Domingo a noite não tem nada melhor que fazer um lanchinho, a minha escolha foi um torta de tomate e queijo. Vi essa torta no site do programa Mais Você, em uma das minhas buscas por novas receitas. Achei tão bonita e parecia tão gostosa que resolvi fazer.
Postei a foto no facebook e foi sucesso garantido!! Por isso, vou deixar aqui a receita para vocês!!
– 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (240 g)
– 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (90 g)
– 1 ½ xícara (chá) de manteiga (150 g)
– 1 gema
– 1 ½ xícara (chá) de queijo prato ralado no ralo grosso (180 g)
– ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
– ½ xícara (chá) de maionese (100 g)
– 1 ovo batido
– sal e pimenta-do-reino moída a gosto
– 300 g de tomate sem sementes picadinho, temperados com sal e escorrido na peneira (1 ½ xícara de chá)
1 – Em uma tigela, coloque 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 1 ½ xícara (chá) de manteiga, 1 gema e misture até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em uma forma canelada de fundo falso (25 cm de diâmetro X 2,5 de altura) forrando fundo e lateral. Com um garfo, fure toda a massa e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
2 – Coloque em uma outra tigela, 1 ½ xícara (chá) de queijo prato ralado no ralo grosso, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado, ½ xícara (chá) de maionese, 1 ovo batido, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e misture. Adicione 150 g de tomate sem sementes picadinho, temperados com sal e escorridos na peneira.
3 – Transfira a mistura de tomate para a assadeira com a massa (já assada), espalhe o restante dos tomates picadinhos (150 g) e leve novamente ao forno para assar por mais 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.
1 Comment
Inês Dota
20 de julho de 2015 at 05:36huuummm parece deliciosa, vou fazer