Mesmo morando por 33 anos na cidade, ainda não tinha feito o tour pelo Theatro Municipal de São Paulo. Mas da última vez que estive no Brasil (dezembro de 2015) resolvi esse problema. Aliás, fiz vários passeios legais, como: Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu da Imigração, Passeio de Bonde pela cidade de Santos (clique nos nomes para ler mais sobre os passeios).
Como fazer o tour pelo Theatro Municipal de São Paulo
Para conhecer melhor o Theatro Municipal de São Paulo, aconselho fazer a visita guiada, pois as explicações enriquecem muito tudo que se vê.
Além disso, é muito fácil e de graça!! Você precisa chegar ao teatro com antecedência, colocar seu nome na lista e pronto, é só esperar pelo horário da sua visita e apreciar o interior do teatro. O agendamento é apenas presencial, e é necessário chegar mesmo com alguma antecedência, pois os grupos tem um limite de 50 pessoas por visita e são realizadas apenas 3 visitas por dia (as 11, 15 e 17 horas). Aos sábados e feriados, são 4 visitas durante o dia (no final do texto, coloco todas as informações). Então, chegue cedo e garanta seu lugar.
No horário marcado a guia começa a visita, contando sobre a história do prédio, construção e como funcionava.
Como foi o tour pelo Theatro Municipal de Sao Paulo
No dia 12 de setembro de 2015, o teatro completou 104 anos. O prédio começou a ser construído em 1903, pelos arquitetos Ramos de Azevedo, Domiziano Rossi e Claudio Rossi, os dois últimos já tinham experiência em construção de casa de ópera. Foi inaugurado em 1911.
Ao contrário do que muitos pensam, a prefeitura de São Paulo financiou apenas uma pequena parte da obra, a maior parte foi paga pelos Barões de Café. E para estimula-los a investir, a prefeitura fez um acordo, dando 50 anos de isenção de impostos para quem ajudasse financeiramente as obras.
E dessa forma, eram os Barões que “mandavam” e decidiam como o teatro funcionava.
O teatro era dividido em 3 ordens (que eram definidas pelas classes sociais). A 1ª Ordem era composta pelo Barões de café, que tinha regalias e eram os únicos que poderiam entrar pela porta central do prédio e tinham acesso a escadaria com o tapete vermelho. Também lhes era reservado os melhores lugares do teatro.
A 2ª Ordem era composta pelos profissionais liberais, como comerciantes e engenheiros. Eles só poderiam entrar pelas portas laterais e não tinham acesso a escada.
A 3ª Ordem era composta pelos estudantes e professores. Mas eles não eram a classe menos favorecida, na verdade, a classe menos favorecida não tinha acesso ao teatro.
Essa divisão de ordens funcionou até os anos 60.
Conhecendo o interior do Theatro Municipal de Sao Paulo
Estava tendo ensaio para uma orquestra, mas mesmo assim conseguimos entrar na plateia, mas não foi permitido fazer fotos.
A plateia tem capacidade para 1530 pessoas, e essa parte é toda arredondada para deixar a acústica perfeita sem precisar de muitos microfones.
Nessa parte, podemos ver claramente a divisão das ordens. O 1° e 2° balcão ficava a 1ª e 2ª Ordem, e ele é todo trabalhado em ferro alemão. Essa parte é vazada, pois eles queriam enxergar quem estava sentado nesses balcões.
Já o 3° e o 4° era reservado para a 3ª Ordem, então era feito todo em gesso fechado, para não se ver quem estava ali. O 4° balcão era apelidado de galinheiro ou poleiro, nele ficavam os lugares mais baratos, mas também com a visão prejudicada.
Mesmo depois de uma reforma que foi feita, essa diferenciação foi mantida.
Curiosidade: Em cima do palco existe um busto, que é de Carlos Gomes, um importante compositor de óperas brasileiro. A sua obra mais conhecida é O guarani.
O interior do teatro foi feito todo em técnica de marmorização, mas na reforma dos anos 50, ele foi pintado todo de branco. Em 2008, o teatro passou por um restauro e a técnica de marmorização voltou a decorar as paredes internas do teatro.
Essa placa do meio é a técnica de marmorização original do prédio |
Já a escadaria, é inteira de mármore italiano, que veio de navio especialmente para o teatro.
O primeiro andar do Theatro Municipal de Sao Paulo
No primeiro andar, fica o Salão Nobre do Teatro Municipal de São Paulo. Que era usado apenas pela elite (1ª e 2ª Ordem), para reuniões, encontros e festas. Ali foram realizadas muitas festas para fechar negócios relacionados ao café e até negociar casamentos.
Os vitrais desse salão foram importados todos prontos de Sttutgart na Alemanha.
Ainda no primeiro andar, existe um painel com obras de Wagner, pois ele revolucionou as casas de óperas no século 18 e teve um papel fundamental para o teatro mundial. Foi ele que criou o fosso da orquestra, que é utilizado quando se tem óperas e ballets. Dessa forma, a orquestra não prejudica a visão da peça que está sendo apresentada. Ele também teve a ideia de ir diminuindo as luzes do teatro quando as apresentações estavam para começar, pois dessa forma as pessoas paravam de falar e ficavam atentas esperando o início.
A visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo é muito interessante e nos mostra um pouco sobre como era a cultura antigamente e instiga a vontade de assistir muitas óperas, ballets e orquestras nesse lugar que tem tantas histórias.
Ficou com vontade de conhecer também? Então anote todas as informações e programe sua visita!!
Horários para a visita guiada pelo Theatro Municipal de São Paulo
De terça-feira a sexta-feira: às 11h, 15h e 17h
Sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h
Inscrições no local, a partir das 10h, por ordem de chegada, para todos os horários do dia.
Lotação por horário: 50 pessoas
Indicação etária: 10 anos
Segundas-feiras e domingos não são feitas visitas guiadas.
Eles também têm visitas em inglês:
De terça a sexta-feira: às 11h e 17h
Sábado: às 12h
Lotação por horário: 50 pessoas.
Indicação etária: 10 anos
Endereço do Theatro Municipal de São Paulo: Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé – São Paulo, SP
Mas se você ficou com vontade de ver como acontecem os espetáculos no Theatro Municipal de São Paulo, clique aqui para ver a programação completa.
Aproveite também para visitar o Edifício Martinelli, que fica no centro de São Paulo, e ter uma linda vista da cidade. O Outro Blog contou tudo sobre a visita nesse post.
Bom passeio e aproveitem São Paulo!!
11 Comments
Bárbara Hernandes
11 de fevereiro de 2016 at 17:51Nossa, dica muito legal! Eu tenho muita vontade conhecer – acho que cheguei a pesquisar antes de vir morar na Irlanda mas não deu certo de ir. Agora que vi essas fotos por dentro fiquei babando, e como tem tour em inglês, não seria problema pro namorado acompanhar. Adorei a dica!
A Li na Alemanha
17 de fevereiro de 2016 at 06:52Quando for ao Brasil, faça a visita sim, vale a pena!! 🙂
Liliane Inglez
17 de fevereiro de 2016 at 15:08Fiquei com muuuuita vontade de conhecer!!! O interior parece lindo demais!! Preciso frequentar mais São Paulo e fazer estes passeios…
Barbara Calmeto
17 de fevereiro de 2016 at 15:08Estive em São Paulo semana passada e esse passeio ficou na minha programação para a próxima visita. Seu post vai me ajudar a organizar. Valeu!
Poliana Cardozo
17 de fevereiro de 2016 at 15:08Eu amo visitar teatros, sempre que possível vou! Mas o de São Paulo realmente me prega peças… Já tentei umas 3 vezes e ao que parece sempre chego com pouca antecedência, o que me faz pensar: poderiam liberar agendamento via www, né?
Adorei o post e as fotos são belas.
Nini Ferrari
17 de fevereiro de 2016 at 15:08Morei 10 anos em SP e não fiz nenhum dos passeios que você comentou… =[
Vou tentar aproveitar que estou no Brasil e fazer alguns deles… Adorei a dica do Teatro Municipal… não sabia que tinha visitas guiadas, e ainda de graça! Muito legal!
Melissa Lima
17 de fevereiro de 2016 at 15:08Só conheço a fachada do prédio, bem bonita por sinal! Adorei o tour que fiz com você!!! Eu, amante da arquitetura e de vitrais, ficaria bem contente…rs Beijos.
A Li na Alemanha
17 de fevereiro de 2016 at 15:09Poxa, que pena!! Eu fui numa sexta-feira e cheguei pouco depois das 10h. Espero que consigo uma próxima vez!! 🙂
Bjooo
UMA SENHORA VIAGEM
18 de fevereiro de 2016 at 08:05fiz esse passeio em 2014 e gostei muito, o Theatro é lindo ! Super programa !
Paula Abud
20 de dezembro de 2016 at 11:30Ótima dica, vou a São Paulo em janeiro e vou tentar fazer uma visita guiada! O interior é lindo, suas fotos ficaram perfeitas!
Aline Dota Naganawa
21 de dezembro de 2016 at 06:45Faz a visita sim Paula!! O centro de Sao Paulo ainda tem muitos encantos!! Eu adoro!!