Durante nossa viagem pela Polônia, separamos uma tarde para fazer o Free Walking Tour pelo centro histórico de Cracóvia . Já tínhamos feito o Free Walking Tour Judeu, e adoramos. Consideramos esse tipo de passeio superinteressante, já que ele abrange os principais pontos turísticos do local em poucas horas. O guia sempre traz muitas informações sobre os locais enquanto o grupo caminha pela cidade.
Esse tipo de tour existe em várias capitais europeias. O Free Walking Tour é realmente grátis, e ao final, se você gostar, pode deixar uma “caixinha” para o guia.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre as melhores hospedagens em Cracóvia, separamos as melhores localizações para você se hospedar
Sabia que é obrigatório os turistas terem seguro-viagem para viajar para Cracóvia? Os leitores do blog tem desconto especial! Fazendo uma cotação na Seguros Promo e utilizando o cupom ANIVERSARIO você ganhará 15% de desconto em qualquer plano escolhido. E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto. Aproveite nossa promoção especial .Faça agora uma cotação e ganhe 20% de desconto!
Free Walking Tour pelo Centro histórico de Cracóvia
O tour começa em um dos portões medievais que ainda existe em Cracóvia, ele é do tempo que a cidade era toda murada.
Dica: O centro de Cracóvia é cercado por um cinturão verde. É possível caminhas por esse cinturão e dar a volta na cidade toda. Esse cinturão fica onde passava o antigo muro que cercava a cidade. É uma delícia passear por lá.


O portão chama-se St. Florian (em polonês: Brama Floriańska), e foi construído por volta do século XIV. Em frente ao portão fica o Barbacã (em polonês: barbakan krakowski), outro portão construído no século XIII, que servia como defesa da cidade. Era preciso primeiro passar pelo Barbacã, depois pelo St. Florian, para só depois entrar na cidade.

O centro histórico de Cracóvia e o Castelo Wawel são Patrimônios da Humanidade da UNESCO desde 1978.
O Tour continua até chegar na Praça principal da cidade. A praça é linda, e é uma das maiores da Europa. Sua existência remonta ao século XII.
No centro da praça funciona o mercado. São várias lojinhas que vendem artesanatos e produtos locais.


Mas, na minha opinião, o que rouba a cena nessa praça é a Basílica St. Mary. Ela foi construída originalmente, no século XII e reconstruída no século XIV.

Todos os dias nas horas cheias, um trompetista abre uma das janelas da torre da basílica e toca uma música, essa música para abruptamente. Isso acontece para homenagear um trompetista do século XII, que começou a tocar o trompete para avisar a população sobre a invasão mongol. Um mongol, que era um ótimo arqueiro, mesmo de longe, acertou uma flecha na garganta do trompetista, e o som parou abruptamente. Todos os dias esse famoso trompetista é homenageado e ao final, o trompetista da vez, até dá um tchau para os espectadores.
Olhe essa lista de restaurantes em Cracóvia, para quando bater a fome!!
Lenda sobre as torres da Basílica St. Mary
Se vocês olharem bem para as torres da basílica, perceberam que elas são diferentes. Não existe uma explicação exata, e sim uma lenda para explicar essa diferença.
Diz a lenda que, as autoridades da cidade escolheram 2 irmãos arquitetos para construir a igreja, e eles aceitaram o desafio.
Eles começaram a brigar durante a construção e cada um decidiu construir uma torre da igreja e disputar qual era a mais bonita.
O irmão mais velho trabalhou intensamente. Ele queria terminar a sua torre primeiro, pois queria que a população ficasse admirada com a sua habilidade e superioridade na sua profissão. E assim foi.
Mas ao passar dos dias, o irmão mais velho ficou com inveja do trabalho do irmão mais novo. E a conversa que corria pela cidade era que, o irmão mais velho tinha ensinado a profissão tão bem ao irmão mais novo, que o aluno tinha superado o mestre.
Com muita inveja, o irmão mais velho assassinou o mais novo com uma faca. E para esconder o corpo, jogou-o no rio Vístula.
E assim, a torre do irmão mais novo, que é a menor, ficou inacabada, recebeu apenas um telhado.
Porém, o irmão mais velho não conseguiu conviver com a culpa pelo assassinato do irmão mais novo. No dia que o bispo consagrou a igreja, ele confessou seus pecados e em seguida, se atirou da torre da igreja.
Dizem que a faca usada no assassinato, é a mesma que está pendurada na porta do mercado.

Outros dizem que a faca que está na porta do mercado, era um lembrete para que não roubassem lá dentro e para que os comerciantes não enganassem os compradores, e tivessem os castigos que eram usados naquela época, como cortar os dedos.
Continuando o tour pelo Centro Histórico de Cracóvia
O tour continuou pelo centro, passando pela Universidade onde o Papa João Paulo II e Nicolau Copérnico estudaram.
A universidade de Cracóvia é uma das mais antigas da Europa. O antigo prédio da Universidade hoje abriga um museu.

Passamos também pelo local onde o Papa João Paulo II ficou hospedado, quando esteve em Cracóvia. A maior parte da população da Polônia é católica. O Papa João Paulo II ser polonês, é um fato de muito orgulho para a população.

O tour acaba no Castelo Wawel, onde a guia conta um pouco sobre a história do Castelo e da Catedral de Wawel. Nesse ponto também ficamos sabendo sobre uma das lendas mais famosas de Cracóvia, a Lenda do Dragão de Wawel, que contarei em breve, em outro post.


Depois do Free Walking Tour, aproveite a noite em um dos bares de Cracóvia
Sobre o Free Walking Tour
Esse tour foi ótimo, saber algumas lendas e curiosidades da cidade torna a visita muito mais especial.
Fizemos o tour em inglês, mas ele também está disponível em espanhol.
Para saber mais detalhes e tudo sobre os horários, acesse o site oficial do Free Walking Tour em Cracóvia.
O tour é totalmente de graça. No final dele, se você gostar do passeio e das explicações do guia, poderá deixar uma caixinha.
Se você está planejando visitar Cracóvia, eu super recomendo o tour. Ele demora cerca de 2 horas e meia, mas nesse tempo você já conhecerá bastante das atrações turísticas da cidade e da sua história.
Está planejando sua viagem para Cracóvia? Tenho certeza de que esses posts irão te ajudar:
- Onde se hospedar em Cracóvia
- Quanto custa viajar para Cracóvia
- 10 pontos turísticos imperdíveis em Cracóvia
- 4 bares para conhecer em Cracóvia
- Onde comer em Cracóvia
- Curiosidades sobre Cracóvia
- Visitar o museu Oskar Schindler
- Free walking tour pelo centro histórico de Cracóvia
- Free walking tour judeu em Cracóvia
- Visitar o Castelo Wawel
- A lenda do dragão de Wawel
No Comments