Visitar o Palácio Schönbrunn é uma das coisas que não se pode deixar de fazer em Viena. Considerado o Versalhes da Áustria, é a atração mais visitada pelos turistas. Apesar de muitas pessoas acharem que ele é longe do centro, é muito fácil de chegar, e dependendo de onde estiver hospedado, demorará cerca e 30 minutos. Existem vários tipos de passeio, que explicarei mais para frente, portanto, não tem desculpas para não ir.
O Palácio Schönbrunn foi construído entre 1638 e 1643. Mas apenas em 1743, ganhou a forma que possui hoje. Em estilo barroco, essa foi a residência de verão da família Habsburgo, a família imperial austríaca. Como curiosidade, uma personagem próxima dos brasileiros que nasceu no Palácio Schönbrunn foi a Arquiduquesa D. Leopoldina de Habsburgo. Lá ela viveu até 1817, quando embarcou para o Brasil, já casada por procuração, com D. Pedro I, tornando-se, mais tarde, Imperatriz do Brasil. Outra famosa que casou com um Habsburgo e morou no Palácio Schönbrunn foi Isabel da Áustria, ou mais conhecida como Imperatriz Sisi.
Pela sua importância, o Palácio Schönbrunn e seus jardins, foram incluídos em 1996, na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. É possível visitar o interior do Palácio, seus jardins e outros atrativos que existem lá dentro, como por exemplo, o Gloriette, que é um monumento do outro lado do Palácio, onde é possível subir e ter uma vista linda. Outra atração é Jardim Botânico, anexado ao palácio em 1881. Lá também se encontra um Zoológico, um jardim privado, um museu de carruagens, entre muitas outras coisas.
Por isso, reserve muitas horas, ou até o dia todo para conhecer o palácio e os jardins com calma e aproveitar todos os encantos desse lugar.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Viena
Visitar o Palácio Schönbrunn
Existem diversos tickets que dão acesso a diferentes partes do palácio, mas antes quero ressaltar uma informação. Para os jardins do palácio, a entrada é gratuita. Apenas dentro do palácio, e algumas partes fechadas do jardim que é necessário ter um ticket.
Se você quer conhecer mais que os jardins, o que vale muito a pena, terá que adquirir os tickets. A bilheteria fica, após passar os portões de entrada, do lado esquerdo. Dica importante: Chegue minutos antes do horário de abertura do palácio, dessa forma, evitará perder tempo em fila, que normalmente, é bem grande. Se não conseguir chegar cedo, compre seu ingresso com antecedência. Certamente, ganhará um tempo precioso evitando filas.
Tipos de Tickets
Imperial Tour
Esse ticket custa 14,20 euros. Esse tour dura de 30 a 40 minutos e com ele se tem acesso a 22 salas do palácio, incluindo o escritório do imperador Franz Joseph e também o quarto onde ele e a imperatriz Sisi dormiam. A visita é feita através de um áudio-guia, e orientada através de placas. Não tem guia.
Grand Tour
Esse ticket custa 17,50 euros. O tour dura de 50 a 60 minutos e se tem acesso a 40 salas. Além das salas do Imperial Tour, se acessa outras como o salão de cerimonias. Dependendo da demanda, é possível fazer o tour com guia. Senão, ele também é feito através do áudio-guia.
Classic Pass
Esse ticket custa 24 euros. Com o Vienna City Card ele sai por 20,20 euros. É o ticket mais completo, com ele tem acesso ao palácio, visitando as mesmas salas do Grand Tour, e mais: o jardim do príncipe, o labirinto, a orangerie e o Gloriette, que é possível acessar sem ingresso, mas para subir é necessário pagar. O tour dentro do palácio é feito também com áudio-guia. Para conhecer tudo que está incluído nesse ticket, separe de 3 a 4 horas.
Esses são os principais tickets, mas ainda há outros, como tickets para família, tickets individuais para as atrações do jardim e ainda o Sisi Ticket, para visitar o Schönbrunn e o Hofburg, conhecendo mais sobre a vida da Imperatriz Sisi.
DICA: O Palácio Schönbrunn é a atração mais visitada de Viena, portanto, fica lotada e com longas filas. Se você quiser ganhar tempo e evitar filas, garanta seu ingresso com antecedência e conheça os jardins e o palácio através de um tour guiado:
Você também pode optar por fazer um tour de ônibus por Viena e um tour guiado pelo palácio, e entrará sem pegar fila. Essa é uma boa dica para conhecer bem a cidade e o lindo palácio Schönbrunn:
Horários
Os horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano. Veja abaixo os horários de abertura do Palácio:
De 01 de abril a 30 de junho – das 8 às 17:30
De 01 de julho a 31 de agosto – das 8 às 18:30
De 01 de setembro a 5 de novembro – das 8 às 17:30
De 01 de novembro a 30 de março – das 8 às 17 horas
Já os jardins, possuem um horário de funcionamento maior, veja:
De 30 de outubro a 19 de fevereiro – das 6:30 as 17:30
De 20 de fevereiro a 25 março – das 06:30 as 19 horas
De 26 de março a 7 de maio – das 6:30 as 20 horas
De 8 de maio a 6 de agosto – das 6:30 as 21 horas
Esses horários são referentes a esse ano, 2017, para confirmá-los acesse o site oficial do palácio.
Como chegar ao Palácio Schönbrunn
Ao olhar o mapa, muitas pessoas acham que o palácio é longe do centro, mas é muito fácil de chegar. É necessário ir até a estação de metro Schönbrunn, da linha verde U4. Saindo da estação de metrô, já irá encontrar as placas que mostram para que direção fica o palácio. São menos de 10 minutos caminhando.
Nossa visita ao Palácio Schönbrunn
Chegamos ao palácio pelo metro, como expliquei acima, e foi muito tranquilo e fácil de encontrar. Chegamos beeem cedo, antes das 8 horas. Quando abriu a bilheteria para comprar o ticket, não havia ninguém. Era isso mesmo que queríamos, pois havíamos escutado que a fila por lá pode demorar até mais que 1 hora.
Como não tínhamos muito tempo, ficamos apenas 2 dias em Viena, optamos pelo Imperial Tour. Mesmo sendo o mais curto e com menos acesso dentro do palácio, achamos muito interessante. Deu para ter uma ideia da riqueza e luxo da época e da família Habsburgo. Conseguimos também ver muitos mobiliários e quadros, com pinturas dos habitantes famosos do palácio. Uma pena que lá dentro, não pode tirar fotos! Como entramos cedo, não havia quase ninguém ainda dentro do palácio.
A visita durou o tempo aproximado descrito no ticket, cerca de 30 a 40 minutos. Quando saímos, fomos andar um pouco pelo jardim e aproveitamos para tirar umas fotos. A essa altura, outros turistas já tinham começado a chegar. Não andamos muito pelo jardim, mas deu para perceber que é lindo, e passear por lá deve ser demais.
Antes de ir embora, paramos no Café Residenz. Já falei um pouco sobre ele no post sobre os Cafés de Viena de visitamos. Mas só para deixar vocês com vontade, foi lá que comi o melhor Apfelstrudel de todos que já provei.
O Café Residenz oferece um Strudel Show, uma apresentação de como o famoso strudel é produzido e com direito a degustação. Queríamos muito ter participado, mas não tivemos tempo. Seria incrível ver o doce sendo produzido e ainda ganhar a receita do strudel de maçã para fazermos em casa!
Leia também ⇒ Onde comer o melhor Schnitzel de Viena
Quando saímos, era por volta das 11 horas da manhã, o Palácio Schönbrunn estava lotaaaaaado de turistas. Tirar uma foto da frente do palácio se tornou uma tarefa quase impossível. Portanto, a grande dica é realmente chegar o mais cedo que conseguir.
Não é à toa, que essa é a atração mais visitada de Viena. O Palácio Schönbrunn é lindo, por dentro ainda mais que por fora. E é uma atração imperdível em Viena!
Veja outros passeios interessantes para conhecer o Palácio Schönbrunn:
12 Comments
rui batista
31 de julho de 2017 at 18:24Nunca visitei, mas é um sonho. Apenas o vi pela parte de fora. Viena é uma cidade plena de edifícios históricos soberbos, como este palácio.
Aline Dota Naganawa
3 de agosto de 2017 at 15:33O interior dele é muito bonito, vale a pena a visita! 🙂
Flávia Donohoe
31 de julho de 2017 at 18:52Infelizmente não consegui visitá-lo por dentro, mas vi sua grandiosidade por fora, e é realmente um lugar espetacular!
Aline Dota Naganawa
3 de agosto de 2017 at 15:33Por fora já é lindo, né!!
Christian Gutierrez
1 de agosto de 2017 at 07:23Maravilhoso esse Palácio de Schonbrunn e o jardim dele, acho que é até mais bonito que o Palácio de Versales na França.
Aline Dota Naganawa
3 de agosto de 2017 at 15:39Não conheço ainda o da França, mas esse é realmente muito lindo! Preciso ir para conseguir comparar rsrs
Lulu Freitas | Let's Fly Away
1 de agosto de 2017 at 22:26Adoro visitar palácios. Não conheço Viena, mas esse está na lista. Ótimo post, adorei as fotos. Parabéns!
Aline Dota Naganawa
3 de agosto de 2017 at 15:41Quando for a Viena, conheça o Schönbrunn, se você gosta será um passeio imperdível!
Klécia
2 de agosto de 2017 at 00:33Uau! Não conhecia esse palácio, mas já me impressionou ao dizer que é o Versailles da Austria! Eu com certeza ia pegar o Classic Pass para visitar tudo que é possível! A arquitetura parece linda, os jardins também! Coloquei na minha lista de desejos!
Aline Dota Naganawa
3 de agosto de 2017 at 15:42Eu queria muito ter conhecido mais, mas tinha pouquíssimo tempo. Isso é uma boa desculpa para voltar rsrs
CAROLINE DE BRANCO RODRIGUES PESSOA
7 de março de 2019 at 15:01oi tudo bem, quero muito visitar, sabe dizer se tem aqueles carrinhos de golfe disponiveis para aluguel?
Aline Dota Naganawa
8 de março de 2019 at 08:03Olá Caroline, não sei te informar. Olhe se tem essa informação no site do Schönbrunn 😉