Dia 03 de outubro é feriado nacional aqui na Alemanha, já contei sobre ele na última postagem. Para ler clique aqui.
Pegamos uns dias a mais e fomos conhecer a região sul. Sabe paixão a primeira vista, foi isso que aconteceu quando chegamos nessa região. A estrada, as paisagens, é tudo muito lindo.
Nosso roteiro foi Würzburg, Rothenburg ob der Tauber, Füssen, Berwang, Bregenz, Innsbruck (essas três últimas cidades são na Áustria) e por último Baden-Baden, de novo na Alemanha.
Fizemos bastante coisa, foi cansativo, mas muito bem aproveitado!! Vou dividir a viagem em várias as postagens, assim consigo contar tudo e não ficar cansativo..rsrs
Würzburg
Chegando em Würzburg fomos direto para o hotel, ficamos novamente no B&B, foi o melhor custo-benefício para apenas 1 noite e com a Amélie. O Hotel é bem localizado, chega-se ao centro depois de 15 a 20 minutos andando.
Fomos para o centro antigo da cidade e procuramos um restaurante para almoçar. Achamos o Marienplatz Café e Restaurante, que fica bem no centro. Clique aqui para acessar o site.
Como estava tarde, optamos por um lanche. O meu tinha rúcula e tomate seco, estava uma delícia. Tomei uma cerveja da região chamada Würzburger Hofbräu, é bem leve, mas um pouco amarga, lembra a Bit Burger. Depois de forrar o estômago, fomos conhecer a cidade.
Würzburg fica no Estado da Baviera. Os celtas foram os primeiros a ocupar a cidade por volta do ano 1000 a.C., e a partir do ano 686 missionários irlandeses cristianizaram a cidade. O mais importante missionário foi Kilian, e hoje a Catedral da cidade leva seu nome.
Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade quase foi exterminada. Em 16 de março de 1945, ela sofreu 225 bombardeios que duraram cerca de 17 minutos, destruindo aproximadamente 90% da cidade. O centro da cidade, da época medieval, foi totalmente destruído por um incêndio que matou 5000 pessoas. Após a Guerra a cidade foi cuidadosamente reconstruída, mantendo sempre as construções e padrões originais.
Um dos pontos turísticos da cidade é a Alte Mainbrücke, uma antiga ponte sobre o rio Main que foi construída entre 1473-1543. Ela também foi destruída na Segunda Guerra e reconstruída como a original.
Eu adoro cidades com rio, acho charmoso e sempre mais bonitas, principalmente aquelas que ainda são cercadas por vinhedos, como é o caso de Würzburg. Estava fazendo uma tarde de sol, e quando fomos conhecer a ponte com suas estátuas, me surpreendi com a quantidade de pessoas que estavam ali, bebendo um famoso vinho branco da região e aproveitando os últimos momentos de sol antes do inverno.
E como não apreciar um bom vinho abraçado por essa paisagem?? Uma tarde perfeita!!!
Roteiro por Würzburg
Depois foi a vez do Würzburger Dom, a Catedral da Cidade. Sua construção teve início em 1040 e foi finalizada em 1075. Ela é considerada a 4ª maior basílica românica da Alemanha.
Bem próximo à Catedral, encontra-se a Neumünsterkirche, uma igreja datada do século 11, que por volta do século 18, foi totalmente reformada e recebeu uma das mais impressionantes fachadas barrocas da Alemanha.
Ela foi menos destruída no incêndio de 1945, e por muito tempo, serviu como a Catedral da cidade, enquanto o Dom estava sendo reconstruído.
A Universidade de Würzburg foi fundada por volta de 1402. Com cursos de teologia, direito, filosofia e medicina, tem papel importante na história, pois foi nessa Universidade que em 1895 o físico Wilhelm Conrad Röntgen, descobriu o Raio-X.
Würzburger Residenz
Um dos pontos turísticos mais famosos de Würzburg é o Würzburger Residenz, um palácio construído entre 1720 e 1744, pelos príncipes-bispos, para servir como residência.
Representante de um dos mais belos palácios estilo barroco, é patrimônio histórico da Unesco desde 1981.
É possível entrar no palácio, o valor é 7,50€ por pessoa, e pode-se apreciar a sua construção por dentro. Possui também um incrível e enorme jardim, que mais parece um parque, nessa parte a entrada é gratuita, e imperdível.
Ele estava especialmente decorado pelo Outono, uma estação linda que decorou o jardim com tons de laranja, sem dispensar o verde.
Fortaleza Marienberg
Não poderíamos deixar de conhecer a Fortaleza Marienberg.
No alto da montanha, num local que antes foi abrigo da civilização celta, a primeira parte construída dessa fortaleza foi uma igreja, a Marienkirche, em 704. Por volta do ano 1201 o palácio foi construído, e em 1482, toda essa construção foi cercada por uma muralha medieval.
Dentro da fortaleza existem 2 museus, um com uma coleção de obras de arte da Francônia e outro que conta mais de 1200 anos da história da cidade.
Quando chegamos, os museus já estavam fechados, mas é possível entrar em uma parte que fica aberta até mais tarde. E pensando bem, fomos num horário incrível, de um lado tivemos uma linda vista da cidade e do outro um imperdível pôr do sol!!!
Esse palácio serviu como residência para os príncipes-bispos até a construção do Residenz (que já contei acima).
Para encerrar, voltamos à Alte Mainbrucke, e jantamos no Restaurante Alte Mainmühle (antigo moinho do rio Main). A entrada dele é bem na ponte, e possui charmosas varandas que tem vista para o rio. Clique aqui para acessar o site do restaurante.
Sentamos na varanda, apesar de ter esfriado bastante, e provamos um vinho branco delicioso chamado Mainmühlenschoppen, que indico muito!!
Eu adorei essa cidade, e ficou um gostinho de “quero-mais”, pois faltou muitas coisas legal para ver. Quero e pretendo voltar em breve!!
Würzburg é uma cidade imperdível que merece ser conhecida e explorada!!
A viagem continuou, e a nossa próxima parada foi Rothenburg ob der Tauber, uma cidade charmosa cheia daquelas casinhas típicas alemãs, e também o mágico cenário do Castelo de Neuschwanstein, que inspirou o Castelo da Bela Adormecida, na Califórnia!! Conto tudo no próximo post!! 🙂
8 Comments
marcos soares de araujo
22 de outubro de 2014 at 19:29bacana suas fotos! parabens….
A Li descobrindo a Alemanha
23 de outubro de 2014 at 05:31Obrigada Marcos!! 🙂
Flávia M D Castro
27 de abril de 2016 at 17:21Aline, também fiquei com gostinho de quero mais em Würzburg. Você tem toda razão.
A Li na Alemanha
27 de abril de 2016 at 18:55Cidade linda Flávia!! Obrigada pela visita!! 🙂
Kleirton
3 de junho de 2016 at 18:37Estou a caminho de Wurzburg. Pode dizer o nome do B&B onde vc se hospedou? Adorei esse post! Parabéns!
A Li na Alemanha
3 de junho de 2016 at 18:38Olá!! Obrigada pelo comentário!!
Chama B&B Hotel mesmo..O site é esse:
http://www.hotelbb.de/de/wuerzburg?utm_source=google&utm_medium=link&utm_content=wuerzburg&utm_campaign=googlemaps
Qualquer coisa é só perguntar!!
Aproveite Würzburg!! 🙂
Antonio Carlos
8 de novembro de 2017 at 16:58Olá, ótimo post!!
Farei a rota até Fussen e minha primeira parada será Wurzburg. Vc acha que 2 dias inteiros é muito para conhecer a cidade?? Chegaria de Frankfurt pela manhã, e ainda ficaria o dia seguinte inteiro, partindo na manhã seguinte para Rothenburg ob Tauber.
Obrigado
Aline Dota Naganawa
9 de novembro de 2017 at 07:01Olá Antonio, obrigada!
Na verdade, você teria aproximadamente, 1 dia e meio. A cidade é grande e cheia de atrativos. O seu tempo lá depende do que gostaria de fazer, vale lembrar que museus ou visitar o palácio,por exemplo, demandam mais tempo. Aconselho listar tudo que quer fazer na cidade e ver o tempo que precisará para isso 😉