Budapeste é uma cidade que nos surpreendeu muito positivamente. Além das belíssimas construções, a cidade é agitada e cheia de atrações, e fica ainda mais encantadora durante a noite, quando as construções se iluminam. Quando a cidade ainda fazia parte do Império Austro-húngaro, os governantes construíram prédios imponentes para que a capital da parte húngara fosse tão bonita quanto Viena, a capital da parte austríaca.
O resultado de tudo isso, são diversos pontos turísticos imperdíveis em Budapeste e uma cidade de encher nossos olhos. As margens do rio Danúbio, o Castelo Buda e seu bairro e a Avenida Andrássy, fazem parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987. A Budapeste que conhecemos hoje, surgiu, em 1873, da união de 3 cidades menores: Buda, Pest e Obuda. Considerada a capital termal da Europa, possui 1400 fontes de águas termais que podem chegar a 78° Celsius.
Se você está planejando sua viagem, encontrará aqui uma lista com os 10 principais e imperdíveis pontos turísticos de Budapeste.
Planeje sua viagem ⇒ Leia nosso post com as melhores localizações para se hospedar em Budapeste
10 principais e imperdíveis pontos turísticos de Budapeste
Atrações do lado Peste
Parlamento Húngaro
Cartão-postal de Budapeste, esse prédio dificilmente passará despercebido. Imponente, a construção gótica é linda durante o dia e deslumbrante durante a noite. A melhor posição para apreciar o prédio do Parlamento Húngaro, é do outro lado do rio Danúbio. É possível visitar seu interior. Para a visita é necessário comprar o ingresso com antecedência, já escolhendo dia, hora e idioma. São feitas apenas visitas guiadas. Logo farei um post detalhado sobre nossa visita ao Parlamento Húngaro.
Quer ver o prédio do Parlamento Húngaro e outras atrações iluminadas? Veja nosso post sobre o imperdível passeio noturno de barco por Budapeste
Memorial “Sapatos às margens do Danúbio”
Os sapatos em bronze são encontrados às margens do rio Danúbio como uma forma de homenagear as vítimas da 2ª Guerra Mundial, na maioria judeus. As vítimas foram executadas às margens e seus corpos caiam no rio, mas antes elas eram obrigadas a tirar os sapatos, já que esses eram itens valiosos naquela época.
Andrássy útca
A principal avenida de Budapeste também é chamada de Champs-Élysées húngara. A larga avenida abriga alguns pontos turísticos como o lindo prédio da ópera, onde é possível assistir belos espetáculos e também A Casa do Terror, um museu que conta a história de horror da época que a cidade foi dominada pelos nazistas e depois pelos comunistas.
Praça dos Heróis
Uma das praças mais importantes de Budapeste, representa os heróis da nação húngara. Por ficar num extremo Avenida Andrássy, a praça também faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Market Hall
É o mercado interno mais antigo de Budapeste e também o maior. Está localizado num lindo prédio e foi inaugurado em 15 de março de 1897. No andar térreo encontram-se legumes, verduras, frutas e temperos, e no 1º andar encontra-se artesanatos, lembranças e restaurantes. É um ótimo local para almoçar e para comprar a sua lembrança de Budapeste. Como gostamos muito de coisas locais, compramos lá a páprica, tempero muito usado na Hungria, para trazer para casa e preparar pratos húngaros.
Basílica de São Estevão
A Basílica começou a ser construída em 1851 e é a maior igreja de Budapeste e a 2ª maior da Hungria. Em estilo neoclássico, foi consagrada a São Estevão, primeiro rei da Hungria, e sua a mão direita mumificada é uma das relíquias guardadas na Basílica. Sua cúpula tem 96 metros de altura, onde pode-se subir e ter uma vista panorâmica da cidade.
Ponte das Correntes
A ponte mais famosa e charmosa da cidade atravessa o rio Danúbio e é uma das pontes que liga o lado Buda e o lado Peste. Possui 375 metros e foi inaugurada em 20 de novembro de 1849. Foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial, reconstruída novamente. A Ponte das Correntes é ainda mais linda vista de longe, como da subida para o Castelo de Buda.
Atrações do lado Buda
Castelo de Buda
O Castelo de Buda, também chamado de Palácio Real, era a antiga residência dos reis húngaros. A parte mais antiga do atual castelo, foi construída no século XIV. O antigo palácio medieval foi destruído, por volta de 1686, e um novo palácio em estilo barroco, foi construído no local, em 1715.
Hoje o Castelo de Buda abriga 2 importantes museus da cidade, o Museu de História de Budapeste e a Galeria Nacional Húngara.
O melhor ângulo para se apreciar o castelo é o outro lado do rio Danúbio, no lado Peste. A noite ele fica especialmente lindo e juntamente com a ponte das correntes, deixa Budapeste mais iluminada.
Igreja St. Mathias
A atual Igreja de St. Mathias foi construída, em estilo neogótico, na segunda metade do século 14, no local onde existia uma outra igreja que tinha sido construída por volta de 1015. É a igreja mais antiga de Budapeste e a mais importante, pois era nela que aconteciam as coroações e casamentos reais. O teto colorido da igreja é uma atração a parte, é construído de piro granito, uma cerâmica especial produzida na Hungria. As paredes do seu interior foram todas pintadas a mão. Para entrar na igreja é necessário pagar, o valor é de 1500 HUF (cerca de 18 reais).
Bastião dos Pescadores
Ao lado da Igreja Mathias fica o Bastião dos Pescadores. Um terraço em estilo neogótico construído entre 1895 e 1902. Possui 7 torres que representam as 7 tribos que fundaram a cidade. Durante a 2ª Guerra Mundial, o Bastião dos Pescadores foi destruído e sua reconstrução foi comandada pelo filho do arquiteto original. Os arcos do Bastião dos Pescadores são de livre circulação, mas se quiser subir nas torres é necessário pagar o ingresso, que custa 800 HUF (cerca de 10 reais).
Desse lugar se tem uma linda vista da cidade, do rio Danúbio e principalmente do Parlamento Húngaro.
Essas foram os 10 principais pontos turísticos de Budapeste que selecionamos, mas a cidade tem muito a oferecer aos turistas. Vale muito a pena conhecer Budapeste!
12 Comments
Marcio no Mundo
14 de julho de 2017 at 13:44Budapeste é incrível! Alias, todo leste europeu é surpreendente. Parabéns pelo post.
Aline Dota Naganawa
17 de julho de 2017 at 16:12É verdade Marcio. Conhecemos pouco ainda do leste europeu, mas já gostamos bastante!
Deivson
14 de julho de 2017 at 14:01Eu não tinha tanto interesse em conhecer o país até ler seu post. Tanta coisa legal pra fazer!
Aline Dota Naganawa
17 de julho de 2017 at 16:13Conheça! Vai se surpreender rsrs
Camila Lisbôa
14 de julho de 2017 at 18:51Que lista <3 mas os sapatos de bronze tem uma história importante e especial. Nada como saber os motivos e os significados dos monumentos, né? Adorei o post!
Aline Dota Naganawa
17 de julho de 2017 at 16:14Também gosto muito de saber os significados! 🙂
Paula Abud
15 de julho de 2017 at 23:31Fiquei impressionada com a imponência do prédio do Parlamento, tão lindo que impressiona! Budapeste deve ser linda com toda essa arquitetura tão imponente, não só o Parlamento, mas as igrejas são de cair o queixo.
Adoraria conhecer um dia, já tinha visto algumas fotos, mas as suas destacaram bastante essa arquitetura.
Aline Dota Naganawa
17 de julho de 2017 at 16:16Paula, pessoalmente o prédio do parlamento é mais surpreendente ainda, é espetacular!!
Analuiza (Espiando Pelo Mundo)
18 de julho de 2017 at 06:59oi Aline… estou absolutamente encantada com esta cidade, que está, claro em minha lista. Acho, que pelo que você conta aqui, vou gostar mais do lado Peste (deve ser forte ver aqueles sapatos), mas o lado Buda também me pareceu encantador. 🙂 Lindo texto de uma linda cidade! bj
Aline Dota Naganawa
25 de julho de 2017 at 07:02Apesar dos encantos e importância do lado Buda, eu gostei mais do lado Peste! 🙂
Leonardo Santos Pais
31 de março de 2018 at 19:05Boa noite. Estes pontos turísticos citados são muito longe um do outro? Consegue visitar alguns deles ficando 3 dias na cidade? Obrigado.
Aline Dota Naganawa
10 de abril de 2018 at 05:13Olá Leonardo! Não são muito longe, mas para facilitar você pode pegar o transporte público que funciona muito bem em Budapeste.
Em 3 dias você conseguirá conhecer todos eles!