As cervejas belgas são velhas conhecidas, pelo seu sabor e pela qualidade. Muitas pessoas as consideram as melhores cervejas, e nós também. Sempre que conhecemos alguma cidade no país, e essa cidade possui uma cervejaria, tentamos visita-la. Foi assim em Bruges, que tem a cervejaria De Halve Maan. A cervejaria já aparecia nos registros da cidade desde 1564. Em 1856, Leon Maes também conhecido como Henri I adquiriu a cervejaria e assim nasceu a De Halve Maan, que pertence à mesma família até hoje.
De Halve Maan significa “meia lua”, e ela pode ser vista no logotipo da cervejaria. Lá são produzidas as Brugse Zot Blond, Dubbel e Bok, e também as Straffe Hendrik Tripel, Quadrupel e Heritage, sendo que essa última é uma edição especial. A cerveja Straffe Hendrik foi produzida pela primeira vez em 1981, por Véronique Maes e seu pai, Henri IV. Seu nome significa “Henri Forte”, em homenagem a todos os Henris da família Maes. A Straffe Hendrik Quadrupel é a minha cerveja queridinha, foi paixão ao primeiro gole! Tanto que ela se tornou uma das minhas cervejas preferidas da vida!
É possível visitar a cervejaria, e no mesmo local também se encontra um restaurante, onde poderá almoçar e degustar as cervejas, e uma loja, onde pode-se encontrar todos os rótulos da cervejaria, além de souvenires e copos das cervejas.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Bruges
Como foi nossa visita a cervejaria De Halve Maan
Gostamos de fazer esse tipo de visita sempre no primeiro horário disponível, tende a ser mais vazio. Então, fizemos as 11 horas. Não tínhamos reservado nada, chegamos um pouco antes e ainda tinham vagas disponíveis para o tour em inglês. A visita é guiada, e nos leva por salas onde aconteciam os processos de produção das cervejas. É um verdadeiro museu da cerveja.
O prédio da cervejaria é bem antigo, portanto, durante a visita é necessário subir muitas escadas, vá preparado para isso. Conhecemos maquinários antigos, garrafas que eram usadas no passado, e algumas fotos nos dão uma ideia de como eram feitas as entregas, de porta em porta.
Ao final da visita, chegamos num terraço, que é o ponto mais alto de Bruges, de onde se tem uma linda vista da cidade.
Veja como foi nosso roteiro por Bruges
Encerrada essa parte, é hora da degustação, que acontece no restaurante.
Cada um tem direito a uma degustação da cerveja Brugse Zot. Escolhemos a Dubbel.
Adoramos a visita, e sempre que é uma cervejaria mais familiar, a visita fica mais interessante. Quanto mais industrializada a cervejaria, mais impessoal é a visita. O que não é o caso da De Halve Maan.
Como fazer a visita na cervejaria De Halve Maan
Logo na entrada da cervejaria, fica a loja, onde é possível comprar as entradas para o tour guiado pela cervejaria. Mas se você já tem um roteiro de viagem montado, o ideal é fazer a reserva do tour com antecedência. Isso pode ser feito direto no site oficial da cervejaria, clicando aqui ou através do e-mail info@halvemaan.be. Pede-se para chegar 15 minutos antes do horário marcado para o tour, mas se você não tiver reserva, aconselho que chegue antes disso.
O tour está disponível em inglês, holandês e francês, todos os dias as 11 e as 16 horas. Aos sábados é feito um tour adicional as 17 horas. O tour dura cerca de 45 minutos, e após esse tempo, acontece a degustação de uma cerveja que está incluída no valor do tour, que é de 9 euros por pessoa. Crianças de 6 a 12 anos pagam 5 euros com uma bebida não alcoólica incluída.
Endereço: Walplein 26
No Comments