Depois de ler o livro Jardim de Inverno, que contei aqui, fiquei inspirada em escrever mais sobre livro que envolve a Segunda Guerra Mundial.
O Menino do Pijama Listrado é um deles.
O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia. das Letras
Eu tinha visto o filme e só depois li o livro. O filme não é fiél ao livro, como acontece com todo filme baseado em livro. A história no papel é mais completa, mais instigante, mas é triste da mesma forma. Aconselho ler o livro primeiro, mas se você já viu o filme, leia da mesma forma, não irá se arrepender.
Apesar da história não ser real, nem baseada numa real, ela é extremamente triste, e retrata um lado inocente e as vezes covarde, que descobriu realidades por pura curiosidade.
A inocência de uma criança “protegida” contra a perda da inocência de outra criança “não protegida”, com um final que não é impossível de ter acontecido de verdade.
Aos olhos da criança todos são iguais, não existe diferença, o preconceito é ensinado pelo adulto.
A leitura é rápida, fácil e as vezes com uma linguagem que beira ao infantil, mas não deixa de ser pesada.
Eu particularmente, me emocionei em muitas partes, pois ia lendo e lembrando do filme.
Mas gosto mesmo de ler o livro antes de assistir o filme, assim a minha cabeça se encarrega das melhores imagens.
Gostei do livro, mas fica uma pergunta, a amizade era mesmo verdadeira ou era apenas por falta de outra criança “ariana” para brincar?? Se era verdadeira, por que o Bruno não defendeu seu amigo, ou o Pavel, quando teve oportunidade?
Quem leu o livro ou assistiu o filme, me conta!!
Aproveite para comprar o livro O menino do pijama listrado
Logo logo termino o Diário de Helga, uma sobrevivente tcheca e judia do gueto de Teresín e de Auschwitz. Volto para contar!!
6 Comments
Elaine Magalhães
27 de fevereiro de 2015 at 12:41ejo que 24 horas são realmente poucas pois amo ler e ultimamente não consigo pois a prioridade é outra mas em muito breve necessito retomar esse hábito e viajar nas entrelinhas de belos textos e tão bom e ajuda em variados aspectos a nossa essência. Pelo menos no meu caso. Hehehe… Bis bald ! 🙂
A Li descobrindo a Alemanha
27 de fevereiro de 2015 at 12:42Oi Elaine, eu tinha relaxado também, mas já me programei para ler um pouquinho todos os dias!! 🙂
Da nonstaão c
28 de março de 2018 at 20:48o menino do pijama listrado é baseado em fatos reais sim,
Aline Dota Naganawa
9 de abril de 2018 at 12:47Ele é baseado na Segunda Guerra Mundial, que é um fato real. Mas a história que é contata no livro é ficção, ela é apenas baseada em fatos que aconteceram.
CINTIA SILVA
29 de maio de 2019 at 20:52Respondendo a sua pergunta, pra mim a amizade do Bruno com o menino não era verdadeira porém era pura inocência. Pois se ele tivesse outras crianças do círculo dele ele teria feito amizades com essas e nao teria ido ao encontro da tal fazendo que ele tanto falava. Pôis ele só foi Até lá por se acha sozinho. Minha opinião.
Eloise
15 de abril de 2021 at 14:45Bom, respondendo a essa pergunta, no meu ver era de fato sim , uma amizade verdadeira, pois sabemos q uma criança qnd está com medo ela se recua a falar a vdd, dependendo da gravidade q ele irá sofrer após dizer diante de um pai ou outra pessoa q lhe pergunte com tom agressivo. No próprio filme o menino Bruno nós revela isso. E antes disso teve uma cena em q o menino Bruno junto com a sua família presenciou com o velhinho q foi trabalhar na casa dele. Então a minha opinião sobre, é esta!