Vou iniciar a minha série de passeios pelo Brasil com a visita que fiz ao Museu do Futebol.
Foi inaugurado em 29 de setembro de 2008, e possui diversas salas que contam toda a história e evolução do futebol no Brasil.
Sala dos craques |
Visitei o museu com meu pai, e nos divertirmos na sala de rádio, onde pudemos escutar diversos narradores.
Quem não lembra?!!rs |
Outra sala bastante interessante é uma que simula uma arquibancada. Se fechar os olhos, os sons te levam a um jogo de futebol de verdade, até o calor faz você se sentir no meio da multidão.
Essa foi a parte que mais gostei, fiquei muito tempo nessa sala, olhando todas as fotos.
Esses retratos contam a história do futebol e também relacionam com acontecimentos da época.
Todas as fotos são numeradas e existem encartes onde é possível saber o significado da foto de acordo com a numeração. Esses encartes estão disponíveis na sala, inclusive em inglês e espanhol.
As mulheres foram proibidas de jogar futebol. Um decreto-lei dizia que a pratica ia contra a natureza feminina. A modalidade tornou-se oficial apenas em 1983. E agora as mulheres arrasam no futebol!! J
O esporte também foi proibido para negros, apenas os brancos considerados da elite, poderiam praticar.
Arthur Friedenreich, filho de pai alemão e mãe ex-escrava, foi o 1º mestiço a praticar o esporte, e foi muito importante para que o esporte fosse aberto à outras classes sociais.
O Vasco da Gama foi um dos primeiros times a aceitar negros |
Na sala das copas, temos todos os campeões, e acontecimentos relacionados à época.
Registrei todas as copas que o Brasil foi campeão.
Dispensa legenda |
Bolas usadas durantes as copas do mundo |
Ao final da visita, temos uma visão privilegiada do campo do estádio.
Como Chegar ao Museu do Futebol
Fomos de metro, e a estação mais próxima é a clinicas (linha verde). Mas não é tão perto assim, vai ainda uns 30 minutos de caminhada. Para ir foi festa, descida e estávamos empolgados para visitar o museu. Já na volta não posso dizer a mesma coisa, depois de andar o museu todo e almoçar, pegamos um táxi do estádio até a estação, que saiu R$10,00. Mas o acesso é bem fácil.
Endereço: Praça Charles Miller, Pacaembu – São Paulo
Horários de funcionamento:
De terça-feira a domingo das 9 às 17 horas (com permanência possível até as 18 horas)
O museu permanece fechado todas as segundas-feira.
Valor do ingresso: R$ 6,00
Meia entrada para: Professores da rede pública aposentados, estudantes com carteirinha, maiores de 60 anos, e aposentados, mediante comprovação
Isenção no valor do ingresso para: crianças até 7 anos (mediante comprovação), professores da rede pública (mediante comprovação), e pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida à 1 acompanhante).
SUPER DICA: aos sábados os ingressos são gratuitos a todos os visitantes!!
Mais informações no site oficial do Museu do Futebol.
A visita é perfeita para crianças, o museu é bem interativo.
Outro ponto importante de se destacar, é a preocupação com deficientes. O museu tem toda a acessibilidade necessária para entrada de deficientes, além de ser áudio, visual e tátil.
Para deficientes visuais tocarem e sentirem como é uma arquibancada |
Não sou super fã de futebol, mas adorei conhecer o Museu e saber um pouco da história!!
Quero agradecer imensamente à Daniela Nunes e ao Gustavo Soler, pela atenção e assistência. Tornou nossa visita ainda mais agradável!!
Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!
Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.
8 Comments
Desempilhados com filhos
18 de dezembro de 2015 at 11:59Tmpouco sou fã de futebol mas já fui inúmeras vezes à este museu porque é legal mesmo. A minha sala preferida é a da arquibancada.
Belo passeio!
Camila
18 de dezembro de 2015 at 11:59Adoro futebol e morro de vontade de ir. Agora, não morando mais em SP faz anos, fica mais difícil, mas quero MUITO! 🙂
Renata Salas Collazo
18 de dezembro de 2015 at 16:54Para fas ou nao de futebol e uma programa delicioso. Adorei
Arianne Dota
18 de dezembro de 2015 at 16:54Aqui tão pertinho e eu nem sabia!!! E o melhor barato!!! Com certeza vou visitar e te falo como foi rsrs obrigada pela dica
Simone - Família Viagem
18 de dezembro de 2015 at 16:54Este é um museu que faz tempo está na minha listinha de lugares pra explorar aqui em Sampa. Sempre marcamos de ir, mas na última hora aparece algo e nos leva pra outro destino. Vendo teu post fiquei mais curiosa ainda pra conhecer e de janeiro não passa! aproveitar as férias pra explorar a cidade (que fica uma delícia um pouco mais vazia)!
Guaciara Rhein
19 de dezembro de 2015 at 06:50Momento vergonha: eu sou paulistana e nunca fui nesse museu! Morro de vontade e você me deu ânimo para ir, promessa, nessas férias eu vou! Bjs!
Maracy
20 de dezembro de 2015 at 18:11Esse museu está na minha lista… ainda não consegui visitar!!! Muito bom conhecer um pouquinho por aqui!!!
🙂
Quebrei a Bussola
20 de dezembro de 2015 at 19:54Apesar de futebol não ser meu assunto favorito, tenho muita vontade de conhecer esse museu! Hoje mesmo passei por SP e comentei como quero conhecer! Parece ser muito legal ! Não canso de ler sobre lá! Adorei! Beijos, Julia