Leuven que também recebe o nome de Lovaina em português e Louvain em francês, fica na província de Brabante Flamengo, e distante apenas 30 quilômetros de Bruxelas. Portanto, é uma excelente opção de passeio de 1 dia bate-volta partindo de Bruxelas. Há referências da cidade já em 891, quando Arnulfo da Caríntia derrotou os vikings às margens do rio Dijle, que corta a cidade. As cores da bandeira de Leuven, vermelha e branca, representam essa sangrenta batalha.
Do século XI a XV, Leuven foi o centro comercial da província, e a riqueza dos seus moradores pode ser observada na prefeitura da cidade. Os habitantes de Leuven fizeram questão de mostrar seu poder econômico com a construção, em estilo gótico, de um dos prédios mais bonitos da Bélgica, A prefeitura de Leuven. Em 1425, foi fundada na cidade a Universidade Católica de Leuven, a mais antiga dos Países Baixos e uma das mais antigas da Europa. Leuven é uma cidade universitária e 30% de sua população é composta por alunos e professores da Universidade.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre o melhores hotéis em Leuven
O que fazer em Leuven – Principais pontos turísticos da cidade
Stadhuis – Prefeitura de Leuven
Grande orgulho dos moradores da cidade, a prefeitura de arquitetura gótica levou 30 anos para ser construída e foram necessários 3 arquitetos para concluir a obra. É um dos prédios góticos mais bonitos da Bélgica. Depois de 1850, foram adicionadas 236 estátuas na fachada. Hoje o prédio da antiga prefeitura tem função cerimonial apenas. É possível visitar o interior do prédio da prefeitura de Leuven. Ele fica aberto diariamente, a visita guiada acontece as 15 horas e custa 4 euros.
M-Museum
Esse museu apresenta uma coleção de arte de Leuven e Brabante desde a Idade Média até o século XIX. Ele abre diariamente das 11 às 18 horas. Todas as quintas-feiras fica aberto até as 22 horas e permanece fechado às quartas-feiras. A entrada do museu custa 12 euros.
Leia também ⇒ Visita a cervejaria Het Anker em Mechelen na Bélgica
Catedral de Leuven
A catedral de Leuven é dedicada a São Pedro. A igreja do século XV é um exemplo de arquitetura gótica tardia. A torre da Catedral faz parte das 56 torres da Bélgica e França que estão listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Oude Markt
Essa praça é uma das praças da Bélgica que tem a maior concentração de bares e restaurantes. No verão acontecem festivais de música, de cerveja e muita festa. A praça fica lotada de jovens aos finais de semana.
Beguinaria
Leuven também possui uma Beguinaria, que é um agrupamento de pequenas construções usadas pelas Beguinas, que eram mulheres religiosas, da Igreja Católica Romana, que serviam a Deus se retirando do mundo. A de Leuven data do século 13 e chegou a ter 360 beguinas no seu apogeu, no século XVII. Hoje as casas são ocupadas por estudantes, professores e funcionários da Universidade Católica de Leuven. As Beguinarias da Bélgica e Holanda entraram para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1998. Elas estão presentes também em Amsterdam, Bruges, Mechelen, entre outras cidades.
Leia também ⇒ 5 cidades da Bélgica para fazer um bate-volta partindo de Bruxelas
Biblioteca da Universidade Católica
Essa é uma das atrações turísticas da cidade. O prédio da biblioteca é lindo por fora e possui uma torre com vista para a cidade. Nos andares intermediários de subida na torre fica uma exposição de fotos que conta um pouco sobre a história da biblioteca. Em 1914, durante a 1ª Guerra Mundial, os alemães incendiaram a biblioteca. O prédio foi reconstruído entre 1921 e 1928 e recebeu doações de livros de todo o mundo. Em 1940, durante a 2ª Guerra Mundial, ela foi incendiada mais uma vez e grande parte do seu acervo foi destruído. O prédio foi novamente reconstruído após a guerra e recebeu livros ainda mais valiosos depois de sua reconstrução. Pode-se visitar a torre e a biblioteca, que fica aberta diariamente das 10 às 17 horas e o valor da entrada é de 7 euros.
Jardim botânico
Leuven possui o Jardim Botânico mais antigo da Bélgica. A Universidade de Leuven criou esse jardim em 1738, para os estudantes de medicina. O complexo de 450 m² conta com inúmeras plantas e pode ser visitado de graça.
Cervejaria Stella Artois
Em Leuven fica a fábrica da cerveja Stella Artois. E para felicidade dos amantes da bebida, é possível visitar a fábrica. Ao final da visita é realizada uma degustação. A visita custa 8,50 euros e pode ser reservada online pelo site da cervejaria Stella Artois.
Leia também ⇒ Visita a cervejaria St. Bernardus
Onde comer em Leuven
Quando fomos para Leuven pela primeira vez, um amigo brasileiro que morava na cidade, nos apresentou o restaurante DOMUS. Esse restaurante, que também é uma cervejaria, serve comida belga. Gostamos tanto que ele acaba sendo sempre a nossa opção de onde comer em Leuven.
A DOMUS existe desde 1985, e naquela época foi o primeiro estabelecimento da região a acoplar uma cervejaria a um restaurante. Um cano leva a cerveja direto da cervejaria para o restaurante.
É possível visitar a cervejaria. Já fizemos a visita e a cervejaria é realmente bem pequena. Meu conselho é que você vá ao restaurante e peça a cerveja degustação, que vem com as 2 cervejas produzidas pelo local e mais uma sazonal.
Endereço: Tiensestraat 8
Para mais informações, acesse o site oficial da DOMUS.
Onde tomar cerveja belga em Leuven
Se você quiser apenas degustar cervejas belgas, Leuven também tem o local perfeito para isso, o Bar Capital. O bar tem a maior seleção de cervejas, com cerca de 2000 rótulos de cervejas belgas no cardápio. Você pode ver as cervejas armazenadas no porão, que é climatizado, através do piso de vidro.
Endereço: Grote Markt 14
Centro de informação ao turista
Para obter mais informações sobre a cidade, pontos turísticos e eventos, procure o centro e informações de Leuven.
Endereço: Naamsestraat 3, ao lado do prédio da antiga prefeitura de Leuven.
Agora você já tem todas as informações necessárias para passar um lindo dia em Leuven, aproveite!!
No Comments