Quando decidimos conhecer mais o leste da Europa, pensamos primeiramente em fazer um roteiro entre Budapeste e Bratislava. Mas depois de algumas pesquisas, inclui Viena nesse roteiro, mesmo com poucos dias. Iriamos ver o básico de cada cidade e depois escolheríamos para qual e se queríamos voltar. Depois de decidido o roteiro, começaram as pesquisas de como se locomover entre uma cidade e outra.
Li alguns relatos sobre ir de ônibus, mas decidimos ir de trem, para ter uma experiência diferente também. Pesquisei os valores de ônibus e trem e a diferença não era grande. Para o trajeto de Budapeste a Viena de trem, compramos a passagem pelo site da MÁV, que é a empresa de trem da Hungria.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Budapeste e em Viena
Selecionamos data, estação que iriamos sair, que foi a Keleti em Budapeste, e a estação final, que era a Hauptbahnhof em Viena. Aparecerá uma lista com todos os horários dos trens desse trajeto do dia.
Depois selecione o número de passageiros e preencha a data de nascimento, clique em tickets e preços.
Depois é só selecionar o melhor horário para você e clicar para comprar.
Um detalhe MUITO importante: Você irá imprimir um voucher e não os tickets. Com esse voucher você deverá retirar seus tickets na estação. Por isso, é necessário chegar na estação escolhida com antecedência, para ter tempo de fazer isso.
O dia que perdemos o trem em Budapeste
Sim, nós perdemos o trem para Viena.
Estávamos no hostel Maverick City Lodge, que nos hospedamos e pedimos um táxi. A atendente disse que saindo com meia hora de antecedência era tempo suficiente para chegar e retirar os tickets. Confiamos e esperamos o táxi.
Pegamos transito, todos os semáforos fechados, e o motorista não colaborou muito na velocidade. Para ajudar, quando chegamos a estação estava lotada. Todas as maquinas automáticas e todos os guichês estavam com filas enormes, as maquinas que não estavam com fila, estavam quebradas. Enfim, o trem saiu pontualmente no horário e nós ainda não tínhamos pegado nossos tickets.
Fomos até o guichê de atendimento, mas não conseguimos fazer mais nada. Tivemos que comprar outras passagens e perdemos o dinheiro que já havíamos pago. As novas passagens saíram mais caras que as anteriores.
Esperamos mais 1 hora e embarcamos no próximo trem sem problemas.
Por isso, se comprar seu ticket pela MÁV, chegue com bastante antecedência para retirá-los!!
Leia também ⇒ Nosso roteiro completo de 5 dias por Budapeste, Viena e Bratislava
Como foi a viagem de trem de Budapeste para Viena
A viagem durou cerca de 2 horas e 40 minutos. Viajamos na 2ª classe, os bancos são confortáveis e o espaço para as pernas era ótimo. Estávamos apenas com bagagem de mão, então foi bem tranquilo acomodá-las na parte superior dos bancos, que são próprias para isso.
O trem era da Öbb, que é a empresa de trens que opera na Áustria. Tinham tomadas disponíveis e wi-fi, que só funcionou quando entramos na Áustria.
O controlador veio conferir os tickets. Então, nem pense em tentar viajar só com o voucher que você imprimiu em casa, sem trocar pelos tickets na estação de Budapeste. Você poderá levar uma multa e ainda ter que comprar novos tickets na hora.
Recomendamos a viagem de trem. Desde que você chegue com antecedência na estação! 😊
20 Comments
Loenel
29 de agosto de 2017 at 19:23Por favor, gostaria de opiniões. Irei fazer roteiro chegando em Buda (3 noites)- Viena (3 noites)- Praga (3 noites) e Berlim (5 noites) e retornando ao Brasil. Desejaria conhecer também Brastislava e Hallstatt. Pelas pesquisas, Hallstatt é muito distante para bate volta. Dúvida é se eu tiraria uma noite em Berlim e faria Bate volta Viena- Bratislava e Viena- Salzburgo ou escolheria apenas uma delas e manteria 5 noites em Berlim. Muito Obrigado!.
Aline Dota Naganawa
15 de setembro de 2017 at 05:50Olá Leonel, desculpe a demora para responder, estava com um probleminha no blog e não conseguia responder os comentários.
Bom, decidir um roteiro depende de diversos fatores, tipo de viagem, vontade dos viajantes, o que gostam de visitar, e não consigo te dar opiniões sem saber de tudo isso. Mas posso te dar um conselho baseada no tipo de viagem que gosto de fazer, se o bate-volta te ocupara muitas horas de viagem, eu deixaria para uma outra oportunidade e conheceria algo mais perto ou a cidade que estou melhor.
Se precisar de ajuda, temos nossa consultoria de viagem, que com as suas informações e dos que viajarão com você, poderemos te orientar melhor 😉
Gisele
25 de dezembro de 2017 at 20:07Oi Aline!
Tudo bem? Queria ver se consegue me tirar uma dúvida. Quero comprar o trem pela MAV de Praga para Budapeste. Queria saber se consigo imprimir os bilhetes da passagem na estação em Praga.
Aline Dota Naganawa
28 de dezembro de 2017 at 08:52Olá Gisele, na minha experiencia com a compra do ticket pela MAV, é possível retirar os tickets apenas na estação em Budapeste. Portanto, acredito que você não conseguirá retirar seus tickets em Praga.
Aconselho que você compre esse ticket pela empresa que opera os trens em Praga.
Bom passeio!
Lenira
4 de abril de 2018 at 20:28Olá Aline! Posso comprar a passagem Budapeste/ Viena com um cartão de crédito normal, já liberado previamente para compra internacional?
Aline Dota Naganawa
10 de abril de 2018 at 05:15Olá Lenira, acredito que sim, pois o que comprei é um cartão de crédito normal que estava liberado para compras internacionais.
Tica
13 de maio de 2018 at 15:10Oi Aline, no final de agosto temos uma viagem de Budapeste para Berlin. Somos 7 pessoas. Estamos em duvida qual o meio de transporte mais agradavel para fazer essa viagem. Achamos que poderia ser trem bala mas descobrimos que nao tem nesse trajeto.
Qual seria sua sugestão?
Aline Dota Naganawa
15 de maio de 2018 at 13:23Olá, você tem opção de pegar ônibus de viagem, avião ou alugar um carro. Aconselho que pesquise, faça orçamentos e escolha a que mais se adeque a sua viagem.
Geroncio Luna Filho
23 de julho de 2018 at 12:55Bom dia!
Excelentes todas as orientações e dicas constantes. Parabéns!!
Estou acessando o site da MAV, para realizar o percurso Budapeste/Viena, mas quando seleciono o horário de saída, não abre a opção. Onde estou errando? Agradeço
Aline Dota Naganawa
23 de julho de 2018 at 17:09Olá, obrigada pelo seu comentário!
Acabei de fazer um teste aqui e funcionou como está no post. Faça novamente o passo a passo, quem sabe da certo. Note que na segunda foto, é preciso clicar em tickets e preços e apenas depois que aparecem os horários disponíveis.
Espero que consiga! 🙂
Joyce
29 de julho de 2018 at 11:56Bom dia, Aline! Adorei suas dicas!!! Para quem está com mala grande, existe algum problema para pegar o trem Budapeste- Viena??? Obrigada e parabéns pelo site.
Aline Dota Naganawa
3 de agosto de 2018 at 05:39Olá Joyce, obrigada pela visita!
Acredito que eles tenham espaço para malas maiores, mas esses espaços sempre ficam perto das entradas dos vagões. Então, dependendo do seu lugar, ficará longe da sua mala.
Acredito que com 1 mala maior por pessoa, você não terá problemas!
Boa viagem 🙂
Cláudio
29 de janeiro de 2019 at 14:15Olá. Sou Cláudio. Uma informação. Estou a comprar o bilhete pelo site da MAV, mas surgiu uma dúvida. Se puder esclarecer, desde já, agradeço. Qual a diferença, na coluna “seat reservation” de “R” para “EC”? Obrigado.
Aline Dota Naganawa
29 de janeiro de 2019 at 14:45Olá Claudio, acredito ser o tipo de trem. Se deixar o mouse em cima deles, aparece descrição. Mas meu conselho é ver os detalhes do trem escolhido e ver se é possível reservar lugar.
Obrigada pela visita.
Roberto
27 de junho de 2019 at 14:40Boa tarde Aline!
Vou fazer o trecho Budapeste > Viena. Gostaria de pegar o trem na Estação Budapest Nyugati, no entanto, sempre que pesquiso passagem só aparece a Estação Budapest Keleti. Você sabe em dizer se é possível embargar neste trem, na Estação Nygati?
Aline Dota Naganawa
28 de junho de 2019 at 05:24Boa tarde Roberto, não sei te informar. Acabei de fazer uma pesquisa e apareceram alguns horários saindo de Nygati. Talvez tenham poucos trens saindo dessa estação. Tente alterar a data e horário para ver se aparece. 😉
Rogéria
8 de agosto de 2019 at 08:58Olá , adorei suas dicas , tenho uma dúvida , pelo fato de quase não falar inglês , ( quase nada) será que vou conseguir comprar passagens de trem ?
Obrigada pela atenção , desde já.
Aline Dota Naganawa
8 de agosto de 2019 at 12:18Olá, nós compramos as passagens antecipadamente pelo site, talvez alguém consiga te ajudar. Mas lá precisará trocar o ticket e precisará de um minimo de inglês, mesmo utilizando a máquina automática.
Boa viagem!
Mariana G.
1 de outubro de 2019 at 15:00Aline, adorei as dicas, super úteis! Só fiquei com uma dúvida, espero que possa me ajudar… eu quero fazer um bate e volta Budapeste-Bratislava e nas minhas pesquisas vi que trem e ônibus tem praticamente o mesmo preço.. como eu amo viajar de trem, queria aproveitar a oportunidade.. minha dúvida é com relação a troca do voucher pelas passagens: será eu vou conseguir imprimir a passagem de ida e volta juntas na estação em Budapeste? Pois considerando que as máquinas só existem em estações hungaras, se não for possível, não conseguirei retornar de Bratislava
Agradeço desde já!
Aline Dota Naganawa
8 de outubro de 2019 at 04:08Olá Mariana, acredito que você consiga pegar já a passagem de ida e volta na estação de Budapeste, mas não tenho como te dar 100% de certeza. Se comprar ida e volta juntas, provavelmente conseguirá.
Boa viagem!! 🙂