Bruxelas é um dos destinos mais visitados na Bélgica, mas existem várias cidades perto de Bruxelas que podem ser conhecidas em um bate-volta. A capital da Bélgica é também o centro político da União Europeia, e possui muitas atrações. Mas suas cidades vizinhas não deixam nada a desejar, vale a pena conhecer Bruxelas e reservar alguns dias para conhecer as cidades ao redor.
São muitas cidades interessantes, com paisagens naturais, castelos, centros históricos, construções históricas, cervejarias, igrejas, entre outras coisas interessantes para visitar. Para facilitar, fizemos uma lista com 5 cidades para fazer passeios de 1 dia saindo de Bruxelas.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis na Bélgica
5 cidades perto de Bruxelas para conhecer em um bate-volta
1. Bruges
Aproximadamente 100 quilômetros de distância de Bruxelas, pode-se ir de carro ou trem.
A cidade também é conhecida como Veneza do Norte, por causa de seus diversos e lindos canais. Foi capital europeia da cultura em 2002 e possui muitas atrações para serem visitadas. É possível fazer passeios de barcos pelos canais, visitar a Basílica do Sangue Sagrado, que possui uma relíquia: uma gota do sangue de Cristo, a Igreja de Nossa Senhora, que abriga a escultura de Michelangelo “A Madonna e a criança”. Além disso, o centro histórico de Bruges é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2000 e nele se encontra o Belfort, uma torre de 83 metros de altura que faz parte das 56 torres da Bélgica e França que também são Patrimônios Mundiais da UNESCO, desde 1999. Você também pode visitar a cervejaria De Halve Maan, que produz cervejas deliciosas.
Veja nosso post com o roteiro de Bruges.
Leia também ⇒ Encontre seu hotel econômico em Bruges – Snuffel Backpacker Bruges
2. Antuérpia
Aproximadamente 55 quilômetros de distância de Bruxelas, pode-se ir de carro ou trem.
A cidade é conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes. Possui também um dos maiores e importantes portos do mundo, localizado às margens do rio Escalda. A torre da linda Catedral de Nossa Senhora é uma das 56 torres da Bélgica e França que são Patrimônios Mundiais da UNESCO, desde 1999. A praça do centro histórico de Antuérpia é linda e cheia de bares com deliciosas cervejas belgas. A cidade também possui um castelo às margens do rio. Uma lenda envolve a origem do nome da cidade, contamos mais sobre ela no post sobre Antuérpia.
3. Gent
Aproximadamente 55 quilômetros de distância de Bruxelas, pode-se ir de carro ou trem.
Gent, ou Gante em português e Ghent em inglês, é a segunda maior cidade da Bélgica por número de habitantes. A cidade também possui sua torre que faz parte das 56 torres da Bélgica e França que são Patrimônios Mundiais da UNESCO, desde 1999. Gent possui ainda um imponente castelo que foi construído em 1180. O castelo pode ser visitado e das suas muralhas se tem uma vista da cidade. Pode-se conhecer também uma Beguinaria (ou Begijnhof), que são pequenas construções usadas pelas Beguinas, mulheres religiosas da Igreja Católica Romana. O local de paz existe em várias cidades da Bélgica e todos eles são Patrimônio Mundiais da UNESCO desde 1998.
Fotos: Visit Gent
4. Leuven
Aproximadamente 30 quilômetros de distância de Bruxelas, pode-se ir de carro ou trem.
Leuven ou Lovaina em português, é uma cidade universitária e 30% da sua população são alunos ou professores da Universidade. O prédio da prefeitura da cidade é um dos mais belos que já conheci. O prédio de arquitetura gótica começou a ser construído em 1439. Em frente ao prédio da prefeitura fica a Saint Peter’s Church, a igreja do século XV é um exemplo clássico da arquitetura gótica tardia. A torre da igreja é mais uma das 56 torres da Bélgica e França que são Patrimônios Mundiais da UNESCO, desde 1999. Uma outra atração da cidade é a biblioteca, que é aberta para visitação. Pode-se também subir na torre da biblioteca de onde se tem uma vista da cidade. É possível também visitar a fábrica da cerveja Stella Artois, que fica em Leuven.
5. Dinant
Aproximadamente 100 quilômetros de distância de Bruxelas, pode-se ir de carro ou trem.
A cidade às margens do rio Mosa, possui uma característica inconfundível: sua catedral construída na base de uma grande rocha. Essa paisagem é um dos cartões postais de Dinant. Possui também uma Cidadela, que fica no topo dessa mesma rocha, e foi construída em 1815, no local onde antes existia uma fortaleza. Dinant possui também um museu do Saxofone, que tem entrada gratuita e funciona na casa onde nasceu Adolph Sax, em 1814, o inventor do saxofone.
E o que não pode faltar na Bélgica é uma boa cerveja belga e Dinant é o berço da cerveja Leffe. Na cidade fica um museu da cervejaria Leffe e um restaurante. Nós visitamos o museu e a cidade e contamos tudo no post sobre Dinant.
E você, conhece alguma dessas cidades? Tem alguma outra para indicar? Conta para a gente nos comentários!!
23 Comments
Amanda Saviano
8 de junho de 2017 at 15:10Preciso ir logo para a Bélgica, tantos lugares lindos a serem visitados!
Aline Dota Naganawa
11 de junho de 2017 at 06:02Sim, é um país lindo!
Ruthia O Berço do Mundo
8 de junho de 2017 at 15:23Fez uma selecção maravilhosa. E, como os países do BENELUX são tão pequeninos, permitem conhecer vários lugares de cada vez. Ainda não conheço Dinant nem Leuven, deixou-me curiosa.
Abraço
Aline Dota Naganawa
11 de junho de 2017 at 06:03É verdade Ruthia! E vale super a pena conhecer alguns lugares além de Bruxelas!!
Michela Borges Nunes
8 de junho de 2017 at 17:28Fomos para Bruxelas em fevereiro e fizemos um bate-e-volta até Bruges. Eu amei Bruges demais. Agora, me apresentastes mais 4 opções. Ó céus! Vou ter que voltar e conferir pessoalmente. Ótimas dicas.
Aline Dota Naganawa
11 de junho de 2017 at 06:04Bruges é uma cidade linda mesmo!! Volte sim!!
Dilma
9 de junho de 2017 at 00:27Conhecemos rapidamente a Bélgica numa viagem que fizemos para visitar nosso filho que fazia intercâmbio de graduação na Alemanha. Ficamos poucos dias mas pudemos conhecer Bruxelas, Gent e Bruges. Fizemos um bate-volta de Bruxelas para Gent e Bruges no mesmo dia. Visitamos o castelo de Gent , achei lindo, mas acabou que quando chegamos em Bruges já era um pouco tarde, eu estava super cansada e vimos muito pouco da cidade, uma pena! 🙁 Outra cidade legal que conhecemos próximo de Bruxelas foi Namur. Tem uma visita aos túneis subterrâneos da cidadela que é muito show!
Aline Dota Naganawa
11 de junho de 2017 at 06:05Uma pena mesmo, Bruges é linda!! Conheço Namur também, a cidadela é incrível mesmo!!
Francisco Piazenski
9 de junho de 2017 at 01:10Que boas informações, pessoal, pelo visto Bruxelas cai bem como uma cidade-base para conhecer boa parte desse lindo país que deve ser a Bélgica. Parabéns pelas dicas, muito boas!
Aline Dota Naganawa
11 de junho de 2017 at 06:06Bruxelas é ótima como cidade-base para aproveitar as belezas da Bélgica!!
Itamar Japa
9 de junho de 2017 at 17:11Maravilhas de cidades! São excelentes dicas pra quem tem um tempo sobrando na região!Ó timo post!
Aline Dota Naganawa
11 de junho de 2017 at 06:07Sim!! Encaixar mais cidade da Bélgica no roteiro é ótimo!!
Cris
10 de junho de 2017 at 19:17E eu planejando conhecer apenas Bruges! Sabe de nada inocente! Hahahah! Valeu pelas dicas! Beijos!
Aline Dota Naganawa
11 de junho de 2017 at 06:10Pode colocar mais cidades da Bélgica na sua lista!! 🙂
Camila Lisbôa
11 de junho de 2017 at 20:32Ótima seleção, Li! Tudo pertinho e de trem fica mais perto ainda 🙂 Aí é so acordar cedo pra aproveitar o dia! 🙂
Aline Dota Naganawa
14 de junho de 2017 at 04:01Gosto muito de passeios bate-volta!! 🙂
Flavia Zenke
12 de junho de 2017 at 11:32Que sugestões gostosas de lugares pertinho de Bruxelas. Já favoritei aqui para o dia que for seguir essas dicas.
Glaicy
15 de outubro de 2017 at 16:02Vamos em janeiro com crianças passar pela Bélgica e gostaria de conhecer a região da Alemanha próxima a Bélgica.Qual local que deveria me hospedar com custo mais baixo e mais opções de transporte?
Aline Dota Naganawa
19 de outubro de 2017 at 18:09Olá, obrigada pela visita.
Muitas coisas precisam ser consideradas para responder sua pergunta. Mas apenas para te dar uma direção, Colônia é uma cidade próxima a Bélgica que você poderá chegar de trem. Possui uma boa rede de transporte público, o que possibilita ficar longe do centro e encontrar hotéis com preços mais baratos. Veja nosso post com dicas sobre onde se hospedar em Colônia: https://www.contandodestinos.com/2017/04/onde-se-hospedar-em-colonia-alemanha.html
Mas ela não é a única, pesquise as cidades que fazem fronteira e encontre a que mais se encaixe no que procuram para passar o inverno entre Bélgica e Alemanha 😉
Carlos Eduardo
3 de dezembro de 2017 at 21:37Aline, boa noite!
Estamos indo (eu e minha esposa) para ficar 30 dias pela Europa e vamos passar alguns dias pela Bélgica, chegaremos em Bruxelas de avião e não temos exatamente o roteiro do que fazer durante esses dias (que não sabemos exatamente quantos). Pensamos em explorar essas cidades mais “próximas”, mas estamos com dúvida em relação ao deslocamento. O que você nos sugere de qual seria a melhor maneira de se locomover por essas cidades e quais você considera as mais legais nesse período de inverno, especialmente para passar o ano novo?
Obrigado desde já e parabéns pelo blog!
Abraços
Aline Dota Naganawa
12 de dezembro de 2017 at 10:54Olá Carlos Eduardo, obrigada pela visita.
As cidades que estão nesse post podem ser acessadas a partir de Bruxelas de trem. Não passei o ano novo em nenhuma delas, e todas são especialmente lindas, cada uma com a sua peculiaridade.
Façam uma excelente viagem.
Leandro Ferreira
15 de julho de 2019 at 13:25Ola, ficarei 2 dias em Bruxelas. Estou preocupado em conhecer novas cidades ao redor, por conta do idioma. Sera que consigo me virar bem no Inglês?
Obrigado
Aline Dota Naganawa
16 de julho de 2019 at 11:14Olá Leandro, provavelmente não terá problema de se comunicar em inglês na Bélgica.
Boa viagem!