Etretat é uma cidade localizada no litoral da Normandia, uma região da França. Essa cidade entrou no nosso roteiro pela Normandia, pois Claude Monet usou a paisagem de Etretat para inspiração de suas obras, e estávamos curiosos para conhecê-la também.
A antiga vila de pescadores é emoldurada por 2 falésias, a falésia d’Aval e a d’Amont, que pela ação do mar, tomam formas lindas e formam uma paisagem incrível. Além disso, a cidade possui trilhas, restaurantes charmosos, e uma praia muito procurada no verão. Atualmente, Etretat é um destino de verão muito frequentado pelos franceses e europeus. Fomos sem muitas expectativas e a cidade litorânea nos surpreendeu muito positivamente.
7 coisas imperdíveis para fazer em Etretat, Normandia
Passear pelo calçadão à beira-mar
Etretat não possui porto, no entanto, a orla é o atrativo da cidade. Cheia de restaurantes, comércios, e um calçadão de pedestres amplo. Caminhar por lá no final da tarde e ainda contemplar o pôr do sol é um passeio imperdível.
Centro histórico
O centro da pequena cidade é repleto de construções antigas e típicas, muitas casas em estilo enxaimel. Em muitas funcionam restaurantes e até hotéis.
Falésias de Etretat, Normandia
Falaise d’Étretat é a famosa falésia eternizada por Claude Monet. Muitas pessoas veem um elefante na forma que as pedras têm. As pedras tomaram essa forma devido a ação do mar.
Quando a maré está baixa, é possível andar até a base da falésia, mas sempre tome cuidado e verifique a tabela das marés de Etretat.
Para ter essa vista, é necessário subir em outra falésia, a falésia d’Amont. Existe um estacionamento já lá em cima da falésia, atrás da capela Notre-Dame de la Garde, mas aconselho fortemente que suba a pé. A subida é tranquila e a vista é maravilhosa.
Andando pelo calçadão sentido a falésia, encontrará no final dele, uma escada. Suba, siga e aprecie a vista. Da falésia d’Amont se tem uma linda vista do pôr do sol, um excelente horário para você subir e apreciar a paisagem.
Notre-Dame de la Garde
A pequena capela fica no topo da falésia d’Amont e é voltada para o mar. De estilo neogótico, sua nave possui o formato de um casco, e é um local de culto para os marinheiros.
Foi construída em 1854 pelos marinheiros, que levavam material até o topo da falésia para a construção. A capela foi consagrada à Santíssima Virgem.
A capela foi destruída em 1942, durante a 2ª Guerra Mundial. Foi reconstruída em 1950, e foi consagrada a Nossa Senhora da Guarda.
Praia de Etretat, Normandia
A praia onde a areia é substituída pelas pedras atrai turistas no verão, apesar da sua água gelada. Fomos no mês de outubro e tinha muitas pessoas na praia e inclusive na água.
Le Vieux Marché – Place Foch
Esse é o antigo mercado de Etretat, Normandia. Apenas pela sua arquitetura em estilo enxaimel, já vale uma visita. Atualmente, o antigo mercado abriga lojas de artesanato, produtos locais e lojas de souvenirs.
Quando foi construído em 1928, abrigava comerciantes de legumes, frutas e barracas que vendiam peixes.
Toda quinta-feira, das 9 às 13 horas, a praça ao lado do mercado, recebe uma feira com barracas de vegetais, frutas, peixes, entre outras coisas.
Parc Les Roches
O Parc les Roches fica na falésia d’Amont e é um lugar perfeito para as crianças aproveitarem o verão. Com piscina e brinquedos infláveis as crianças se divertem enquanto os adultos relaxam aproveitando a vista panorâmica.
Etretat, Normandia
Coloque Etretat na Normandia no seu roteiro e tenha um dia relaxante e cheia de paisagens lindas. Se tiver um tempinho a mais, passe uma noite por lá, para aproveitar ainda mais o clima da cidade e as comidas e bebidas locais.
No Comments