Também conhecida como a cidade dos diamantes, Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica. É o centro mundial de lapidação de diamantes, e por onde andamos, os vimos espalhados em anéis, brincos e diversas jóias nas vitrines da cidade toda.
Na cidade são negociados 80% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados do mundo.
Existe uma lenda que envolvve a cidade e deu origem ao seu nome.
Diz o folclore popular que existia um místico gigante chamado Antigoon e morava perto do rio Escalda (rio que corta Antuérpia).
Ele cobrava pedágio daqueles que queriam atravessar o rio, e quem não pagava era atirado à morte no rio.
Esse gigante foi morto por um jovem herói chamado Brabo, que cortou a mão do gigante e atirou-a no rio. Daí vem o nome da cidade, Antwerpen, Ant se refere ao gigante e werpen em holandês significa mão.
A grande praça do Markt está cercada por casas do século 16 e 17 e é a parte mais antiga da cidade.
A Catedral da cidade é a Catedral de Nossa Senhora. Em estilo gótico, sua construção teve início em 1352 mas foi terminada apenas em 1521. Sua torre com 123 metros de altura é a maior da Bélgica.
No seu interior podemos encontrar diversas pinturas.
a Torre da Catedral |
A Stadhuis, ou Prefeitura, está localizada no Markt e é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1999.
Foi construída entre 1561 e 1564 e é quase toda em estilo renascentista, apenas a parte central lembra o estilo barroco.
No Markt ainda se encontra uma grande estátua, que representa o herói Brabo, aquele da lenda.
No monumento encontramos o gigante e o herói segurando a mão do gigante.
Prefeitura e o monumento na frente |
Detalhe do herói Brabo segurando a mão do gigante |
Bem próximo ao Markt podemos encontrar uma pequena e romântica vila de 1591. Quase toda original, é cheia de restaurantes e cantinhos charmosos. Vale a pena conhecer!!
Aproveitamos muito as cervejas belgas em um bar no Markt que possui mais de 30 cervejas tipo chopp, e mais várias em garrafa.
Chopp com mel, uma delícia |
Cerveja rara feita numa Abadia, é bem difícil de achar |
Chopp com nome do herói |
Cerveja com nome do Gigante |
Imperdível também na Antuérpia é um passeio pelo porto, principalmente se estiver perto do horário do pôr-do-sol. A paisagem é linda.
Lá também se encontra um castelo, o Het Steen, que significa a pedra.
Construído entre 1200 e 1225, é a construção mais antiga da cidade, e durante muito tempo foi o centro comercial da cidade.
Entrada com uma estátua representando o Gigante Antigoon |
Uma outra dica é visitar a loja de chocolates The Chocolate Line. Tem muitos chocolates para escolher e provar, além de ter uma parte onde podemos ver a fabricação deles.
Nossos escolhidos 🙂 |
Jantamos num ótimo restaurante bem no Markt de Antuérpia, chama-se De 7 Schaken. A comida estava deliciosa e o atendimento foi ótimo (site).
Escolhemos pratos locais,o meu era o de frango |
Para encerrar nosso passeio pela Antuérpia, no último dia, tomamos um delicioso café da manhã no Zuiderterras, que tem uma linda vista.
Próximo a Antuérpia existem muitas cidades lindas, uma delas é Bruges. Pode-se conhecer as duas cidades em poucos dias. Leia mais sobre Bruges aqui.
Esse foi nosso passeio pela Antérpia. A Bélgica é linda, vale a pena ser conhecida e suas cervejas degustadas!!
Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!
Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.
No Comments