Parma é uma cidade linda e surpreendente. Fomos conhece-la sem muitas pretensões, guiados apenas o cheiro do prosciutto di Parma rsrs.
Mas descobrimos que ela é muito mais que a boa comida, existe muita cultura e arte na cidade que merece ser visitada se você estiver na região da Emilia Romagna.
O que conhecer em Parma em 1 dia
Começamos o passeio pela Piazza dela Pilotta, uma enorme praça. Nela se encontra o Palazzo Pilotta, um amplo palácio construído por volta de 1500 para a família Farnese, que foi quem governou Parma entre 1545 e 1731. Essa praça foi muito bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial, mas o palácio foi totalmente reconstruído após o termino da guerra.
O Palazzo Pilotta abriga o Museu Arqueológico, a Biblioteca Palatina, a Galeria Nacional e o Teatro Farnese. Não tivemos tempo de conhecer tudo, portanto, escolhi conhecer o Teatro Farnese devido a sua história.
Teatro Farnese
O Teatro Farnese foi construído em 1628 e é inteiro em madeira. A construção, seu interior, a plateia são um verdadeiro espetáculo. Fiquei encantada com esse teatro e a cada passo ficava imaginando tudo que já foi encenado naquele local.
Uma parte atrás da plateia é aberta para o público, e é muito interessante de ver como é a parte que fica escondida. Também encontramos fotos de como ficou o teatro, completamente destruído, após a 2ª Guerra Mundial.
Teatro Regio di Parma
Seguindo nosso passeio, passamos em frente ao Teatro Regio di Parma. Esse teatro construído entre 1821 e 1829, apesar de não ser tão conhecido internacionalmente, é considerado um dos grandes representantes da tradicional ópera italiana. Todos os anos, no mês inteiro de outubro, é realizado o Festival Verdi. Uma homenagem ao compositor Giuseppe Verdi que nasceu na região, onde são apresentadas operas de sua autoria.
Como fomos a Parma em outubro de 2015, aproveitamos para assistir uma ópera nesse lindo teatro. Assistimos a ópera Il Corsario (O corsário), e foi uma experiência incrível.
Postei uma foto no Instagram, e se você não segue ainda, aproveite agora e não perca mais nenhuma aventura.
Durante essa nossa viagem a Itália, visitamos o Museu Giuseppe Verdi. Contei tudo nesse post:
Giuseppe Verdi – A música clássica e o importante compositor italiano
Depois de conhecer o Teatro Regio di Parma, fomos até o Duomo de Parma, a catedral da cidade.
Duomo (Catedral) de Parma
O Duomo de Parma foi construído entre 1059 e 1116, e é uma importante catedral italiana de estilo românico.
Ao lado da Catedral fica o Batistério. Lindo, todo em mármore rose e decorado internamente com bonitos afrescos, também foi construído no século 12.
Piazza Garibaldi
Um outro ponto para se conhecer em Parma é a Piazza Garibaldi, em todas as cidades da Itália tem algo homenageando Garibaldi.
Na Piazza Garibaldi encontra-se o Palazzo del Governatore, que exibe uma fachada de 1760.
Logo acima da porta encontra-se um relógio astronômico, e acima dele um relógio para nos salvar e nos dizer a hora.
Achei muito interessante esse painel que encontramos na Piazza Garibaldi, nele podemos encontrar endereços de restaurantes, lojas e até hospedagem em Parma. Uma ótima opção para quem decide fazer as coisas de última hora, sem nada programado, na cidade.
E para terminar, aproveite sua noite em Parma na Via Farini, que é uma pequena rua, fechada para carros, e recheada de bares, restaurantes e lojas de comidas. Essa rua fica cheia de italianos curtindo a noite e tomando seus aperitivos.
Parma realmente merece ser conhecida, tivemos ótimas experiências na cidade e guardaremos lindas lembranças desse lugar.
Quer ver mais sobre nossa viagem pela Emilia Romagna? O blog está cheio de posts sobre nossas aventuras pelas terras italianas.
Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.
No Comments