Cracóvia além de uma cidade linda tem muita história. Muitas coisas aconteceram por lá. Algumas coisas que aconteceram durante a 2ª Guerra Mundial foram muito importantes e marcaram a história para sempre. Quando visitamos a cidade em março de 2017, tivemos a oportunidade de saber um pouco mais sobre essas histórias da cidade. Fizemos o Free Walking Tour judeu por Cracóvia, e nele descobrimos algumas curiosidades interessantes, principalmente para quem gosta de história. Muitas vezes essas curiosidades não estão nos guias de viagem. Por isso adoro descobrir esses detalhes.
Então, se você também gosta de conhecer curiosidades, anota aí na sua lista, e quando estiver em Cracóvia poderá ver esses locais.
Planeje sua viagem ⇒ Encontre as melhores hospedagens em Cracóvia, separamos as melhores localizações para você se hospedar
Curiosidades sobre Cracóvia
Filme A Lista de Schindler
É um filme conhecido mundialmente, que tem como cenário principal a cidade de Cracóvia. Durante o tour passamos por locais que aparecem no filme.

Essa rua é onde foi gravada a cena em que o judeu Pfefferberg se salva de ser morto pelos nazistas. A cena ocorreu quando os nazistas estavam esvaziando o gueto de Cracóvia, e quando Pfefferberg ficou frente a frente com os nazistas, inventou uma mentira de que tinha recebido ordens para retirar as malas que foram abandonadas nas ruas. Por causa dessa mentira, ele se salvou.
Essa história aconteceu de verdade, e Pfefferberg foi um dos nomes da Lista de Schindler.

Outra cena marcante é a que uma mulher judia é salva por um menino que era amigo de sua filha. Ele manda a senhora se esconder embaixo da escada, despista os nazistas e depois coloca a senhora e sua amiga em uma “fila boa”, que era a denominação para as filas dos transportes que iam para os campos de trabalho e não de extermínio.

Sabia que é obrigatório os turistas terem seguro-viagem para viajar para Cracóvia? Os leitores do blog tem desconto especial! Fazendo uma cotação na Seguros Promo e utilizando o cupom ANIVERSARIO você ganhará 15% de desconto em qualquer plano escolhido. E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto. Aproveite nossa promoção especial .Faça agora uma cotação e ganhe 20% de desconto!
A frente da Deutsche Emailwarenfabrik, a fábrica de Oskar Schindler também aparece no filme. Hoje funciona um museu no local. Nós visitamos e já contei tudo nesse post -> Museu Oskar Schindler
Dentro do museu, é possível chegar na escadaria que aparece em uma cena do filme. Quando uma mulher chega na portaria da fábrica para pedir que Oskar Schindler empregue seus pais que vivem no gueto de Cracóvia.


Apteka Pod Orłem
Tadeusz Pankiewicz era um morador de Cracóvia, não-judeu, que teve permissão de permanecer com a sua farmácia dentro do gueto, devido ao medo dos nazistas de que doenças se propagassem rapidamente dentro do gueto. O farmacêutico aproveitou da sua situação para ajudar os judeus e ocultou atividades clandestinas de resistência dentro de sua farmácia. Hoje a farmácia é um museu.

O farmacêutico escreveu um livro sobe tudo que viu e vivenciou durante a existência do gueto de Cracóvia. Infelizmente, não achei esse livro ainda em português.
Prédio original do gueto de Cracóvia
Ainda existe um pedaço original do muro do gueto de Cracóvia. Atrás do muro, existe um prédio que fez parte do gueto. Judeus que foram expulsos das suas próprias casas moraram ali, naquele prédio.

Curiosidade extra – Filme Negação
Recentemente, depois que voltamos da nossa viagem para Cracóvia, assistimos um filme chamado Negação. Ele conta a história de Deborah Lipstadt que lutou nos tribunais contra David Irving. David afirmava que o Holocausto não existiu.
O filme é ótimo, uma aula de direito e de história e foi baseado em fatos reais. Em algumas cenas, aparece a praça central de Cracóvia e Auschwitz.
Se você gosta de assuntos relacionados a 2ª Guerra Mundial, recomendo que assista o filme.
Está planejando sua viagem para Cracóvia? tenho certeza que esses posts irão te ajudar:
- Onde se hospedar em Cracóvia
- Quanto custa viajar para Cracóvia
- 10 pontos turísticos imperdíveis em Cracóvia
- 4 bares para conhecer em Cracóvia
- Onde comer em Cracóvia
- Curiosidades sobre Cracóvia
- Visitar o museu Oskar Schindler
- Free walking tour pelo centro histórico de Cracóvia
- Free walking tour judeu em Cracóvia
- Visitar o Castelo Wawel
- A lenda do dragão de Wawel
7 Comments
José A. Dota
4 de abril de 2017 at 08:22Muito Boa a postagem , tenho acompanhado sempre é compartilhado com amigos…
Rodrigo S
4 de abril de 2017 at 10:29Super bacana, Aline! Adoraria ler o livro do farmacêutico!! Caso encontre um exemplar com tradução para o inglês ou português, nos notifique! Desde já, muito obrigado.
ines
4 de abril de 2017 at 14:08lugar lindo , porém se formos lembrar o que aconteceu neste lugar ficamos muito tristes
Luciana
8 de abril de 2017 at 19:33Quanta informação e quanta emoção!! Adorei o post, nunca pensei em conhecer a Cracóvia mas confesso que seu post me instigou 🙂
Aline Dota Naganawa
12 de abril de 2017 at 09:09Vale a pena Lu!! 🙂
Teresa Cristina
29 de março de 2019 at 16:46olá Aline! adorei o seu blog. Está sendo muito útil porque estou planejando uma viagem para Cracóvia ainda este ano.Parabéns !!!
Aline Dota Naganawa
10 de abril de 2019 at 05:01Olá Teresa, fico feliz em ajudar e te desejo uma excelente viagem! 🙂