Verona é a segunda maior cidade da região do Vêneto, ficando atrás apenas de Veneza. Com aproximadamente 259 mil habitantes. É também uma das regiões mais prosperas do norte da Itália. A cidade encanta seus visitantes com seus palácios construídos com calcário rosa local, um centro histórico preservado com ruínas romanas e que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde o ano 2000, e pelo seu clima romântico. A fama de cidade romântica se dá pelo fato de Verona ter sido palco do romance trágico Romeu e Julieta.
Em 1263, a família Scaligeri iniciou seu reinado de 124 anos em Verona. Esse reinado trouxe paz para uma cidade que estava devastada por lutas civis e rivalidades entre famílias poderosas. Os Scaligeri se revelaram também muito cultos. Dante Alighieri foi recebido em 1301 pela corte, e dedicou a parte final da épica Divina Comédia a Cangrande I. O legado dessa família que foi tão importante para Verona permanece no Castelvecchio e nos seus túmulos, que se encontram na cidade.
Muitas pessoas optam por se hospedar em Veneza e fazer um bate-volta em Verona. Eu não aconselho fazer isso. Passamos 1 noite na cidade e posso garantir que é uma excelente escolha. Nos hospedamos no B&B Il Giardino dei Segreti, uma opção bem próxima ao centro da cidade. Verona tem restaurantes deliciosos e tradicionais, e os que ficam as margens do rio Ádige são imperdíveis. Passear pela cidade a noite e tomar um delicioso gelato te proporcionará momentos inesquecíveis em Verona.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Verona
O que fazer em Verona: Roteiro de 1 dia na cidade
Começamos nosso roteiro por Verona acompanhando a muralha que antigamente cercava a cidade e fomos até o Castelvecchio. Esse impressionante castelo construído entre 1355 e 1375 abriga uma das melhores galerias de arte do Vêneto, fora de Veneza. Ao lado do castelo fica a Ponte Scaligero, construída entre 1354 e 1376.
Uma das principais atrações da cidade é a Arena de Verona. Concluída por volta do ano 30, é o terceiro maior anfiteatro romano do mundo, ficando atrás apenas do Coliseu e do anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere, perto de Nápoles. O interior da Arena abrigava toda a população romana de Verona e ainda recebia visitantes que iam assistir os combates dos gladiadores. Com o interior praticamente intacto, a Arena foi palco de execuções, feiras, touradas, óperas, entre outros eventos. No verão, ainda acontece por lá muitos shows e apresentações de teatro.
Seguimos para a Piazza delle Erbe, que recebe esse nome desde o tempo que abrigava o mercado de ervas. Hoje, ainda se encontram barracas lá, mas elas vendem os mais variados produtos. Uma fonte no meio da praça com uma estátua da época romana, que muitas vezes é escondida pelas barracas, serve de lembrete de que aquela praça é usada como mercado há mais de 2 mil anos.
Próximo a Piazza delle Erbe fica uma das atrações mais visitadas de Verona, a Casa di Giulietta. No número 23 da Via Cappello se encontra a sacada onde o apaixonado Romeu teria se encontrado com Julieta. O acesso ao pátio da casa é gratuito, mas para entrar na sacada é necessário entrar no museu. Eu entrei, e confesso que a maior atração é realmente a sacada. O museu abriga roupas e objetos que foram usados no filme. Nada é real, já que a história não passa de uma fantasia.
Curiosidades sobre Romeu e Julieta
A história trágica de amor entre Romeu e Julieta, dois jovens de famílias rivais, foi escrita em 1520 por Luigi da Porto Vicenza. Essa história inspirou diversos poemas, peças de teatro, balés e filmes. A versão mais famosa é a de William Shakespeare.
Na casa de Julieta fica uma estátua da jovem, que é super disputada para fotos. Diz a lenda que tocar no seio direito de Julieta, traz sorte no amor.
Voltando um pouco, ao lado da Piazza delle Erbe fica a Piazza dei Signori. Nela encontra-se a Torre dei Lamberti. É possível subir na torre que possui 84 metros, de onde se tem uma linda vista da cidade e dos Alpes.
Bem próximo a Piazza dei Signori fica a pequena igreja românica Santa Maria Antica, que foi a igreja paroquial da poderosa família Scaligeri. Na entrada dela encontram-se os túmulos dos antigos governantes de Verona.
Leia também ⇒ Vale a pena comprar o Verona Card? O cartão de turismo de Verona
Adquira seu Verona Card com antecedência e garanta sua entrada nos principais pontos turísticos da cidade:
Igrejas de Verona
Em menos de 5 minutos caminhando, chegamos a Igreja de São Pedro na Piazza Sant’Anastasia. A igreja construída por volta de 1290, possui afrescos do século 15 e cenas esculpidas sobre a vida de São Pedro em seu portal gótico. O interior é lindo e um detalhe chama a atenção, as 2 pias de agua benta que são sustentadas por figuras de 2 mendigos, chamados de i gobbi, os corcundas. A figura mais antiga, à esquerda, foi esculpida em 1495.
A atração principal entre as igrejas, é sem dúvida, o Duomo, a Catedral de Verona. Sua construção foi iniciada em 1139, e a catedral foi consagrada e 1187. É uma catedral católica romana dedicada a Virgem Maria.
Atrás da catedral, seguindo para o rio Ádige, encontra-se a Ponte Pietra. É a ponte mais antiga de Verona, foi terminada no ano 100 d.C. Essa ponte leva ao Teatro Romano, que se encontra do outro lado do rio. A Ponte Pietra foi destruída durante a 2 Guerra Mundial, e reconstruída mais tarde, em 1957, com materiais originais.
No Teatro Romano de Verona, que foi construído no final do século I a.C., pouco resta do palco, mas a área semicircular que pertencia a plateia está quase intacta. Não fomos até lá, mas é possível vê-lo já da Ponte Pietra.
Fora todos esses pontos turísticos de Verona, como em todas as cidades, principalmente na Itália, andar e “se perder” nas ruelas te fará encontrar cantinhos especiais e ter momentos agradáveis na cidade. Uma forma rápida e fácil de conhecer a cidade é com aqueles ônibus de turismo Hop On Hop Off, onde pode-se descer e subir em qualquer ponto de parada e aproveitar os pontos turísticos. Garanta seu passeio com o ônibus de turismo:
Verona é uma cidade realmente encantadora!
6 Comments
Inês
22 de maio de 2017 at 17:56Cidade linda e encantadora, amei
Aline Dota Naganawa
23 de maio de 2017 at 03:30Também amei Verona!! 🙂
Wilza
12 de setembro de 2017 at 15:54Este será meu guia em Verona!
Obrigada pela riqueza de detalhes.
Aline Dota Naganawa
15 de setembro de 2017 at 05:36Fico feliz em ter ajudado Wilza!! Boa viagem!! 🙂
heloisa negri
4 de abril de 2019 at 08:06Adorei toda a descrição, muito obrigada, sem dúvida será muito útil na minha viagem.
Aline Dota Naganawa
10 de abril de 2019 at 04:22Fico feliz em ajudar Heloisa! Desejo uma boa viagem! 🙂