A Bélgica é famosa por suas cervejas. Em muitas cidades belgas, inclusive as pequenas, encontramos cervejarias que podem ser visitadas. Já visitamos algumas como a Cervejaria St. Bernardus e Het Anker. Agora foi a vez da cervejaria Bosteels, que produz as cervejas: Kwak, DeuS e Karmeliet.
Evarist Bosteels fundou a cervejaria em 1791, e ela permaneceu nas mãos da família Bosteels por mais de 200 anos e sete gerações. Está localizada em Buggenhout, uma pequena cidade que fica a aproximadamente 30 quilômetros de Bruxelas. Sendo assim, é uma excelente opção de passeio bate-volta partindo da capital da Bélgica.
Em 2016, a cervejaria Bosteels foi vendida para a AB InBev, que decidiu manter as formulas originais das cervejas e a localização original da cervejaria.
Para visitar a cervejaria é preciso entrar em contato antecipadamente e agendar. Normalmente as visitas são realizadas apenas durante a semana. Quando fizemos, a visita com degustação da Karmeliet e Kwak no final, custou 4 euros por pessoa. Para degustar a DeuS também, a visita custou 5 euros (que eu acho que vale muito a pena). Para agendar a visita, acesse o site oficial da cervejaria e preencha o formulário.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Bruxelas
Como foi nossa visita à cervejaria Bosteels
Fizemos a visita em holandês. Apesar de ser meio parecido com o alemão, entendemos pouco. Mas a guia falava algumas coisas em inglês para a gente não “boiar” tanto.
Começou com a história da cervejaria, da casa que fica bem na entrada e era a residência da família Bosteels, e das carruagens.
O copo da cerveja Kwak foi inventado para que conseguissem encaixar na carruagem e assim iam tomando durante a viagem sem deixar que a cerveja caísse do copo. Esse é realmente um copo especial, e a cerveja é servida até hoje no mesmo tipo de copo.
Depois a visita continuou para a produção das cervejas. Visitamos os antigos tanques de cobre e a parte nova da cervejaria, que foi toda modernizada.
Depois foi a vez de onde a cerveja é engarrafada, tampada e rotulada.
A guia não falou especificamente da fabricação de cada cerveja, foi mais uma visita geral, dentro de uma cervejaria.
A visita termina com a melhor e mais esperada parte, a degustação. A degustação começou com a cerveja Kwak e depois a Karmeliet, que tínhamos a opção de escolher o copo grande ou pequeno.
E para o final da degustação fica a cerveja DeuS. A cerveja é produzida num processo parecido com a Champagne. Refrescante, é ideal para aperitivos, entradas e/ou comemorações.
No Brasil uma garrafa de cerveja DeuS de 750ml pode custar mais de 200 reais.
Durante a degustação, passa um filme com mais um pouco sobre a história da cervejaria e suas cervejas.
Após a degustação pode-se adquirir as cervejas, seus respectivos copos e souvenires.
Nossas considerações
Achamos que a visita à cervejaria não tem nada de tão diferente. Já visitamos cervejarias que mostram muito mais da sua produção, como a Het Anker em Mechelen, também na Bélgica. Mas a degustação no final vale muito a pena, as cervejas Kwak, Karmeliet e DeuS que são produzidas na cervejaria Bosteels são deliciosas. E como fazemos coleção dos copos de cerveja, é sempre mais legal ter adquirido o copo na própria cervejaria.
Endereço: Kerkstraat 96, Buggenhout – Bélgica
4 Comments
César
21 de março de 2019 at 14:22Olá, não estou conseguindo realizar o agendamento para visitar a cervejaria, sabe se existe outra forma?
Aline Dota Naganawa
22 de março de 2019 at 04:30Olá Cesar, apenas pelo formulário (e-mail) ou telefone. 🙂
Antonio Carlos
9 de maio de 2019 at 11:25Olá Aline,
Tenho um grupo de amigos e estamos programando uma viagem pelo rio Reno, saindo de Amisterdam até Treveris.
O que vc sugere em Treveris, pois estamos pensando em esticar a viagem em 8 dias lá.
Voce aconselharia?
Aline Dota Naganawa
13 de maio de 2019 at 11:07Olá Antonio, temos posts aqui no blog sobre Treveris (Trier), dá uma olhada e vê se te ajuda: https://www.contandodestinos.com/category/trier
Obrigada pela visita!