Fomos convidados, eu e o Arthur, a visitar o Museu chamado “Rotes Haus” que fica em Monschau, cidade fofíssima perto de Aachen.
Quando chegamos fomos muitíssimo bem atendidos pelo responsável, que ainda nos deu um guia impresso do museu, que descreve os ambientes e nos chama atenção para pequenos detalhes, esse guia faz diferença durante a visita, vale a pena comprar, custa apenas 0,50€.
Também tem a venda na portaria, cartões postais, e claro, que sai de lá com alguns para a minha coleção, que já está enorme!!
Visitar o Rotes Haus Museum em Monschau
O museu fica numa casa muito importante da cidade, ela foi construída em 1768 por Johann Heinrich Scheibler, que era proprietário de uma indústria têxtil da cidade. Imponente com 3 andares, a casa é dividida em 2 partes, de um lado funcionava a fábrica com escritórios e estocagem de tecidos, e do outro era a residencia da família.
Quando foi construída (e até hoje), ela era cercada por casas de enxaimel (ou Fachwerk, em alemão), que são aquelas casas com madeiras nas fachadas, isso trouxe um verdadeiro destaque para a casa, mas essa era mesmo a intenção do dono, mostrar toda a prosperidade da família no século 18.
Hoje o museu mostra como era a vida burguesa no século 18. Com objetos, pinturas, móveis, entre outras coisas, tudo preservado como era, nos proporciona uma volta ao passado. Esse museu é imperdível para quem, como eu, gosta de imaginar como viviam as famílias no passado, as mulheres com aqueles vestidos lindos que deviam ser horríveis de usar, os jantares com mesas impecáveis e até os recitais, que nessa casa era com harpa.
Alguns quartos ainda mantém móveis e decorações da época, e em um deles podemos ver objetos de crianças, algumas jóias e até um “banheiro portátil”, aaahhh a vida naquela época não tinha alguns luxos que temos hoje, como um banheiro dentro de casa…rsrs.
A cozinha ficava no subsolo, mas possuía um pequeno terraço que fica de frente para o rio Rur, rio que corta toda a cidade e fica nos fundos da casa.
Mas o destaque principal, e que mais me impressionou, é a escada.
Em forma espiral, chegando nos 3 andares da casa, ela é toda em madeira e em cada cantinho tem um detalhe. Fico imaginando o trabalho que tiveram para fazê-la e entalhar todos os desenhos nela.
Infelizmente, dentro do museu não é permitido tirar fotos nem fazer vídeos para colocar na internet. Você pode fazê-los, mas apenas para arquivo pessoal.
Mas nem tudo está perdido, enquanto vocês não vem pra Alemanha, vou deixar um vídeo oficial do museu, que mostra um pouquinho das belezas que tem dentro e de brinde um pouco da cidade linda de Monschau.
*Prestem atenção na escada!!! 🙂
Informações sobre o Rotes Haus Museum
Bjooo
7 Comments
Desempilhados com filhos
15 de novembro de 2015 at 18:40Também fico com dó quando não permitem tirar fotos em um museu. Fiquei com vontade de apreciar as escadas e fico imaginando o calor para cozinhar no subsolo. Adorei as unhas combinando como os ingressos. Tati
Poliana Cardozo
15 de novembro de 2015 at 18:40Deve ser muito legal né? Bem eu sou suspeita por que amo a Alemanha 🙂
E adorei o toque sutil do esmalte combinando com o ingressinho 🙂
A Li na Alemanha
15 de novembro de 2015 at 18:46A cozinha me pareceu bem arejada até, tinha uma porta grande que saía para o terraco, mas devia ficar um pouco quente sim rsrs
Ahhh o esmalte nao foi de propósito kkkkkk
Bjooo
A Li na Alemanha
15 de novembro de 2015 at 18:47huahauhauhauhaa o esmalte foi super sem querer 🙂
Bjooo
Renata Salas Collazo
16 de novembro de 2015 at 11:17Eu lamento quando nao podemos tirar foto, acho que olhar as fotos e viajar novamente mas enfim… o video ja deu para acalmar a curiosidade. Nao posso deixar de comentar do esmalte tb kkkk ficou um charme!!!
Liliane Arend
16 de novembro de 2015 at 18:38Adoro casas antigas, e a cor dele se destancando dentre as demais casas brancas e cinzas … realmente a escada é divina!
beijocas
Li
http://www.criandofilhospelomundo.com/
Guaciara Rhein
17 de novembro de 2015 at 13:31Oba, museu, adoro!!! E boa dica do guia, muito bom e barato! Bjs1