Hamburgo, norte da Alemanha
Chamado na Alemanha de: “das Tor zur Welt”, que em português significa “o Portão para mundo”, Hamburgo é a segunda maior cidade e tem o maior e principal Porto da Alemanha e o segundo maior Porto da Europa, perdendo apenas para Roterdã na Holanda. Em 1945 tornou-se cidade-estado da República Federal da Alemanha.
Chegamos em Hamburgo num sábado de frio. Deixamos nossas malas no Hotel e fomos para o centro. É muito fácil andar por toda a cidade de metrô, e assim fizemos. Fomos até o Rathaus, que por sinal é lindo, um dos mais bonitos que já vi. A construção é no estilo neorrenascentista, e é a quinta construção do Rathaus, as outras foram destruídas por Guerras e por um grande incêndio que ocorreu na cidade no ano de 1842.
Pegamos ali o ônibus para fazer o Stadtrundfahrt, que é aquele tour pela cidade, normalmente com os ônibus de 2 andares. Valeu muito a pena!! Durante o Tour descemos no Porto. Estava muito frio, mas conseguimos ver os diversos navios que estavam por lá. Voltamos para o ônibus, fizemos uma volta completa e voltamos para almoçar/jantar no Hard Rock. Como sempre tinha fila, mas o que achei interessante é que eles mandam um SMS avisando quando a sua mesa está livre. Isso nos dá mobilidade para ficar no Porto, enquanto esperamos pela mesa. Fomos muito bem atendidos.
Fazemos coleção das camisetas do Hard Rock, por isso se na cidade que estamos conhecendo, tiver Hard Rock, a parada é obrigatória…rsrs
Depois voltamos direto para o Hotel.
Miniatur Wunderland
No dia seguinte fomos conhecer o famoso Miniatur Wunderland. É um tipo de museu somente com miniaturas e é uma atração imperdível para quem vai a Hamburgo.
DICA: Pelo site você consegue reservar um horário, e quando chega lá evita a fila. Os ingressos são pagos na hora e não na data da reserva. Além disso, alguns horários eles tem promoções. Tudo isso você encontra no site, clicando aqui.
Fomos novamente de U-Bahn (metrô) e descemos na estação Baumwall, da estação já conseguimos ver o Miniatur Wunderland.
Logo na entrada tem as miniaturas sobre a história da Alemanha desde a idade média até os tempos atuais, mostrando bem as mudanças da Igreja e dos castelos. As miniaturas passam também pela primeira e segunda Guerra, construção e queda do muro de Berlim.
Além dessa parte da história, eles tem as réplicas perfeitas da Suíça, Estados Unidos, Áustria, Escandinávia, Alemanha Central, e a linda Hamburgo. Umas das atrações principais é o aeroporto, com muitas luzes e movimentos, simula vôos e pousos. É realmente muito bonito. Algumas partes possuem uns botões, que quando são apertados produzem algum movimento.
O Miniatur Wunderland começou a ser construído no ano 2000, e hoje é dividido em 8 seções, mas já começou a construção de mais duas, a Itália e a França. Acho que terei que voltar . 😉
O Hambúrguer de Hamburgo
Depois desse interessante passeio, fomos experimentar o Hambúrguer de Hamburgo. Já que dizem que foi lá que tudo começou!!!
A história do hambúrguer começou no final do século XVII, quando tribos nômades da Asia Ocidental desenvolveram a técnica de picar e temperar a carne bovina para evitar que ela estragasse, já que ainda não existia a geladeira…rsrs
Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, mas não aceitaram muito bem o fato de comer a carne crua. Levaram então a receita para casa e passaram a cozinhá-la. A receita fez tanto sucesso que logo fez parte da culinária alemã.
No século XIX, a América recebia seus novos descobridores e entre eles estavam os navegadores que partiam de Hamburgo levando a tradicional receita. Os americanos aperfeiçoaram a iguaria acrescentando pão. Hoje o Hambúrguer é conhecido e servido no mundo todo.
Essa é apenas uma estória, pois na verdade não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do tão famoso hambúrguer. Mas eu gostei bastante dessa!!!
O lugar escolhido foi o Jim Block. O Hambúrguer desse lugar é ótimo, mas não deixa de ser um fast-food. Vale a pena passar por lá.
A Hamburgueria fica numa região famosa, saindo de lá aproveitamos para conhecer a famosa rua Jungfernstieg. A rua ganhou esse nome porque antigamente, as famílias levavam as jovens solteiras para passear nessa rua e arrumar um “bom partido”.
Um pouco mais de Hamburgo
Essa rua fica na região do Lago Alster, que possui uma fonte e é um dos cartões postais de Hamburgo.
Não muito longe dali, pudemos ver as ruínas da Igreja de São Nicolau (Nikolaikirche). Após a Segunda Guerra, apenas a torre permaneceu de pé. A Nikolaiturm (Torre) é a terceira maior torre da Alemanha. Hoje as ruínas representam as trágicas consequências da Segunda Guerra Mundial.
Ainda tenho algumas coisas legais pra contar, mas vou deixar para o próximo post!!!
Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.
7 Comments
Ligia
4 de junho de 2014 at 20:50Adorei!!
Gosto muito de saber sobre a Guerra tmb. Acho muito interessante. Eu iria amar esse Miniatur Wunderland.
E com certeza eu apertaria o botão da Lindt várias vezes rsrs. Amo esse chocolate.
Ainda bem que aqui é caro, assim não como muito.
Obs.: Tentando ver o lado bom das abusivas taxas do Brasil.
Aline Dota
5 de junho de 2014 at 07:22Ligia, logo escrevo sobre o que aprendi na escola sobre a Guerra, foi muito interessante escutar o lado deles da história e saber como o famoso ditador conseguiu chegar ao poder!!
Ahhh eu bem que tentei apertar o botao várias vezes, mas chegaram umas criancas e acabaram com a minha festa…kkkkkk
Aqui perto de casa em a fábrica da Lindt, precos super convidativos…dessa forma sou obrigada a comer…kkkkkkk
Bjooo
José a. Dota
5 de junho de 2014 at 10:59Muito legal
Aline Dota
5 de junho de 2014 at 16:11Obrigada pela visita 😉
Inês Dota
6 de junho de 2014 at 14:09É tudo muito lindo, fiquei encantada com o miniatur wunderland, amo miniaturas…
Aline Dota
7 de junho de 2014 at 18:50É muito mais bonito pessoalmente, sao muitas fotos!!!rsrs
Katia Barbosa
11 de junho de 2014 at 16:58Cada dia que passa meu desejo te ir te visitar aumenta!