Uma das nossas paradas pela Irlanda foi na cidade Killarney.
Já contei quais foram as cidades que visitamos. Para ver o roteiro de 5 dias completo, clique aqui.
A pequena e aconchegante cidade é linda e também início da Rota Ring of Kerry, que não fizemos dessa vez. Essa é uma rota de 179 km recheada por paisagens de tirar o folego, dizem, mas eu não duvido. Por conta disso, recebe muitos turistas. Uma outra atracão importante da cidade é o Killarney National Park. Foi o primeiro parque nacional criado na Irlanda, com 102,89 km² de muito verde.
Como ficaríamos na cidade apenas uma noite e parte do dia seguinte, e também porque já estamos planejando voltar para fazer a Ring of Kerry, conhecemos apenas o centro da cidade, e alguns pubs, claro!! 🙂
Vale lembrar que o centro é bem pequeno, e é altamente recomendável fazer o passeio todo a pé.
Nosso roteiro de 1 dia por Killarney
Começamos passando no centro de informação ao turista, para pegar o mapa da cidade.
Passamos pela Town Hall, um prédio construído em meados de 1930, que é sede do governo.
Logo em frente, fica a Catedral St. Mary, uma igreja que acredita-se ser do século 9. A construção que vemos hoje é de 1812. Em 1888, a igreja sofreu um incêndio, ficando gravemente danificada, e foi reconstruída em 1889. Nessa igreja destacam-se os vitrais, que contam a história da vida de Cristo e merecem alguns minutos de apreciação.
Catedral St. Mary |
Seguindo em direção a estação de trem, encontramos primeiro o The Malton Hotel. Com mais de 160 anos de história, esse hotel foi inaugurado 1 ano após a chegada da estrada de ferro a Killarney.
No ano da sua inauguração, em 1854, era chamado The Railway Hotel.
Alguns passos a diante, encontramos a Estação de trem, que é mantida praticamente igual a época que foi inaugurada, em 1853. O primeiro trem chegou em Killarney em 16.07.1853.
O Mosteiro franciscano também merece uma parada. Construído a partir de pedras tiradas das ruínas da Abadia Muckcross (que datava do século 15 e foi destruída), está aberta ao público desde 1867.
Durante a nossa parada, não conseguimos entrar, mas as simpáticas senhoras da lojinha, nos descreveram um lindo vitral, que acabamos conhecendo apenas pelo cartão postal, que agora faz parte da minha coleção!!
Mosteiro Franciscano |
Em frente o mosteiro, está a Killarney Courthouse, um prédio do ano de 1835, onde funciona o tribunal da cidade.
Já fazendo o roteiro de volta, pegamos a College Street. Nela estão localizados vários hotéis e pubs.
Curiosidade: é muito comum por lá (aliás, em todas as cidades que visitamos na Irlanda), ter um pub no andar térreo e no andar superior um hotel. É uma boa pedida para a próxima hospedagem!!
Hotel construído no século 19. Na época era uma hospedaria simples |
Em funcionamento desde 1906 |
Esse é um exemplo de pub embaixo e hospedaria em cima |
E terminamos nosso roteiro no Market Cross. Esse ponto marca o inicio da cidade de Killarney, desde o desenvolvimento da cidade em meados de 1750, quando as casas começaram a crescer a partir do mercado. Até meados do século 20, esse era o lugar de comercio dos produtos locais. O ponto abaixo do relógio da cidade, era e ainda é, um dos pontos de encontro mais conhecidos da cidade.
Relógio da cidade |
Achei a cidade realmente aconchegante, mas minha passagem por lá foi muito rápida. O que me consola é que voltarei para fazer o King of Kerry. 🙂
Se você está planejando conhecer Killarney, aproveite para reservar agora seu hotel!!
No Comments