23 horas
Slovenská Piváreň
Voltando para o centro de Bratislava, paramos no bar Slovenská Piváreň. Lá provamos a cerveja Urpiner, boa opção refrescante também.
Cada cerveja de 0,3l custou 1,50 euros. Como tínhamos acabado de almoçar, paramos apenas para uma cerveja mesmo. Mas vi que o local também serve pratos típicos eslovacos.
Endereço: Sedlárska 368/5
Bem próximo à praça principal de Bratislava.
*Lembrando que esses preços são de junho de 2017, podendo sofrer alterações.
Gostamos muito de conhecer um pouco da culinária típica eslovaca e suas bebidas. Tivemos momentos literalmente, deliciosos em Bratislava.
14 Comments
Geruza
25 de maio de 2018 at 17:02O Slovak Pub é horrível! Comida fria! Atendimento gelado! Cheira mal e é escuro! Pior lugar que já fui na Europa!! Péssimo! Péssima dica!
Aline Dota Naganawa
25 de maio de 2018 at 17:21Não Geruza, você está enganada. Minha dica não é péssima, é apenas a minha opinião sobre um lugar que fomos e gostamos. Mas NÃO posso garantir que todos terão o mesmo atendimento que tivemos. Quando fomos não comemos nada frio, fomos bem atendidos e o lugar não estava fedido. Quanto a ser escuro, fomos no almoço e não estava escuro, mas entenda que alguns restaurantes tem esse estilo escuro, nem todos tem a luz clara que você desejava. Isso depende do tipo de restaurante.
Que pena que teve essa experiência, eu e muitas outras pessoas, blogueiros e não blogueiros, tivemos boas experiências no Slovak Pub.
Marcia Gaspary
18 de abril de 2022 at 14:04Eu fui e adorei…..super bem atendidos e servidos!
Rodrigo L.
3 de julho de 2018 at 11:13Boa dica Aline. Estava tudo ótimo e exatamente como você descreveu. Gostamos de tudo e o preço agora (Jul/18) ainda era o mesmo! 🙂
Acho que a colega veio com a expectativa errada em relação ao atendimento pois era de se esperar que fosse mais “autêntico” e de fato é. Não é um ambiente fake. Venha com essa mentalidade.
Aline Dota Naganawa
3 de julho de 2018 at 14:24Olá Rodrigo, muito obrigada pelo seu comentário e que bom que gostou do restaurante, como nós também gostamos.
É isso que você disse, autêntico!
Se estiverem procurando algo mais requintado, indico o UFO Bar & Restaurant, que citei no início do post.
Espero que tenha tido lindos momentos em Bratislava, nós adoramos a cidade! 🙂
Hosana
22 de outubro de 2018 at 14:28Vamos em abril de 2019. Estou ansiosa para conhecer esses lugares! Adorei o blog.
Edgar
4 de abril de 2019 at 10:57Dia 23 de maio estarei lá e seguirei suas dicas! Bratislava é a realização de um sonho!
Aline Dota Naganawa
10 de abril de 2019 at 04:21Que legal! Fico muito feliz em ter ajudado. Desejo uma excelente viagem 🙂
ROSANE A. T. TAVARES
24 de abril de 2019 at 00:00Ola, vou agora em maio para Bratslava e Viena. Voce tem outras dicas de pratos tipicos? Algum tipo de carne que eles comam? Adorei suas dicas. Grande abraço.
Aline Dota Naganawa
25 de abril de 2019 at 13:27Olá Rosane, ficamos apenas 1 dia e esses pratos foram os que a nossa guia, que era de Bratislava mesmo, nos indicou. Não conheço mais nenhum.
Boa viagem!! 🙂
Thaigo
12 de agosto de 2019 at 09:28O lugar é bem legal e autêntico, comida boa mas nao tive sorte com atendimento, péssimo.
Obrigado por compartilhar a dica!!
Aline Dota Naganawa
12 de agosto de 2019 at 12:18Olá, que bom que gostaram da comida. Sobre o atendimento, acontece, mas ótimo que não atrapalhou a experiência. Obrigada pelo feedback!
Carolina
1 de julho de 2021 at 11:57Dicas muito legais! Vou viajar semana que vem e ler os relatos de vocês me deixou ainda mais animada! Com certeza me ajudaram a planejar melhor a viagem!
Aline Dota Naganawa
5 de julho de 2021 at 04:46Ficamos muito felizes!!
Boa viagem e aproveite! 🙂