Em dezembro fomos à uma cidade próxima de Aachen, chamada Königswinter. Fica cerca de 100km de distância, bem pertinho de Bonn.
Na cidade existe um conjunto de montanhas chamado Siebengebirge (sete montanhas). Uma delas é chamada Drachenfels, nela fica o Castelo chamado Drachenburg, Castelo do Dragão.
Ela é famosinha porque existe uma lenda que diz que o herói Siegfried matou o dragão que existia numa caverna dessa montanha.
Fomos direto conhecer esse castelo.
Deixamos o carro num estacionamento próximo e fomos até o castelo a pé. Estava bem frio, mas o caminho é muito bonito.
Existe também a opção de subir de funicular. Esse funicular existe a muitos anos, e dizem que o trajeto dá direito a paisagens lindas.
O Funicular |
O Castelo Drachenburg foi construído no século 19, e em tempo recorde, apenas 2 anos (de 1882 a 1884), por um corretor e banqueiro chamado Baron Stephan, que pretendia morar no castelo.
Que sonho morar num castelo como esse, não?!
Mas mesmo sonhando em morar nessa humilde residência, Stephan nunca realizou seu sonho. E depois disso, o Castelo passou por diversos proprietários.
Em 1903 o Castelo Drachenburg era do advogado Jacob Biesenbach, que pretendia demolir parte do castelo e construir um resort de verão.
Mas em 1910, Biesenbach vendeu o Castelo para o capitão D. Egbert de Simon, que tinha planos ainda mais ambiciosos, de transformar o castelo em atração turística. A única coisa que ele conseguiu realizar foram exposições de arte. Em 1915, ele morreu, durante a Primeira Guerra Mundial. Após, o Castelo foi leiloado e adquirido por uma escola cristã. A escola funcionava como um internato para meninos, as salas de aula ficavam no castelo e os dormitórios em cabanas de madeira espalhadas pela propriedade.
Em 1938, os nazistas praticamente obrigaram a escola a fechar suas portas. Nele foi instalado a escola de elite nazista e o castelo sofreu muitas alterações. Quase no final da Segunda Guerra, o Castelo Drachenburg foi atacado e seriamente danificado, teve todos os seus vitrais quebrados, e foi tomado pelos americanos.
Em 1947 virou um centro de treinamento da Escola Ferroviária Federal Alemã e foi completamente restaurado. O centro de treinamento funcionou no castelo até 1960.
Entre 1960 e 1970 o castelo ficou abandonado, sendo novamente danificado.
Em 1971 um cidadão privado adquiriu o castelo, restaurando-o e abrindo ao público para visitação.
Em 1986 o castelo Drachenburg foi declarado Monumento Nacional e passou a ser cuidado pelo estado da Renânia do Norte-Vestfália (Nordrhein-Westfalen em alemão).
Ele ainda é aberto ao público, podemos entrar, conhecer o lindo interior do castelo e ter a oportunidade de ver paisagens lindíssimas a partir dos jardins, com direto a vista para o rio Reno (Rhein, em alemão).
Encontramos também umas pessoas vestidas com roupas antigas, o que deixou tudo com um ar mais mágico.
O Arthur me pegou registrando tudo para contar para vocês |
6 Comments
Jose Dota
6 de julho de 2016 at 18:24Muito lindo…e ótima redação. ..
A Li na Alemanha
6 de julho de 2016 at 18:25Obrigada!! 🙂
Lara Romeiro
8 de fevereiro de 2018 at 09:27Já tentei ir ao castelo, mas infelizmente este estava fechado (apenas está aberto para visitas aos fins-de-semana). Depois de ver as suas fotos do castelo ainda fiquei mais decepcionada por não ter conseguido entrar.
Ótimas fotos 🙂
viajantepassoapassoblog.wordpress.com
Aline Dota Naganawa
13 de fevereiro de 2018 at 07:31Oi Lara, ah que pena!! Ele fica aberto de março a outubro, fechando no inverno.
Ele é realmente lindo!!
Vanessa
1 de abril de 2019 at 21:19Muito lindo! É possível chegar até lá de transporte público?
Aline Dota Naganawa
10 de abril de 2019 at 05:00Você consegue chegar na cidade de trem e depois subir a pé ou pegar o funicular para chegar ao castelo.