Schneeball – um Tradicional Doce Alemão
Esse doce é muito conhecido na região de Baden-Württemberg, que fica no Sul da Alemanha. Existe a pelo menos 300 anos, mas antigamente era servido apenas em ocasiões especiais e casamentos. Agora tornou-se a assinatura da cidade de Rothenburg ob der Tauber.
É feito com massa simples e quebradiça, que leva basicamente farinha de trigo, ovos, manteiga, e cachaça de ameixa. É moldado em forma de Bola de 8 a 10 cm, frito e depois coberto com açúcar de confeiteiro, por isso levou o nome de Schneeball ou Bola de Neve.
O segredo dessa massa é não levar fermento, pois ela não pode estufar quando fritar.
Queria muito conhecer esse doce, mas aqui em Aachen eu nunca encontrei. Quando fomos a Heidelberg, cidade da Alemanha que fica na região de Baden-Württemberg, achamos uma loja com a vitrine cheia.
As lojas de Rothenburg ob der Tauber e da região estão se especializando cada vez mais para fazer diversos tipos de Schneeball.
Tem desde os tradicionais com açúcar ou com açúcar e canela, até de chocolate, chocolate meio amargo, chocolate branco, Marzipan, Pistache, com morangos, amêndoas e por ai vai.
Provei o de chocolate e o tradicional, particularmente, preferi o tradicional e acho que combina muito bem com café ou chá.
Tradicional Schneeball
Vou deixar aqui um vídeo de como é feito a Schneeball, nunca tentei fazer mas não parece difícil.
Para ver o vídeo clique
AQUI.
Espero que gostem e se alguém tentar fazer me conta aqui se deu certo!! 😉
Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!
Facebook
Instagram
Twitter
Pinterest
Paulista, 45 anos, descendente de italianos, astróloga, escritora, que entre um post e outro, curte preparar novas receitas na cozinha, tem paixão por viajar e conhecer novos lugares para contar por aqui, ama ajudar as pessoas a se desenvolverem. Vive na Alemanha há mais de 11 anos, com seu marido.
Atualmente, divide seu tempo entre as viagens, as escritas e atendimentos de terapia holística e astrologia.
No Comments