O DDR Museum fica em Berlim e é um dos museus mais visitados da cidade. Totalmente interativo, conta como era vida na Alemanha Oriental.
Após a 2ª Guerra Mundial, a Alemanha ficou dividida entre a parte oriental e ocidental. A parte oriental era comandada pela antiga União Soviética e vivia totalmente isolada da parte ocidental.
A Alemanha oriental era chamada de DDR que significa Deutsche Demokratische Republik, e em português ficou República Democrática Alemã ou RDA.
Visitar o DDR Museum é como voltar a DDR nos anos 70.
Visitando o DDR Museum
A visita ao museu começa com um Trabant, veículo símbolo da Alemanha oriental. As pessoas ficavam anos numa lista de espera para conseguir comprar o carro.
Dentro do Trabant funciona um simulador, onde é possível dirigir pelas ruas da Alemanha Oriental. É muito interessante.
A exposição mostra algumas profissões. Algumas dessas gavetas podem ser abertas e possuem objetos relacionados as profissões.
É possível também ver alguns filmes, programas de TV e de rádio que eram passados na época na Alemanha oriental.
Alguns produtos encontrados do lado oriental. Produtos que são muito conhecidos hoje, como a Coca-Cola, não podiam ser comercializados no lado oriental.
Uma parte interessante do museu é a que mostra como era feito todo o controle da população. Tem a reprodução de uma sala de interrogatório e prisão da Stasi, que era a polícia da DDR.
Simulação também de aparelhos que eram realizadas as escutas. Existiam muitas na época, para capturar possíveis traidores.

Se você acertar a combinação, uma luz acende no painel
Para mim, o ponto alto da visita, é a reprodução de uma casa da época da DDR. Tudo na casa é interativo, e ficamos um bom tempo por ali, mexendo e descobrindo tudo.
Muitos detalhes conhecemos das nossas próprias casas, ou da casa dos avós, como papel de parede, eletrodomésticos, a televisão, alguns objetos. Achei muito interessante essa volta ao passado.
Dica: Como o museu é interativo, é interessante procurar um horário que ele esteja mais vazio. Assim poderá aproveitar mais os objetos. Ficamos no DDR Museu por volta de 2 horas.
Existem muitos museus em Berlim, mas vale a pena visitar o DDR Museum!
Como chegar ao DDR Museum
O acesso ao DDR Museum é bem simples, ele fica atrás do Berliner DOM, que é a catedral de Berlim, o outro lado do rio Spree.
Endereço: Karl-Liebknecht-Str. 1
Horários de funcionamento
Segunda a sexta-feira e domingo – das 10 às 20 horas
Sábado das 10 às 22 horas
Site oficial do DDR Museum
Valor da entrada para o DDR Museum 9,50€
Se quiser dar aquela ajuda para o blog, sem pagar nada a mais por isso, você pode comprar seu ingresso antecipadamente clicando aqui.
Dica: Visitamos o DDR Museum utilizando o desconto do Berlin WelcomeCard. Veja todas as vantagens desse cartão de turismo.
Dica de filmes sobre a DDR (Alemanha Oriental)
Se você quiser ver mais um pouco sobre como era a vida na DDR, existem 2 filmes bons, que já assisti, que mostram bem como eram tudo por lá.
O primeiro é A vida dos Outros, esse filme mostra um pouco sobre a espionagem que existia na Alemanha oriental, para controlar as pessoas que quisessem ir contra o governo e seu regime político.
O segundo filme é Adeus, Lenin! Esse filme se passa por volta da época que aconteceu a queda do muro de Berlim. Mostra um pouco da vida na DDR e depois da queda do muro.
Aproveite para reservar seu hotel em Berlim pelo Booking.com
Booking.com
Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.
No Comments