O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 20 de março de 2006, no ano do centenário do prédio da Estação da Luz.
A visita se inicia pelo segundo andar, onde fica a exposição permanente. Logo na entrada vemos uma tela de 106 metro de comprimento onde 11 filmes que contam as diferenças culturais do nosso país são projetados simultaneamente.
Nesse mesmo andar, existem totens onde podemos descobrir a origem da palavra que usamos hoje. Algumas nem imaginamos de onde veio, e usamos no nosso dia-a-dia.
Bem próximo a esse painel, fica uma enorme linha do tempo, que conta a evolução da língua desde as raízes portuguesas.
Bem interessante também, é um painel onde podemos escolher a região do Brasil e ver (ou melhor ouvir) as diferenças na linguagem. Pensamos que não tem muita, mas os sotaques são bem fortes.
Achei legal o sotaque de Pernambuco, e apareceu a cidade que minha mãe nasceu: Afogados da Ingazeira (cidade suuuper pequena) |
Ainda encontramos o Beco das Palavras, lugar que as crianças adoram. Nesse local, pode-se unir sílabas e formar palavras, aparecendo assim o seu significado.
No terceiro andar fica um auditório. Logo que chegamos, é entregue um ingresso para assistir ao filme. O ingresso tem horário, então cuidado para não perder.
O filme conta também um pouco da origem da língua e depois vem uma parte que achei muito interessante.
Fomos para uma sala que fica atrás da tela do auditório, onde escutamos poesias.
A sala escura, o som das poesias e as palavras sendo projetadas nas paredes, me fizeram viajar.
OBS: Foi a parte que mais gostei 🙂
No primeiro andar encontramos o espaço para exposições temporárias. Até o dia 14 de fevereiro está acontecendo uma exposição em homenagem a Câmara Cascudo. Um escritor, etnógrafo e maior estudioso da cultura popular brasileira.
Mas esse será o assunto do próximo post, achei a história e trabalho dele muito interessante!!
Passeio incrível, super indico para adultos e crianças!!
Como Chegar ao Museu da Língua Portuguesa
Aconselho chegar ao museu utilizando o transporte público. Ele fica no prédio da estação da luz, tem facílimo acesso por trem e metro. O transito e estacionamento nessa região é bem problemático.
Horários de Funcionamento:
Terça a domingo, das 10 às 18 horas (bilheteria fecha às 17 horas).
FECHADO às segundas-feiras.
Ingressos
Valor do Ingresso: R$ 6,00
Meia entrada para: estudantes, aposentados e maiores de 60 anos (mediante comprovação)
Isenção no valor do ingresso para: crianças até 7 anos (mediante comprovação), professores da rede pública (mediante comprovação), e pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida à 1 acompanhante).
SUPER DICA: aos sábados os ingressos são gratuitos a todos os visitantes!!
Para mais informações sobre o museu, acesse o site oficial: Museu da Língua Portuguesa
Quero agradecer imensamente à Daniela Nunes e ao Gustavo Soler, pela atenção e assistência. Tornou nossa visita ainda mais agradável!!
Veja também o meu passeio pelo Museu do Futebol!!
Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!
Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.
7 Comments
Inês Dota
22 de dezembro de 2015 at 15:12Muito lindo, uma pena ser destruído pelo fogo
Liliane Arend
22 de dezembro de 2015 at 17:40Eu adoro esse Museu …. uma pena o incêndio de hoje. Espero que eles não desanimem e consigam reabri-lo em breve.
beijocas
Li
Quebrei a Bussola
23 de dezembro de 2015 at 07:06Um museu muito lindo! Como queria ter conhecido! Hoje fico viajando nesses posts, já que não posso visitar. Meu coração ficou partido com esse incêndio! Torço muito para que consigam reconstruiu alguma coisa! 🙁
Mas adorei o post e as informações! Beijos, Julia
Desempilhados com filhos
23 de dezembro de 2015 at 19:27Que triste o incêndio, mas ainda bem que grande parte do acervo é digital e poderá ser recuperada. Seu post poderia ser um referencial para ser colocado por lá, como memória do passado recente.
Guaciara Rhein
28 de dezembro de 2015 at 20:57Poxa, eu adoro esse museu! Espero mesmo que o reconstruam! Bjs!
Liliane Inglez
29 de dezembro de 2015 at 15:57ah, que pena… ainda não conheci este museu!!! Espero que consigam reconstruí-lo, pois parece muito interessante!
Katarina Holanda
20 de fevereiro de 2017 at 08:52Que lindo! Estive tão pertinho e não conheci. Vou priorizar em uma próxima viagem pra São Paulo. 🙂