Visita à fábrica de Queijo Parmesão e Vinagre Balsâmico
Quando escolhemos a região da Itália que iriamos visitar, não poderíamos deixar de fora a visita em uma fabrica de queijo parmesão e vinagre balsâmico.
Entrei em contato com a empresa Emilia Delizia, e quem me atendeu foi a Gabriele, sempre muito atenciosa e prestativa.
E fechamos nosso passeio!! 🙂
Estávamos hospedados em Bolonha, e como o ponto de encontro era em Modena, optamos por ir de trem. É a opção mais fácil e rápida.
No dia marcado, o guia Paolo estava pontualmente nos esperando na Estacão Central de Modena. Para iniciar o passeio, nos levou à uma fabrica de queijo Parmesão.
Ainda no caminho, o guia nos explicou que o queijo parmesão é fabricado com a mesma receita e praticamente da mesma forma há 9 séculos (pouca coisa foi informatizada). Sua produção ocorre em 5 cidades: Modena, Reggio Emilia, Parma, Bolonha e Mantova. O nome Parmeggiano Reggiano é uma homenagem à essas cidades que ele é produzido.
Visita a Fábrica de Queijo Parmesão
A produção do queijo começa bem cedo, e diferente do que muita gente fala, não achei a fábrica fedida.
O leite é retirado da vaca todos os dias por fazendeiros, e uma das regras para produzir o parmesão, é que esse leite seja entregue nas fábricas até 2 horas após ter sido retirado.
Esse leite é colocado nesses toneis, e é feito todo o processo necessário até que ele coalhe bem e fique no fundo. Quando estiver no ponto, o mestre retira, com a ajuda de uma pá de madeira, o enorme queijo do fundo, mas essa massa é a quantidade para fazer 2 queijos.
Queijo sendo retirado do fundo |
Queijo Parmesão com identificação de autenticidade |
Depois de pronto o queijo e armazenado por pelo menos 12 meses. Depois disso ele passa por uma inspeção.
Foi criado pela união europeia, um consorcio para certificar a originalidade do queijo parmesão. Depois desses 12 primeiros meses, uma pessoa desse consorcio, vai até a produtora de queijo e realiza alguns testes. Sendo comprovada a originalidade e qualidade, o queijo ganha um selo (da foto acima). E já pode ser vendido, ou ser novamente armazenado para ser vendido “mais velho”.
Queijos armazenados |
Uma informação muito importante, principalmente para comprarmos o queijo parmesão fora dessa região, é que todos os queijos originais devem ter na lateral escrito Parmeggiano Reggiano, isso é obrigatório.
Queijos de 30 e 36 meses |
Acabando a visita, fomos para a parte mais gostosa: Degustação!! Degustamos queijos de diferentes idades, e claro garantimos nosso pedaço mais que original para levar para casa.
O meu preferido é de 36 e 40 meses. 🙂
Queijo com 40 e 46 meses |
Visita a fábrica de Vinagre Balsâmico
Depois dessa deliciosa visita, continuamos o passeio seguindo para a fábrica de vinagre balsâmico.
Vinhedo ao fundo |
Infelizmente não conseguimos ver todo o processo, pois a época de colheita e fermentação das uvas já tinha passado (é até setembro). Mas nosso guia nos explicou atenciosamente, como é todo o processo.
E depois de toda a explicação consegui entender porque esse é um produto mais que especial. Todo o cuidado, desde o início até o armazenamento do vinagre, é muito importante para o produto final. Existem vinagres balsâmicos de 25 anos, é muito tempo!!!
O vinagre fica nesses barris grandes por 2 anos, depois os produtores fazem o que chamam de Bateria, onde todo o vinagre fica num barril, que normalmente eles dão nome de algum filho ou neto, e depois trocam de barril todo ano. Como durante o ano, o liquido se perde um pouco, a cada ano o barril diminui de tamanho. Achei muito interessante saber disso!! E essas baterias são armazenadas por 15 ou 25 anos, durante o crescimento do filho ou neto.
Esse é uma Bateria, que começou em 2002 |
E no final da visita, veio a melhor parte: Degustação!! Foi muito boa e conseguimos perceber e descobri a diferença de sabor entre os vinagres de diferentes anos. O Vinagre de 15 anos fica DELICIOSO com queijo parmesão!! 🙂
Claaaaro que também garantimos o nosso Vinagre Balsâmico!!!
Final do Passeio
No final do passeio, como ainda tínhamos tempo, o nosso guia nos levou até o Museu Luciano Pavarotti. A visita foi ótima e fechou com chave de ouro nosso passeio.
E para encerrar nosso passeio com chave de ouro, ganhamos da Emilia Delizia um mimo especial, amei!!
Descobri muitas coisas novas, novos sabores, e é uma visita obrigatória para quem vai para essa região da Itália.
Super indico a empresa que fizemos nosso passeio, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram ou entre em contato pelo site oficial Emilia Delizia. Além desse tour que fizemos, eles tem outros, e tenho certeza que você achará um ideal que se encaixe no seu passeio.
Veja todas as nossas postagens sobre a Itália. Nossa viagem pela Emilia Romagna foi cheia de descobertas!!
Está programando sua viagem para Itália? Reserve já seu hotel e garanta os melhores preços!!
Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.
14 Comments
Mãe Dondoca
18 de novembro de 2015 at 08:54Aline, que máximo! Esses passeios são super gostosos. Amo aprender também, além de ficar ansiosa pelas degustações. Já fiz de cerveja, vinho do Porto. Na próxima, planejo ir a um lagar para conhecer a produção de azeite.
Barbara Calmeto
18 de novembro de 2015 at 10:26Amei seu post e fiquei com vontade de experimentar os queijos. Eu amo!!! Bjs
Desempilhados com filhos
18 de novembro de 2015 at 11:43Adoro aprender e achei estes passeios super originais. Belíssimas dicas.
Renata Salas Collazo
18 de novembro de 2015 at 11:43Aline adorei!!! Dica anotada. Eu simplesmente iria amar esse passeio. Preciso dessa viagem pra ontem!!!
Aline Figueiredo
18 de novembro de 2015 at 11:43Nossa, muito interessante! E a gente nem imagina que tem tanto cuidado e demora tanto tempo até que a gente consuma! Muito legal!
Poliana Cardozo
18 de novembro de 2015 at 11:43ui que delícia! também quero!
Guaciara Rhein
19 de novembro de 2015 at 07:38Já caí dura só de ler o título! Aqui em casa amamos de paixão queijos e meu marido me apresentou o vinagre balsâmico, só uso ele agora! Bjs!
A Li na Alemanha
19 de novembro de 2015 at 07:44Produção de azeite deve ser bem interessante tb!! 🙂
A Li na Alemanha
19 de novembro de 2015 at 07:45É uma delícia!!
A Li na Alemanha
19 de novembro de 2015 at 07:46Vale super a pena esse passeio!!
A Li na Alemanha
19 de novembro de 2015 at 07:46Eu não imaginava também!! 🙂
A Li na Alemanha
19 de novembro de 2015 at 07:47Foi uma das melhores viagens que fiz!! 🙂
A Li na Alemanha
19 de novembro de 2015 at 07:47🙂
A Li na Alemanha
19 de novembro de 2015 at 07:47Como nao amar?? É muito bom né!! 🙂